Conhecimentos matemáticos usados nos jogos serão aplicados em sala de aula e vão preparar alunos da rede municipal de ensino.
A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, promove uma Oficina de Jogos para professores da rede municipal de ensino, como preparação para o 3º CEJTA (Campeonato Escolar de Jogos de Tabuleiro).
O campeonato é voltado para alunos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas. Dessa forma, a oficina visa preparar profissionais da Educação Municipal para trabalharem os jogos utilizados na competição com os estudantes da rede. Os jogos do CEJTA, por sua vez, utilizam conceitos matemáticos que são trabalhados em sala de aula. Assim, a oficina mostra também como os conceitos matemáticos podem ensinados por meio de jogos.
O campeonato é organizado pelo Laboratório de Matemática do Ibilce (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) — campus da Unesp em Rio Preto, em conjunto com as Diretorias de Ensino Regiões (DER) de Rio Preto e José Bonifácio.
Participam da oficina 36 professores e coordenadores da rede municipal de ensino. A preparação para o CEJTA faz parte do projeto de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação, retomado nesse ano. Os formadores da oficina são a assistente técnica Karina Perez e Fabrício Pavin Lassi.
A preparação para o CEJTA aborda a “Intencionalidade pedagógica dos jogos e a Metodologia de Resolução de Problemas”. Também há prática com os jogos: Avançando com o Resto, Brincando com Múltiplos e Divisores, Matix, Mancala e Pentaminó.