O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação está organizado em uma única área de concentração:
Curso de Bacharelado em Ciência da Computação em São José do Rio Preto – SP.
1) Computação Aplicada:
Esta área de concentração visa a integração de técnicas e métodos de áreas tradicionais da Ciência da Computação, tais como processamento gráfico, bases de dados, comunicação e redes de computadores, engenharia de software, inteligência artificial, automação e computação científica, com tecnologias emergentes, tais como computação bioinspirada, computação quântica, computação em dispositivos móveis, computação em nuvem, sistemas multiagentes, sistemas de informações, sistemas biométricos, web semântica, jogos, ensino a distância, segurança de computadores, realidade virtual e aumentada, com possibilidades de aplicação em todas as áreas do conhecimento.
Essa área se divide nas seguintes linhas de pesquisa:
Sistemas de Computação
Essa linha de pesquisa tem o propósito de investigar problemas relacionados aos projetos integrados de hardware/software, à análise e simulação de arquiteturas distribuídas e paralelas e aos ambientes de computação em redes e em nuvem. Nessa linha encontram-se pesquisas envolvendo projeto de sistemas digitais, simulação e análise de desempenho e suporte para ambientes de computação de alto desempenho (clusters, grids e clouds). Encontram-se também projetos relacionados ao suporte computacional para operação e gerenciamento deredes de computadores, incluindo segurança de computadores e redes, e comunicação de hardwares, softwares e processos em ambientes seguros.
Sistemas de Informação
Essa linha de pesquisa tem o propósito de investigar e desenvolver técnicas, tecnologias e estratégias para o processo de desenvolvimento de sistemas de informação e para automação de corporações. Visa, também, às investigações sobre recuperação de informação, descoberta de conhecimento em bases de dados, visualização de informação e de software, e interfaces. Os temas nesta linha de pesquisa envolvem projetos que tratam de Banco de Dados, Análise Visual de Dados e Engenharia de Software.
Inteligência Computacional
Essa linha de pesquisa tem o propósito de investigar e desenvolver técnicas e metodologias nas áreas de Inteligência Artificial, Computação Bioinspirada, Reconhecimento de Padrões, Aprendizagem de Máquina, Processamento de Imagens, Visão Computacional, Bioinformática e Realidade Virtual e Aumentada para a solução de problemas. Os principais métodos utilizados nas pesquisas são: Representação do Conhecimento na Web Semântica, Aprendizado de Máquina, Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Evolutivos, Algoritmos Baseados em Comportamentos Coletivos, Sistemas Imunológicos Artificiais, dentre outros.