Organização de conteúdo para seguir padrões naturais de movimento ocular.
Vejamos um tópico que lida, curiosamente, com a forma como encaramos o web design em São José do Rio Preto. Depois de entender como o olho humano os processa, você estará mais apto a organizar seus elementos de maneira mais eficaz.
O conteúdo de qualquer layout de página na criação de sites em São José do Rio Preto seguirá uma hierarquia específica. Os cabeçalhos aparecem acima do texto do corpo. Os menus ficam na parte superior, inferior, esquerda ou direita da tela (ou em qualquer combinação destes). Designers tentam organizar o layout para que eles apresentem o conteúdo de maior prioridade primeiro em qualquer página. Em seguida, eles entregam o restante do conteúdo da maior para a menor prioridade.
“Hierarquia” é simplesmente uma maneira melhor de dizer organizando do mais para o menos importante. Também usamos “hierarquia” para mostrar relacionamentos (onde existem relacionamentos) entre blocos de conteúdo.
Os usuários definem o hierarquia visual de um site ou aplicativo. O item que primeiro chama a atenção dos olhos está no topo da hierarquia. Cada item que chama a atenção em seguida é subordinado ao item anterior.
Princípio da Hierarquia.
O olho humano percebe informações visualmente, e não como blocos de dados. Ao contrário dos computadores, estamos à mercê das tendências naturais de nossos olhos. O material de leitura que provavelmente encontramos quando crianças pequenas apresentava muitas gravuras e letras maiores. Se fossem quadrinhos, livros para colorir ou histórias, poderíamos entender o que estava acontecendo, porque percebemos as ilustrações e interpretamos a sequência de eventos ao lado do texto de fácil leitura.
A maneira como percebemos as informações é afetada por vários fatores que contribuem para a classificação da hierarquia do conteúdo no layout. Jones (2011) mostrou que os fatores que afetam a hierarquia incluem:
Projetos atraentes precisam de psicologia.
Web designers em São José do Rio Preto, estão apreciando a necessidade de envolver os usuários mais diretamente. Voltando aos seus dias de escola de arte enquanto trabalham com um pouco de psicologia das cores.
Padrões de hierarquia.
Existem padrões comuns de hierarquia na página impressa e na página digital. Esses padrões são baseados nos movimentos que nossos olhos tendem a fazer quando lemos com uma página nova. O inglês, por exemplo, é lido da esquerda para a direita. Os leitores de português têm um padrão de digitalização definido quando estão de frente para uma página de texto. Os leitores árabes têm um padrão diferente. Por quê? É porque o árabe é lido da direita para a esquerda.
É importante entender como seu público processa as informações antes de adotar um padrão de hierarquia. Como esta lição é em português, incluímos dois padrões comuns da esquerda para a direita aqui:
Padrão Z.
No desenvolvimento de sites em São José do Rio Preto com baixo nível de conteúdo de texto (por exemplo, sites que agem como pequenos anúncios de uma empresa ou produto em vez de fornecer volumes de informações), o padrão Z da digitalização ocular é comum. O usuário vê a página “pouco texto” e digitaliza do canto superior esquerdo para o canto superior direito, depois olha para o conteúdo (seguindo uma diagonal) para o canto inferior esquerdo, antes de passar para o canto inferior direito.
Você pode fazer uso desse padrão, garantindo que você inclua as informações mais importantes ao longo do padrão Z que este movimento ocular segue. Você terá quatro pontos unidos por três linhas em forma de Z.
Padrão F.
Os designers geralmente aplicam o padrão F em sites que incluem conteúdo com muito texto e/ou conteúdo em vídeo.
Com o padrão F, os usuários começam digitalizando da esquerda para a direita na parte superior, mas depois digitalizam o lado esquerdo da página, procurando pistas visuais para as informações que procuram. Quando encontram essa pista, digitalizam da esquerda para a direita. Eles repetem esse processo até chegar ao final da página.
Esse padrão de digitalização geralmente produz um mapa de calor que se parece com a letra “F”.
É perfeitamente possível usar as páginas de padrões Z e F no mesmo site. Por exemplo, você pode ter uma página inicial muito limpa que utilize o padrão Z; no entanto, quando o usuário se aprofundar no site, você poderá apresentar muito mais dados e usar um padrão F.
Resumo.
As hierarquias nos dão ordem para entender o design com facilidade. Queremos priorizar cabeçalhos e menus de acordo com a forma como sabemos o que nossos usuários desejam e o que queremos que eles façam. Processamos as informações visualmente, percebendo os elementos na ordem em que o designer os enfatizou de acordo com:
No mundo ocidental, lemos projetos de acordo com dois padrões hierárquicos comuns:
O padrão Z – Nas designs sem muito texto, nosso olho começa a digitalizar do canto superior esquerdo para o canto superior direito e, em seguida, na diagonal para baixo e para o lado esquerdo, parando no canto inferior direito.
O padrão F – Nos designs com mais texto, digitalizamos pela parte superior, da esquerda para a direita e depois para a esquerda, procurando pistas sobre o que queremos saber. Ao encontrar um, digitalizaremos para a direita.
Conclusão.
As agências de criação de sites em São José do Rio Preto tem o olho do usuário para garantir que pode incluir esses fatores para criar designs mais eficazes. Mantenha tudo isso em mente ao planejar. Seu melhor esforço pode envolver o uso de todos eles, incluindo uma fusão dos padrões Z e F. Lembre-se de que você está projetando para seus usuários. O que eles estão usando e como eles podem querer vê-lo online.
Onde aprender mais.
Noções básicas sobre hierarquia visual em Web Design.
Noções básicas sobre hierarquia visual da interface do usuário da Web.
Princípios de design: dominância, pontos focais e hierarquia.