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Hierarquia visual na criação de sites em Rio Preto

Hierarquia visual na criação de sites em Rio Preto

by SET - Agência de Publicidade Rio Preto, Criação de Sites Rio Preto e Marketing Digital Rio Preto / segunda-feira, 06 julho 2020 / Published in Criação de sites em Rio Preto

Organização de conteúdo para seguir padrões naturais de movimento ocular.

Vejamos um tópico que lida, curiosamente, com a forma como encaramos o web design em São José do Rio Preto. Depois de entender como o olho humano os processa, você estará mais apto a organizar seus elementos de maneira mais eficaz.

O conteúdo de qualquer layout de página na criação de sites em São José do Rio Preto seguirá uma hierarquia específica. Os cabeçalhos aparecem acima do texto do corpo. Os menus ficam na parte superior, inferior, esquerda ou direita da tela (ou em qualquer combinação destes). Designers tentam organizar o layout para que eles apresentem o conteúdo de maior prioridade primeiro em qualquer página. Em seguida, eles entregam o restante do conteúdo da maior para a menor prioridade.

“Hierarquia” é simplesmente uma maneira melhor de dizer organizando do mais para o menos importante. Também usamos “hierarquia” para mostrar relacionamentos (onde existem relacionamentos) entre blocos de conteúdo.

Os usuários definem o hierarquia visual de um site ou aplicativo. O item que primeiro chama a atenção dos olhos está no topo da hierarquia. Cada item que chama a atenção em seguida é subordinado ao item anterior.

Princípio da Hierarquia.

O olho humano percebe informações visualmente, e não como blocos de dados. Ao contrário dos computadores, estamos à mercê das tendências naturais de nossos olhos. O material de leitura que provavelmente encontramos quando crianças pequenas apresentava muitas gravuras e letras maiores. Se fossem quadrinhos, livros para colorir ou histórias, poderíamos entender o que estava acontecendo, porque percebemos as ilustrações e interpretamos a sequência de eventos ao lado do texto de fácil leitura.

A maneira como percebemos as informações é afetada por vários fatores que contribuem para a classificação da hierarquia do conteúdo no layout. Jones (2011) mostrou que os fatores que afetam a hierarquia incluem:

