
Unimed São José do Rio Preto retrata mulher brasileira em avatar.
Com um quadro de colaboradores em que 69% são mulheres, e com políticas de inclusão bem definidas e implantadas, a Unimed São José do Rio Preto inovou mais uma vez ao criar uma assistente virtual para atendimento ao cliente via internet, retratando a verdadeira mulher brasileira.
Clara, como é chamada, foi desenvolvida após pesquisa interna junto aos colaboradores. Profissionais de várias áreas da cooperativa médica foram convidados a traçar o perfil do avatar que faria os atendimentos do chat por meio de inteligência artificial.
O brand persona da marca, que traz o visual da personagem, foi elaborado de acordo com as características físicas, sociais e psicológicas levantadas pela pesquisa e estudos. O resultado é uma mulher tipicamente brasileira, casada, com filhos, pós-graduada, pele morena, cabelos lisos e pretos na altura dos ombros, simpática, prática e sempre disposta a ajudar.
“A maioria dos avatares utilizados por empresas para atendimento aos clientes retrata personagens animados, desenhos ou ícones. Nosso objetivo era personificar ao máximo a personagem para que o cliente se identificasse com ela. Queríamos que a Clara transparecesse simpatia, credibilidade e capacidade de realmente ajudar. E para isso, nada melhor do que um rosto próximo ao real”, explicou o gerente de Marketing da cooperativa, Edgar Almeida.
Com base em perguntas frequentes feitas pelos clientes, a assistente virtual faz o cruzamento das informações já implantadas no sistema e, assim, elabora a melhor resposta para aquela questão. Se não identificar uma resposta, transfere a ligação automaticamente para um dos profissionais que termina o atendimento.
Responsabilidade social
Ao retratar a mulher brasileira em um serviço tão importante e inovador, a Singular reforça ainda mais o compromisso da cooperativa com as ações de sustentabilidade social que pratica constantemente.
Além de ter um número acima da média nacional de mulheres como colaboradoras, incluindo cargos de chefia, a cooperativa ainda realiza ações de inclusão como a contratação de Pessoas com Deficiência, atualmente são 38 colaboradores.
Outra importante iniciativa é a utilização de casais homoafetivos para a divulgação de planos familiares, além de projeto inédito para inclusão de pessoas transexuais com a inclusão do nome social na carteirinha do plano, adequação de gênero nas documentações e campanhas em vídeos, outdoor, redes sociais e anúncios.