Foram entregues 110 medalhas de ouro, 325 de prata e 889 de bronze.
1.324 estudantes paulistas receberam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2018, a Obmep. Os premiados da edição do ano passado foi divulgada na última segunda (08), e a lista está disponível no site oficial da competição (www.obmep.org.br).
Das medalhas entregues foram 325 de prata e 889 de bronze. Na categoria ouro os números são ainda mais expressivos: foram 110 medalhas entregues, um total de 20% do total de medalhas de ouro de toda a premiação.
Um dos agraciados é Rafael Funier de Vasconcelos, do 9º ano da Escola Estadual Dona Pilar Garcia Vidal. Essa foi a segunda medalha dele em olimpíadas, o que é motivo de comemoração para a escola. “Ele é um estudante muito dedicado, participativo e interessado, além de amar matemática”, explica Solange Lopes, vice-diretora da unidade. “O Rafael nos enche de orgulho com as premiações e é sempre homenageado aqui. Ele continua a participar e nesse ano já fez a 1º fase da prova da Obmep”, finaliza.
A Escola Estadual Dona Pilar Garcia Vidal fica em São Paulo, que teve 14 medalhistas de ouro. Outras regiões também se destacaram, como a Diretoria de Ensino de Guarulhos Sul, que teve três medalhistas de ouro e Taquaritinga, também com três medalhas. Além da premiação, os vencedores estão convidados para o 15º Programa de Iniciação Científica (PIC). A iniciativa prevê encontros presenciais com orientação acadêmica e profissional e atividades virtuais com professores universitários.
A 14ª edição da Obmep contou com 18,2 milhões de inscritos em todo o Brasil, com 575 medalhistas de ouro. “A Olimpíada apresenta a matemática para as crianças e para os jovens de um modo muito lúdico, muito atraente, muito instigante. Ela faz com que a matemática e resolver problemas, que é a base da apresentação das Olimpíada, se torne um desafio”, explica Marcelo Viana, diretor geral do Impa.
A Obmep é um projeto dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Medalhistas de Ouro de São José do Rio Preto – SP
CESAR AUGUSTO DA SILVA PIMENTA – VICTOR BRITTO BASTOS PROF
LEONARDO ANTONIO GOMES PEREIRA – EE PROFª DINORATH DO VALE
YNGRID DE SOUZA CARLOS – YVETE GABRIEL ATIQUE PROFA
KAIKE TSUYOSHI HAMAMOTO – EE PROFª DINORATH DO VALE
PEDRO HENRIQUE ANJOS MARTINS – JOSE FELICIO MIZIARA PROF
LORENA SANTOS COMAR – NOEMIA BUENO DO VALLE PROFA
ARIELY DA SILVA CAMARGO – PHILADELPHO GOUVEA NETTO ETE
WALYSSON C BICOLI DE CARVALHO – MARIA GALANTE NORA PROFA
RENATO ZERNERI SOBRINHO – CLEMENTE MARTON SEGURA PADRE
ANA BEATRIZ ALMEIDA SOARES – ALZIRA VALLE ROLEMBERG PROFA
CAUAN FELIPE TAVARES – YVETE GABRIEL ATIQUE PROFA
KETULYN CAROLINE GAMA DE PAULA – YVETE GABRIEL ATIQUE PROFA
ANDRE LUCAS LOUBET SOUZA – NOEMIA BUENO DO VALLE PROFA
FILIPH RODRIGUES ROCHA ROMAO – DARCY RIBEIRO E.M
GUSTAVO DA GAMA ARAUJO – ALZIRA VALLE ROLEMBERG PROFA
YASMIN ALVES GONCALVES – YVETE GABRIEL ATIQUE PROFA
IZABELI TREMURA BECHARA – NOEMIA BUENO DO VALLE PROFA
DIEGO PEREIRA DOS REIS – PHILADELPHO GOUVEA NETTO ETE
AMANDA CRISTINA FEITOSA ZEMANTAUSKAS – CARDEAL LEME