Vamos revisar os tipos básicos de páginas web que você pode encontrar em diversos sites em Rio Preto.
Para a maioria das pessoas de hoje, já é difícil imaginar a vida fora da web. Vários sites nos ajudam com as tarefas diárias como cozinhar ou fazer compras, apoiam nossa educação com toneladas de dados, nos mantêm rapidamente informados com muitas notícias, nos ajudam a gerenciar, calcular, trabalhar e nos comunicar.
De acordo com o Internet Live Stats, são quase 1,8 bilhões de sites em Agosto de 2020. Portanto, a diversidade de sites precisa cada vez mais de várias abordagens e soluções de design. No entanto, independentemente da diversidade de sites, existem algumas páginas básicas típicas para a maioria das estruturas usadas na criação de sites em São José do Rio Preto. Neste artigo, ofereço a você uma revisão de 16 tipos básicos de página web que você pode encontrar na web.
Pagina inicial.
A página inicial é uma das páginas mais estratégicas de qualquer site. É chamado de home, pois é normalmente um ponto de partida onde o usuário obtém uma introdução básica ao site e escolhe a direção de sua jornada em torno dele.
Páginas iniciais geralmente contêm links para as zonas de interação mais importantes. Em outras palavras, também pode ser chamada de página inicial ou página de índice. A página inicial é o início da jornada dos usuários se eles forem direcionados ao site pelos motores de busca, portanto, na maioria dos casos, é a página visitada pelo maior número de usuários do site.
A página inicial geralmente contém campo de busca, uma integração básica e funcional para sites personalizados, diferentes áreas de navegação mostrando aos usuários diversas categorias de dados. Também pode conter mensagens de boas-vindas envolventes e blocos de texto apresentando slogan ou explicando os benefícios do site ou marca que representa. Portanto, no caso do marketing em Rio Preto, é recomendável projetar a página inicial em consistência com a marca da empresa ou do produto para dar uma forte associação visual.
A aparência e a estrutura da página inicial também podem ser diferentes para os sites onde os usuários se inscrevem e criam contas. Nesse caso, muitas vezes acontece que a página inicial parece diferente para os usuários que estão logados e os que não estão. Por exemplo, para usuários conectados em sites de redes sociais, a página inicial pode parecer o feed de todas as atualizações de amigos, enquanto os usuários desconectados talvez vejam a página apresentando os benefícios do site e o formulário de registro. No sites de comércio eletrônico, a página inicial geralmente mostra os negócios mais interessantes e fornece acesso rápido a diferentes categorias de produtos.
Dependendo dos objetivos de negócios e do público-alvo, as soluções de design para páginas iniciais podem ser muito diferentes: algumas delas são baseadas na informatividade, enquanto outras visam “chocar e surpreender” um visitante com um efeito impressionante de conteúdo de mídia ou animação, desta forma chamando a atenção e criando o clima necessário e envolvente para ver mais.
Página de feed.
A página de feed (ou feed de notícias) é encontrada nos sites que costumam atualizar o conteúdo. Em outras palavras, é um fluxo de conteúdo que os usuários podem percorrer e verificar o que foi atualizado no site. Na página do feed, o conteúdo é apresentado em blocos ou elementos semelhantes e repetitivos.
Por exemplo, um feed editorial será apresentado pela lista de notícias ou artigos, enquanto no site de rede social o feed geralmente mostra as atualizações dos usuários ou páginas seguidas. Além disso, a apresentação do feed pode ser diferente de somente texto e super minimalista para aquela que usa grandes blocos complexos de conteúdo, incluindo texto e mídias como fotos, ilustrações ou mesmo players de vídeos.
Página do menu.
Esta página geralmente é sobre links de navegação. Além de um controle de menu típico, a página do menu apresenta uma espécie de lista que dá acesso a diferentes categorias de conteúdo e zonas de interação.
A página de menu nem sempre é necessária, os sites com estrutura simples costumam usar apenas os controles de menu integrados no topo ao layout do site, o que não exige transições para uma página separada.
