Você precisa oferecer valor acima e além da otimização de mecanismos de pesquisa.
Se você é relativamente novo no mundo do marketing de pesquisa, pode ter ouvido o termo “marketing de conteúdo com SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)” ser mencionado nas reuniões de marketing.
Este guia para iniciantes foi desenvolvido para responder a três perguntas:
O que é “marketing de conteúdo com SEO”?
Para entender o que os profissionais de marketing em São José do Rio Preto querem dizer com conteúdo de SEO, é útil dividir a frase em seus componentes:
Então, reunindo esses dois conceitos: conteúdo de SEO é qualquer conteúdo criado com o objetivo de atrair tráfego de mecanismos de pesquisa.
Não vou contar tudo o que você precisa saber sobre como otimizar seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa aqui. Mas aqui está uma atualização super rápida sobre o que você precisa fazer para SEO do seu conteúdo da web:
Uma palavra rápida sobre intenções.
É importante ter em mente que, se o tráfego do mecanismo de pesquisa for seu único objetivo, seus resultados provavelmente sofrerão. Para agradar tanto os mecanismos de pesquisa (que o recompensarão com classificações altas ao longo do tempo) quanto os clientes em potencial e visitantes que retornam, você precisa oferecer valor acima e além da otimização de mecanismos de pesquisa. Em outras palavras, não produza conteúdo “fino” que classifique e receba cliques, mas não forneça nenhum valor adicional ao usuário do mecanismo de pesquisa. Sites que promovem conteúdo “fino” e de baixo valor correm o risco de serem penalizados pelo Google; eles também tendem a ter altas taxas de rejeição e baixas taxas de conversão.
Tipos de conteúdo SEO.
O conteúdo de SEO pode incluir qualquer um dos seguintes:
Apresentações de slides: uma apresentação de slides é uma maneira de exibir uma série de imagens relacionadas. Às vezes, as fotos são mais importantes que o texto, digamos que você esteja tentando mostrar o que todas as estrelas usaram no Oscar. Aqui, novamente, o SEO do seu título, legendas, nomes de arquivos de imagem e assim por diante é importante porque há menos para os mecanismos de pesquisa “lerem”.
Estes são apenas alguns dos tipos básicos de conteúdo de SEO, mas não deixe que essa lista o limite, as possibilidades são praticamente infinitas.
Como desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo com SEO.
Se você está produzindo conteúdo de maneira aleatória, esperando e rezando para que algum deles seja classificado, é hora de se concentrar e se comprometer com uma estratégia de conteúdo de SEO mais metódica para a web.
Aqui estão quatro etapas para definir e refinar sua estratégia de conteúdo de SEO:
Defina seus objetivos.
Primeiro, determine seus objetivos como site ou empresa. Você está olhando para impulsionar as vendas através do seu site? Você gera receita com seu site por meio de anúncios e, portanto, deseja apenas aumentar o tráfego e retornar os leitores? Seus objetivos determinarão em quais tipos de conteúdo você deve se concentrar.
Se você está tentando principalmente impulsionar as vendas de produtos, seu foco principal deve ser páginas de produtos atraentes e informativas, otimizadas para pesquisa e conversões. Seu foco secundário pode ser o conteúdo útil do blog, que ilustra quando e como usar seus produtos, vinculando-se a essas páginas quando relevantes (é melhor se o seu blog não for totalmente autopromocional).
Se na criação de site em São José do Rio Preto você optar por operar com um modelo de publicidade e o objetivo é atrair novos leitores por meio da pesquisa, você deve se concentrar em conteúdo rico (como artigos longos ou recursos de vídeo informativos, divertidos ou ambos) com “aderência” (O conteúdo “aderente” mantém os visitantes em seu site por mais tempo ou os incentiva a retornar).
Considere seu público.
Conheça o seu público, as pesquisas e o seu software de análise podem ajudá-lo a obter uma imagem melhor do seu visitante ou cliente típico. Considere desenvolver personas de marketing ou personagens que representam os visitantes e clientes ideais do site. Em seguida, pense em que tipo de conteúdo essas personas estariam procurando.
Por exemplo, se você opera um site B2B direcionado a executivos de nível C, convém criar white papers de alto nível que possam ser baixados e salvos para leitura posterior.
Se sua empresa segmenta adolescentes e pré-adolescentes, convém se concentrar em atualizações frequentes com menos texto e mais imagens e vídeos. Você também deve garantir que seu site seja otimizado para uso móvel.
Crie um calendário editorial.
Depois de ter uma ideia de quem você está buscando e por que, você pode começar a criar um calendário editorial. Um calendário editorial é uma programação que determina quando você publicará novo conteúdo e que tipo de conteúdo será. Isso o ajudará a seguir um cronograma regular (é especialmente importante criar um blog com novo conteúdo regularmente), além de impedir que você se preocupe com um tópico para o novo conteúdo no último minuto.
Algumas dicas para criar e seguir um calendário editorial:
Analisar e reavaliar.
Por fim, fique por dentro das análises do seu site. Analise regularmente seu conteúdo de SEO para ver o que está funcionando e o que não está. Boas medidas de sucesso e engajamento incluem visualizações de página, links, comentários (em postagens de blog e outros tipos de conteúdo), compartilhamentos sociais (curtidas no Facebook, tweets, etc.) e taxas de conversão. Sua análise deve ter dois objetivos: