Agrishow 2019 será a maior feira aberta do mundo.
Em sua 26ª edição, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, que acontece de 29 de Abril a 3 de Maio de 2019, comemora o jubileu de prata. Com 25 anos de história, a Agrishow 2019 ocupará uma área total de 520 mil metros quadrados, com previsão de receber até 150 mil pessoas.
Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, dia 2 de abril, no Hotel JP, em Ribeirão Preto, os organizadores falaram das expectativas para o evento que contará com 800 expositores nacionais e internacionais.
“Vou presidir a maior feira, tenho convicção disso, porque a feira vem crescendo nos últimos anos e oferecendo infraestrutura para o visitante”, afirma Francisco Matturro, presidente da Agrishow.
Em 2018, a Agrishow recebeu visitantes de 83 países. A perspectiva de negócio, em 2019, é superar entre 8% e 10% o faturamento em relação ao ano passado, que foi de R$ 2,7 bilhões.
João Carlos Marchesan, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, disse que o agronegócio brasileiro vive a era da Agricultura 4.0. “É a quarta revolução que estamos vivendo dentro da agricultura. É muito importante o agricultor conferir a tecnologia, despertar para isso, mesmo que ele não esteja usando no momento, mas uma hora ele vai usar”, ressaltou.
O Banco de Dados Colaborativo do Agricultor (BDCA), produzido pela Abimaq, é uma das novidades da Agrishow 2019. “A Abimaq montou um banco de dados único a serviço do agricultor. Ele vai manipular, vai usá-lo para informação e, dessa forma, poderá melhorar sua conectividade, sua eficiência no campo, que na prática significa quanto ele gastou a menos em pulverização e cultivo de uma área”, salientou.
A Arena da Inovação, espaço para startups do agronegócio; a Arena do Produtor Artesanal, voltado aos produtores de café, cachaça, doces e embutidos, e o Lounge Jurídico, para resolver dúvidas legais dos agricultores, são outras atrações da feira.
Liliane Bortoluci, da Informa Exhibitions, com larga experiência na organização de feiras em pavilhão, comandará pela primeira vez uma feira do porte da Agrishow, realizada em espaço aberto. “Ela é a maior a feira agrícola ‘outdoor’ de que temos conhecimento. Estamos trabalhando bastante a questão do jubileu ,durante a feira será lançado o livro sobre a Agrishow: ‘O espelho da inovação agrícola no Brasil’, porque é uma data comemorativa e muito forte para a feira”, ressalta.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Dorival Balbino, disse que a Agrishow vem para gerar empregos em um momento difícil para a economia. A estimativa é de abrir cinco mil empregos diretos para a cidade. “A feira lota os hotéis de Ribeirão e das cidades do entorno também, num raio de 100 quilômetros”, disse.
Para o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, a Agrishow registrou um aumento vertiginoso nos últimos 25 anos, em termos de pesquisa, inovação e ciência e tecnologia aplicada ao desenvolvimento do conhecimento humano.
“A Agrishow começou a transformar a cidade de Ribeirão Preto, que já foi a capital do café, da cultura, do agronegócio e do chope. Mas, quando você viaja para outros lugares, as pessoas perguntam do Pinguim, só que elas sempre fazem referência também à Agrishow. A feira se tornou um símbolo para nós e um elemento enraizado naquilo que temos de melhor: o trabalho, as virtudes, a excelente localização geográfica e os indicadores sociais desta região”, complementou Nogueira.
Presenças – Participaram da coletiva de imprensa o presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan; David Roquete, diretor-executivo da Anda; Francisco Matturro, presidente da Agrishow; Maurílio Biagi, presidente de honra; Dorival Luiz Balbino, presidente da Acirp; Liliane Bortoluci, diretora de feiras da Informa Exhibitions; Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto. A Abag, Sociedade Rural Brasileira e Faesp também são entidades realizadoras.
Serviço
Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 29 de abril a 3 de maio de 2019
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, km-321 – Ribeirão Preto/SP
Horário: das 8h às 18h