No entanto, a página de menu separada permite que os designers concentrem a atenção do usuário nas opções, sem distrações ao redor. Além do mais, em muitos casos, a página de menu separada suporta uma abordagem minimalista para outras páginas.
Página de pesquisa.
Esta página apresenta um feed de resultados depois que o usuário digitou a solicitação no campo de pesquisa. A aparência da página pode ser muito diferente, desde uma simples lista de texto até grandes blocos com imagens; a escolha da solução para a apresentação do conteúdo nesta página depende do que é mais importante para o público-alvo.
O requisito básico para a página de pesquisa, exceto as de resultados gráficos, é ser clara e de alta capacidade de visualização do layout, cabeçalhos ou títulos legíveis instantaneamente, já que essa é a página em que os usuários geralmente examinam rapidamente o que veem para encontrar a opção necessária.
Além disso, o fundamental é deixar a consulta de pesquisa visível na página de resultados para que os usuários não precisem se lembrar dela e verificar se foi digitada corretamente caso os resultados não sejam muito bons.
Página sobre.
Esta é uma página web que permite aos visitantes se informarem rapidamente sobre a empresa, produto ou pessoa por trás do site.
É uma parte importante de uma marca forte e o atalho para informar ao público sobre os benefícios do que eles podem encontrar neste site ou fazer com sua ajuda, por isso, quando os visitantes desejam obter uma introdução concisa da marca, procuram esta página.
O link para a página Sobre pode frequentemente ser encontrado no site cabeçalho, menu de navegação ou rodapé, ou em ambos.
Página de registro.
A página de registro pode ser encontrada em sites onde os usuários se inscrevem e criam contas personalizadas.
Nesta página, é importante focar na forma simples e funcional de se cadastrar sem muitos passos e campos para preencher. Se possível, ofereça aos usuários várias formas de cadastro, incluindo o cadastro via redes sociais em São Jose do Rio Preto.
Página de erro 404.
As páginas de erro 404 podem ser encontrado em qualquer site. Tecnicamente, 404 ou Não Encontrado é a mensagem de erro no código de resposta HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto): é enviada caso um usuário se conecte com sucesso ao servidor, mas por algum motivo não possa obter o conteúdo solicitado.
Isso pode acontecer, por exemplo, quando os usuários tocam no link para a página que foi excluída, inoperante ou se o próprio link está quebrado; nesta situação, o servidor do site forma e envia as páginas 404 para informar ao usuário que o conteúdo não foi encontrado.
A solução mais básica para a página deste é um layout simples com apenas uma linha de cópia dizendo que “nada pode ser encontrado aqui”.
No entanto, hoje em dia, a grande maioria dos sites aplica as páginas web 404 personalizadas, que podem servir a objetivos muito mais estratégicos ou, pelo menos, adicionar um pouco de diversão a esse erro irritante.
Uma página de erro 404 bem elaborada e elegante não apenas informa os visitantes, mas também os conduz para outras páginas, entretém ou apenas proporciona um momento de prazer estético.
Página de blog.
Basicamente, um blog é um tipo de site dedicado a fornecer informações ou discussão sobre tópicos específicos. É uma espécie de diário que as pessoas mantêm online, às vezes apenas compartilhando seus pensamentos ou experiências e também convidando os leitores a discutir o problema com os comentários. Com uma variedade de blogs hoje, você pode encontrar os pessoais e profissionais, alguns deles serão dedicados à vida diária, enquanto outros cobrirão temas ou áreas restritas. Os blogueiros compartilham postagens que se tornam o conteúdo básico em torno do qual o site atua. Nesse caso, um blog é uma espécie de site.
