Estão abertas as inscrições para o seminário “Entrega Voluntária – Apoio Profissional para uma Decisão Amadurecida: Permanecer ou não com a Criança”.
O encontro acontece no dia 23 de Março de 2018, a partir das 8 horas, no auditório da UNIP. As inscrições podem ser feitas neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsmRQ_20iKPMgkjpk2pwXOvZ13DbdsGM6nZB_DxLmsg7YXag/viewform.
O seminário foi organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público do Estado de São Paulo, Coordenadoria da Mulher Advogada da 7ª Região e Prefeitura de Rio Preto, por meio das secretarias executoras das Políticas Públicas Municipais de Assistência Social, Mulher e Saúde, e tem ainda a participação de órgãos atuantes na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Podem se inscrever até o dia 21 de março, profissionais atuantes no Sistema de Garantia de Direitos de toda Comarca de São José do Rio Preto – SP, incluindo os municípios de Guapiaçu, Cedral, Uchôa, Ipiguá, Bady Bassitt.
O objetivo, de acordo com o juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, é possibilitar aos profissionais um espaço para reflexão sobre estratégias coletivas de acolhida qualificada às gestantes que intentam entregar voluntariamente o nascituro à adoção, ou seja, às mães que manifestam dúvidas quanto a permanecer com o bebê após o nascimento.
Uma das propostas a serem debatidas durante o encontro será o acompanhamento médico e multidisciplinar de qualidade no período pré e pós-natal, evitando abortos clandestinos, entrega diretas de recém-nascidos, abandono em vias públicas, tráfico de crianças ou, até mesmo, casos graves de infanticídio, preservando assim o direito do nascituro e da mulher. A sistematização do trabalho profissional assumindo o compromisso de atendimento integral a esta gestante, garantindo o fluxo de atendimento, terá a participação de vários profissionais.
A reflexão e o aprimoramento dos conhecimentos acerca da temática, contará com os palestrantes: Ana Rita de Souza Prata, Defensora Pública coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos direitos da Mulher/São Paulo; e Cristina Rodrigues Rosa Bento Augusto – Psicóloga Judiciária no Fórum Regional do Ipiranga, Especialista em atendimento às psicoses na infância pela UNIFESP, e em psicoterapia Psicanalítica pela USP.