  • Tamanho: quanto maior o elemento, mais atenção ele atrairá, em comparação com elementos menores. Pense em uma manchete de jornal. O jornal usa o texto do cabeçalho (fonte grande) para sinalizar o que o restante do texto (em fonte menor) fornecerá. Veja as “manchetes de última hora”. Seu olho deve ir direto para a manchete. Observe como o cabeçalho domina, estimulando você a descobrir do que se trata.
  • Cor: As cores brilhantes têm mais probabilidade de chamar a atenção do que as tonalidades escuras. Provavelmente todos nós usamos um marcador para marcar pontos pendentes em um xerox de apostila. O amarelo é mais rico e mais brilhante que o branco (no sentido de que o branco é mais suave), por isso se destaca. Depois de cores vivas, as mais ricas e mais escuras chamam a atenção dos olhos. Tonalidades mais claras agradam, porque parecem mais leves e tênues. Na parte inferior da hierarquia são as cores em tons de cinza ou discretas. Pense em um dia de neblina e você está tentando encontrar quatro amigos. Um deles veste um colete de alta visibilidade: ele se destaca primeiro; o que está em um casaco cor de vinho profundo se destacará a seguir. Outro está vestindo um casaco comprido de cor creme; ela será mais difícil de detectar. Vocês se encontram e começam a conversar, perguntando onde Jim está. Infelizmente, Jim está vestindo um moletom cinza esfumaçado e calça de moletom combinando. Ele já viu todos vocês, no entanto vocês não conseguem identificar ele rapidamente.
  • Contraste: As cores dramaticamente contrastantes chamam a atenção mais do que as cores ligeiramente contrastantes. O contraste ajuda a mostrar o que é mais importante no seu design. Tudo é relativo. Imagine que você deseja fazer um design com base no plano de um arquiteto para prédios altos. Você quer mostrar os edifícios claros, arejados e ecológicos acima do solo, mas também precisa mostrar as bases fortes e profundas e o estacionamento subterrâneo abaixo. Ao dividir seu design dessa maneira, você chamará a atenção para as alegres características de vida dos apartamentos com plantas e muito verde. Já na seção inferior – o rodapé – você mostra o lado de utilidade e segurança das estruturas. Uma pequena hierarquia ajuda bastante no engajamento do usuário.
  • Alinhamento: o alinhamento pode criar ordem entre os elementos do design. Por exemplo, colocar conteúdo e, em seguida, uma coluna da barra lateral criará uma prioridade para o leitor. Esperamos que informações importantes (como botões de login) estejam no canto superior direito de uma página. Também vemos isso trabalhando com revistas. Se você está perto de uma, por que não folhear; procurar uma matéria interessante no qual o escritor deseja destacar o conteúdo mais importante. Com sua fonte maior e sua ruptura com o alinhamento do outro texto, cria uma hierarquia que chama a atenção de primeira.
  • Repetição: estilos repetidos podem dar ao espectador a sensação de que o conteúdo está relacionado. Por exemplo, apresentar a maior parte do texto de um documento de maneira semelhante. Se quebrarmos esse estilo, digamos, usando texto em vermelho, ele poderia rapidamente chamar a atenção na leitura. Funcionou, não? Outro bom exemplo são os hiperlinks. Quando você visita uma página com muitas palavras em azul sublinhadas, sabe imediatamente que pode clicar nelas e visitar outras páginas.
  • Proximidade: a proximidade com a qual colocamos os elementos de design informa aos usuários qual a probabilidade de eles estarem relacionados. Em nosso site, separamos itens com uma única linha de espaço em branco. Não separamos os cabeçalhos das seções do primeiro parágrafo de informações. Essa proximidade mostra que os itens da lista são separados (embora não exijam relação entre si), mas os cabeçalhos estão relacionados ao conteúdo a seguir.
  • Espaço em branco: você pode usar o espaço ao redor do conteúdo (pode ser de qualquer cor, e não apenas branco) para chamar a atenção para determinadas partes do conteúdo. Imagine quanto trabalho você teria sem ele! Ele realiza dois trabalhos: facilita a compreensão das informações e permite que os olhos se concentrem em cada área da informação (parágrafos neste caso).
  • Textura e estilo: o uso de texturas e estilos também pode ajudar a priorizar o conteúdo. Como fontes, eles podem definir o tom do design. Imagine um par de projetos. Dois agentes de viagens querem uma landing page para mostrar suas ofertas de pacotes de resort. Um é o tema da praia, o outro o tema do lago. Para o resort com tema de praia, apresentamos uma visão de fundo da água clara que cobre a bela areia branca. O efeito foi agradável. No entanto, quando tentamos repetir isso com o lago, descobrimos que a água é turva com vegetação e pedras grandes e escuras. Essa textura acabou sendo muito perturbadora, porque era muito mais texturizada do que a areia lisa.
  • Projetos atraentes precisam de psicologia.

    Web designers em São José do Rio Preto, estão apreciando a necessidade de envolver os usuários mais diretamente. Voltando aos seus dias de escola de arte enquanto trabalham com um pouco de psicologia das cores.

    Padrões de hierarquia.

    Existem padrões comuns de hierarquia na página impressa e na página digital. Esses padrões são baseados nos movimentos que nossos olhos tendem a fazer quando lemos com uma página nova. O inglês, por exemplo, é lido da esquerda para a direita. Os leitores de português têm um padrão de digitalização definido quando estão de frente para uma página de texto. Os leitores árabes têm um padrão diferente. Por quê? É porque o árabe é lido da direita para a esquerda.
    É importante entender como seu público processa as informações antes de adotar um padrão de hierarquia. Como esta lição é em português, incluímos dois padrões comuns da esquerda para a direita aqui:

    Padrão Z.