No entanto, nas últimas duas décadas, a situação evoluiu. Na maioria das esferas, a competição é incrivelmente alta na web. Para se manter no topo e obter altas classificações nos motores de busca, a agência de criação de sites em São José do Rio Preto precisa não apenas corresponder aos requisitos técnicos e de design, mas também atualizar constantemente seu conteúdo. É quando os blogs entram em cena. Agora, você pode encontrar blogs incorporados a sites de comércio eletrônico e corporativos, plataformas educacionais e portfólios. E esse é o caso quando um blog não é um tipo de site, é uma parte do site que apresenta notícias e artigos interessantes sobre o tema do site.
Neste último caso, o site precisa de uma página de blog que mostrará o feed de artigos. A forma de apresentação pode ser diferente, desde apenas uma lista cronológica até diferentes seções e artigos em destaque, dependendo da frequência de adição de novas postagens e das preferências do que mostrar aos visitantes.
Página do artigo.
Esta página web mostra aos visitantes um artigo completo em um blog, plataforma de notícias, site educacional ou qualquer site baseado em texto. A página do artigo apresenta um determinado artigo, notícia ou relatório. É crucial projetá-la de acordo com padrões de rastreamento ocular para que a grande quantidade de texto possa ser facilmente percorrida.
Além disso, uma hierarquia visual na criação de sites em Rio Preto e bem pensada ajuda os visitantes a priorizar rapidamente o conteúdo: por exemplo, o título deve ser a parte do texto mais proeminente a ser notada na página, assim como os títulos H1 e H2 devem ser facilmente distinto. Muitas vezes, no final da página do artigo, você pode encontrar os blocos de postagens relacionadas ajudando a envolver o leitor em uma maior interação com o site.
Outro aspecto essencial a considerar é um suficiente espaço em branco que divide os blocos de texto, tornando-os mais digitalizáveis e digeríveis. E considere o uso de imagens que não apenas ilustrem o artigo, mas também tornem a página mais atraente, adicionem apelo emocional e tornem o texto mais fácil de perceber.
Página de portfólio.
Como fica claro pela denominação, esse tipo de página é típica na criação de sites em São José do Rio Preto cujo objetivo é a apresentação profissional, na maioria das vezes para pessoas ou equipes que criam conteúdo visual, como fotografia, design, arte, vídeos ou produtos físicos, por exemplo, trabalhos manuais, roupas, decoração, etc.
Você pode encontrar essas páginas em plataformas profissionais onde os usuários podem criar seus próprios portfólios. Ou pode ser uma página especial em um site pessoal. O objetivo desta página é mostrar os projetos aos clientes, por isso recomenda-se trabalhar bem em imagens de alta qualidade dos produtos ou designs e a forma original de executá-los, com uma pitada de efeito “WOW” para os visitantes do site.
Página de serviços.
Esta página tem um objetivo bastante semelhante à anterior: apresentar os profissionais aos seus potenciais clientes. No entanto, em vez de mostrar os projetos e produtos como na página do portfólio, esta página dá uma introdução aos serviços que a empresa ou o indivíduo oferece.
Novamente, esta não é a página onde os visitantes irão gastar muito tempo lendo grandes volumes de textos, então torne a apresentação altamente legível e facilmente escaneada devido às listas de marcadores e descrições claras e concisas sem muitos jargões.
As imagens também podem ser muito úteis aqui, pois são percebidas mais rapidamente do que o texto e têm um grande poder de definir o clima necessário e amplificar emocionalmente a mensagem da marca.
Como nem todos os serviços podem ser mostrados com fotos de qualidade, ilustrações personalizadas e ícones podem ser usadas em seu lugar.
Página do produto.
A página do produto é uma das páginas vitais em todos os tipos de lojas virtuais em São José do Rio Preto.
Esta página fornece todas as informações necessárias sobre o produto, permite aos usuários verificar as fotos e diferentes opções de cores e modelos, ver as avaliações de compradores, adicionar o produto ao carrinho ou lista de desejos.
Uma página de produto mal projetada pode desperdiçar todo o esforço feito para levar o comprador ao site e a esse produto específico. Portanto, concentre-se na funcionalidade, clareza, legibilidade e torne os botões CTA instantaneamente perceptíveis.
