Zoológico recebe felídeos em risco de extinção.
Três felídeos de duas espécies diferentes, ambos com risco de extinção, foram recebidos no Bosque Zoológico Municipal de Rio Preto, órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, nos últimos dias.
Os primeiros a chegar, no dia 5 de abril, foram dois filhotes de Gato Mourisco (Puma yagouaroundi), irmãos, um macho e uma fêmea, com idade estimada de 40 dias.
Na manhã desta terça-feira, dia 10, o Zoológico recebeu também um Gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), jovem, macho, com idade estimada de ao menos 3 meses.
Gato Mourisco
Os dois filhotes de Gato Mourisco foram encontrados por funcionários de uma usina, num canavial entre Nipoã e José Bonifácio e trazidos ao Zoológico pela Polícia Ambiental de José Bonifácio. Ambos estão bem de saúde mas por serem ainda muito novos necessitam de alimentação por mamadeira.
Gato do Mato
O Gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) foi encontrado próximo a uma residência de Olímpia e foi capturado pelos Corpo de Bombeiros da cidade que o encaminhou para Polícia Militar Ambiental de Barretos. Trata-se de uma espécie de mamífero também da família Felidae. O animal esta em boas condições de saúde e se alimenta sozinho.
Os três animais devem ficar aos cuidados de Zoológico até se tornarem adultos e possam então ser avaliados sobre a possibilidade de serem reintroduzidos à natureza. O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto acolheu só em 2017, entre animais orfãos, atropelados, vítimas de outros tipos de acidentes, queimados, feridos, vítimas de tráfico entre outros casos, mais de 400 animais de 80 espécies diferentes, desenvolvendo um papel de grande importância para a preservação da fauna silvestre.