Trabalhar em casa em Rio Preto já é tão comum e está prestes a se tornar ainda mais comum.
Empresas como Apple, Amazon e Microsoft estão agora aconselhando os funcionários a trabalhar em casa para evitar a exposição ao novo Coronavírus.
Mas trabalhar online em Rio Preto pode ser um verdadeiro desafio para os funcionários que se encontram fazendo isso pela primeira vez. Para lidar com essa preocupação, muitos funcionários estão recorrendo a soluções digitais para ajudá-los a interagir com os colegas e manter a produtividade longe do escritório.
Aqui estão algumas opções de tecnologia para três estilos de trabalho: reuniões formais, discussões informais e projetos de equipe. Mas todos eles, como veremos, tem suas desvantagens.
Reuniões formais.
A primeira pergunta na mente da maioria das pessoas é como conduzir reuniões com colegas ou clientes. Uma das respostas mais comuns é o Zoom, uma plataforma de comunicação por vídeo que combina conferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel.
O Zoom é amplamente utilizado como um substituto on-line para reuniões formais e, na semana passada, o preço das ações subiu 12%, antecipando que as quarentenas de Coronavírus o veriam adotado ainda mais amplamente. Entre os pontos de venda da plataforma estão a facilidade de uso e a capacidade de transmitir apresentações e realizar reuniões.
Porém, embora as soluções digitais como o Zoom ofereçam um meio útil para os colegas se encontrarem, elas são indiscutivelmente menos satisfatórias para interagir com os clientes. Pesquisas sugerem que as reuniões on-line falham em transmitir os mesmos sentimentos de conexão e empatia, em comparação com uma reunião presencial.
Discussões informais.
Embora a videoconferência seja útil para reuniões formais, é menos apropriado para bate-papos informais, consultas breves ou atualizações rápidas de status, como “você já enviou essa fatura?”. Essa tarefa é mais adequada para plataformas de mensagens instantâneas ou aplicativos de bate-papo em grupo.
Uma tática comum é usar o Facebook Messenger para Empresas, WhatsApp Business ou Google Hangouts Chat. Mas isso pode ser perturbador e intrusivo, principalmente em grandes volumes, fazendo com que os trabalhadores percam o foco e a concentração.
Muitas empresas adotaram o Slack e o Microsoft Teams, que oferecem comunicação instantânea sem a distração das mídias sociais. A IBM adotou o Slack para todos os seus 350.000 funcionários. E o Slack supostamente pediu a seus funcionários que trabalhassem em casa em resposta ao surto de Coronavírus, alertando as mídias sociais sobre como eles permaneceriam em contato um com o outro.
Mas, embora esses canais sejam ótimos para enviar mensagens rápidas entre os membros da equipe, pode ser difícil criar um relacionamento real. Pesquisas mostram que ser autêntico, realista e reservar tempo com os colegas é uma maneira mais natural de construir relações de trabalho eficazes, e isso é difícil de fazer puramente online.
Projetos de equipe.
Tanta coisa para reuniões e bate-papos, e o gerenciamento de projetos reais? Duas opções já amplamente difundidas são o Google Drive e o Microsoft OneDrive, que permitem que as pessoas enviem documentos para a nuvem e colaborem com eles em tempo real.
Essas duas plataformas já se tornaram o padrão do setor para o compartilhamento de documentos. Mas, às vezes as discussões em equipe exigem conversas cara a cara ou brainstorms, o que pode ser difícil de replicar em um ambiente puramente online.
Não há dúvida de que o Coronavírus ocorreu em um momento em que temos mais opções digitais do que nunca, dando a uma ampla gama aos funcionários a oportunidade de trabalhar em casa em São José do Rio Preto com o mínimo de interrupções.
Mas também é inegável que as pessoas ainda precisam de interações cara a cara para que as empresas funcionem da melhor maneira possível. Serviços como o Zoom, Slack e Google Drive provavelmente terão um aumento em uso durante a epidemia, mas, uma vez terminado, eles devem ser considerados soluções complementares e não substituições.