    No desenvolvimento de sites em São José do Rio Preto com baixo nível de conteúdo de texto (por exemplo, sites que agem como pequenos anúncios de uma empresa ou produto em vez de fornecer volumes de informações), o padrão Z da digitalização ocular é comum. O usuário vê a página “pouco texto” e digitaliza do canto superior esquerdo para o canto superior direito, depois olha para o conteúdo (seguindo uma diagonal) para o canto inferior esquerdo, antes de passar para o canto inferior direito.
    Você pode fazer uso desse padrão, garantindo que você inclua as informações mais importantes ao longo do padrão Z que este movimento ocular segue. Você terá quatro pontos unidos por três linhas em forma de Z.

    Padrão F.

    Os designers geralmente aplicam o padrão F em sites que incluem conteúdo com muito texto e/ou conteúdo em vídeo.

    Com o padrão F, os usuários começam digitalizando da esquerda para a direita na parte superior, mas depois digitalizam o lado esquerdo da página, procurando pistas visuais para as informações que procuram. Quando encontram essa pista, digitalizam da esquerda para a direita. Eles repetem esse processo até chegar ao final da página.

    Esse padrão de digitalização geralmente produz um mapa de calor que se parece com a letra “F”.

    É perfeitamente possível usar as páginas de padrões Z e F no mesmo site. Por exemplo, você pode ter uma página inicial muito limpa que utilize o padrão Z; no entanto, quando o usuário se aprofundar no site, você poderá apresentar muito mais dados e usar um padrão F.

    Resumo.

    As hierarquias nos dão ordem para entender o design com facilidade. Queremos priorizar cabeçalhos e menus de acordo com a forma como sabemos o que nossos usuários desejam e o que queremos que eles façam. Processamos as informações visualmente, percebendo os elementos na ordem em que o designer os enfatizou de acordo com:

  • Tamanho – Os elementos maiores dominam e chamam a atenção primeiro.
  • Cor – cores brilhantes chamam a atenção à frente das cores suaves e sem brilho.
  • Contraste – Grandes diferenças entre os elementos atraem os olhos para os mais brilhantes.
  • Alinhamento – os usuários esperam encontrar certos elementos no mesmo local.
  • Repetição – Uma qualidade repetida (por exemplo, partes coloridas do texto) chama a atenção do usuário.
  • Proximidade – Juntar elementos relacionados (por exemplo, cabeçalho com texto associado) significa que eles estão relacionados.
  • Espaço em branco – a inclusão de espaço em branco ao redor dos elementos os destaca como grupos de informações separados.
  • Textura e estilo – O uso de texturas/estilos distintos (por exemplo, botões robustos e de estilo militar) chama a atenção ao definir o tema.
  • No mundo ocidental, lemos projetos de acordo com dois padrões hierárquicos comuns:

    O padrão Z – Nas designs sem muito texto, nosso olho começa a digitalizar do canto superior esquerdo para o canto superior direito e, em seguida, na diagonal para baixo e para o lado esquerdo, parando no canto inferior direito.

    O padrão F – Nos designs com mais texto, digitalizamos pela parte superior, da esquerda para a direita e depois para a esquerda, procurando pistas sobre o que queremos saber. Ao encontrar um, digitalizaremos para a direita.

    Conclusão.

    As agências de criação de sites em São José do Rio Preto tem o olho do usuário para garantir que pode incluir esses fatores para criar designs mais eficazes. Mantenha tudo isso em mente ao planejar. Seu melhor esforço pode envolver o uso de todos eles, incluindo uma fusão dos padrões Z e F. Lembre-se de que você está projetando para seus usuários. O que eles estão usando e como eles podem querer vê-lo online.

    Onde aprender mais.

    Noções básicas sobre hierarquia visual em Web Design.

    Noções básicas sobre hierarquia visual da interface do usuário da Web.

    Princípios de design: dominância, pontos focais e hierarquia.

    Os 5 pilares da hierarquia visual em Web design.

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