Página do carrinho.
Obviamente, esta página também é outra parte de uma plataforma de e-commerce. Assim como no processo de compra real, os usuários de compras online salvam os itens no carrinho e, nesta página, devem encontrar facilmente a forma de concluir a compra.
A página do carrinho mostra a lista de itens, geralmente com uma imagem e informações básicas para atualizar os detalhes e não para fazer o comprador voltar à página de um item novamente.
Página de estatísticas.
No trabalho de desenvolvimento de sites São José do Rio Preto, muitas contas de usuário personalizadas oferecem estatísticas diferentes para manter os usuários informados e envolvidos.
A página de estatísticas visualiza vários dados, geralmente em gráficos, números e tabelas para facilitar a digitalização e a análise.
Claro, é uma boa ideia integrar padrões típicos bem conhecidos pelos usuários, pois dessa forma a carga cognitiva é reduzida e torna a percepção das estatísticas mais amigável. Um dos exemplos clássicos de tal padrão é usar a cor vermelha para mudanças negativas e a cor verde para mudanças positivas nas estatísticas do usuário.
Página de contato.
A página de contatos geralmente é bastante simples, mas tem grande importância.
É usado para mostrar como o usuário pode entrar em contato com a equipe de suporte, as pessoas responsáveis por diferentes problemas ou uma pessoa por trás do site pessoal.
Não se esforce para projetar demais esta página: ela deve ser super rápida de carregar, informativa e funcional. Em muitos casos, um formulário de contato também é adicionado à página para permitir que o visitante envie a mensagem de lá.
Landing page.
Este é um tipo especial de página da web que pode ser usado como parte de um site ou individualmente.
O principal objetivo da landing page é apresentar um conteúdo claro e focado em uma determinada meta ou consulta e, dessa forma, permitir que os visitantes cheguem exatamente onde precisam.
Em termos gerais, a frase “landing page” (página de destino) foi criada por analogia a uma “landing spot” (local de pouso) no mundo físico: na web, ela inicialmente marcava qualquer página na qual o usuário “pousava” enquanto navegava na web e iniciava sua jornada pelo site.
A frase ainda é usada com esse significado em termos de análise da web. No entanto, um entendimento mais específico desse termo se tornou cada vez mais popular e amplamente utilizado não apenas por designers, mas também por especialistas em marketing digital em São José do Rio Preto. Hoje, o termo é usado para uma página web projetada com foco em objetivos específicos relativamente estreitos e uma maneira rápida de realizar uma ação específica.
Criar páginas especiais significa dar instruções aos usuários, o que é especialmente útil para grandes plataformas de comércio eletrônico com centenas ou mesmo milhares de itens.
Direcionar todo o tráfego para a página inicial, neste caso, pode levar a uma experiência do usuário ruim, especialmente quando os usuários vêm de campanhas de marketing específicas em recursos externos. O risco é alto de que eles se percam imediatamente na quantidade esmagadora de conteúdo e links na página inicial ou sua atenção será desviada e a compra não será finalizada.
Além disso, existem também muitos outros casos além do e-commerce em que as landing pages apresentam um bom ponto a se considerar: podem apresentar os aplicativos móveis ou recursos educacionais, promover eventos e reuniões, fazer os anúncios, apresentar as comunidades ou apenas compartilhar informações. De qualquer forma, o processo de design de qualquer página de destino começa com a definição de um objetivo claro e conciso que deve ser alcançado com sua ajuda.
Conclusão.
Certamente, esta lista de páginas web ainda não está completa e continuaremos apresentando várias páginas da web, elementos de interface e práticas de interação em nossos próximos artigos. No entanto, esperançosamente, esta lista será útil não apenas para designers que estão começando seu caminho no web design, mas também para clientes que estarão mais bem preparados para responder a perguntas como “Quais páginas você gostaria de ter em seu site?”
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