Depois de definir os conceitos básicos de marca para seus perfis sociais, você poderá seguir para estratégias mais intermediárias.
Embora as mídias sociais existam tecnicamente há cerca de 40 anos, elas não foram muito famosas até o lançamento do Facebook há pouco mais de uma década, a partir dai as empresas começaram a prestar mais atenção como uma poderosa ferramenta de marketing. Antes, a marca era focada na mídia impressa, anúncios de transmissão e boletins (e-mail e folhetos). A ascensão das mídias sociais significava que as empresas agora tinham outra maneira de se conectar com seus consumidores.
A consistência da marca em todos os pontos de contato de marketing é um desafio para todas as empresas, muito mais para cada rede social em Ribeirão Preto. Como você se certifica de que está escrevendo um tom semelhante no seu email marketing, a aquele que corresponde à vibração da sua marca nos anúncios de TV? Como você diferencia a maneira como fala com esses dois públicos, se é que o faz? Como você garante que os clientes possam reconhecer sua marca, mesmo que seja a primeira vez que você a vê nas mídias sociais?
Uma marca é mais do que um logotipo ou conjunto de cores, e muito mais que uma foto de capa. Uma marca é como você faz seus clientes se sentirem, e é criada adotando uma abordagem consistente em todas as interações que eles têm com sua marca. Escrevemos este guia para ajudá-lo a descobrir estratégias para garantir uma marca consistente em várias redes de mídia social.
1 – Proteja seus princípios.
Não entraremos em detalhes minuciosos de uma marca básica, mas o que você deseja é ter um logotipo consistente, paleta de cores, bio e texto padronizado. Algumas empresas gostam de mudar um pouco o estilo do logotipo entre as redes, dependendo de quão pequeno é o espaço alocado para a foto e dos interesses desses públicos específicos. Qualquer que seja a sua escolha, o mais importante é garantir que seus perfis tenham um simbolo comum que as pessoas reconhecerão como sua marca.
As abelhas da Burt’s Bees usam o mesmo logotipo para o facebook.com/burtsbees e o twitter.com/burtsbees. Seus banners também são os mesmos. Nem sempre é necessário que os dois banners sejam iguais em todas as redes, mas essa abordagem é bem-sucedida porque até as cores dos banners refletem as do logotipo. Você pode implementar isso com diferentes designs de banner, mantendo uma paleta de cores de marca reconhecível, mesmo que o texto ou as imagens no design mudem de uma rede para outra. Como o Facebook permite colocar um vídeo como capa de perfil, você também pode explorar essa opção de marca padronizada, pense nas visualizações de vídeo!
Depois de definir os conceitos básicos de marca para seus perfis sociais, você poderá seguir para estratégias mais intermediárias. Mesmo sua estratégia básica de marca deve ser auditada e atualizada trimestralmente. Essas próximas quatro estratégias não são sugestões únicas. Seu público-alvo anseia por novos conteúdos, e sua marca deve evoluir junto com isso, especialmente nas mídias sociais em Ribeirão Preto. Pode haver momentos em que você pode usar estes conceitos básicos de marca a seu favor. Celebrar um feriado com hashtag ou o lançamento de uma campanha pode ser um ótimo momento para isso! Marcar a presença na mídia social leva tempo e, como seu cronograma de postagem, precisará de consistência, visão de futuro e foco para implementa-lo.
Etapas da ação:
2 – Amplie sua marca visual.
Então, agora que você tem uma marca visual consistente nas suas contas de rede sociais, é hora de melhorar ainda mais. O que isso significa? Isso significa garantir que você tenha as mesmas cores e fontes refletidas em suas imagens, gráficos e vídeos. Quando alguém visita sua página do Instagram, o filtro ou cor padrão é imediatamente reconhecida porela? Quando um vídeo é publicado, as fontes de texto sobrepostas são semelhantes às que você usa para a imagem em destaque da postagem do seu blog?
Com o tempo, seus clientes verão a consistência nas postagens e começarão a reconhecer quando uma postagem é sua, sem ver o logotipo da sua marca ou a mídia social. Esse tipo de reconhecimento de marca é o objetivo final dos seus esforços de marca nas mídias sociais.
A Anthropologie é conhecida por suas cores pastel e terrosas. O sentimento geral da marca é leve e arejado, o que leva à roupa. E embora eles possam se desviar disso, dependendo da estação, as suas histórias no Instagram carregam consistência. Uma única história tem um começo e um fim claros em termos de cor e design. A história usa um estilo de fonte específico e uma abordagem de design ao longo das postagens. Histórias como essa ajudam a reforçar a identidade da marca com esses elementos reconhecíveis e, à medida que os seguidores da marca veem esses tipos de histórias ao longo do tempo, eles conseguem reconhecer a abordagem única da marca e os elementos visuais, mesmo sem verificar o logotipo ou o nome da marca na parte superior.
Etapas da ação:
3 – Desenvolva suas personas de marketing.
Suas personas de marketing variam entre as redes. O público no TikTok é mais jovem que o público no Facebook. Essa é a realidade e, se você usar o mesmo conteúdo nas duas redes, é possível que ele não ressoe da mesma maneira. Para isso, é melhor criar várias personas para otimizar seus esforços de marketing.
Comece com a base de clientes da empresa e mapeie-as para as diferentes redes de mídia social que você usa. Por exemplo, sua conta do Twitter pode segmentar pais millennials, enquanto sua conta do Instagram é direcionada a proprietários de pequenas empresas. Ter essas personas estabelecidas por rede ajuda a restringir suas idéias de conteúdo e talvez até ajustar sua voz e tom de comunicação.
A Chipotle usa memes em sua conta do Instagram para se conectar a esse tipo específico de cliente. Eles são memes engraçados que geralmente provocam risos para aqueles que estão familiarizados com eles. Com cada meme postado, você espera outro meme, que estabelece uma certa percepção da marca Chipotle no Instagram.
Etapas da ação:
4 – Estabeleça a voz e o tom da sua marca.
Após o visual, as legendas e os textos relacionados são a próxima peça importante da marcar nas suas postagens nas mídias sociais. O gerenciamento de redes sociais em Ribeirão Preto das empresas tendem a ter alguma personalidade. Para alguns, é sarcástico ou divertido e para outros, é informativo. Você pode ter uma voz de marca estabelecida para seus outros focos de marketing. Estender isso às mídias sociais e cultivar uma abordagem específica por plataforma social são altamente recomendados.
Um guia de voz e tom deve incluir detalhes como personalidade da marca, frases de efeito da empresa, traços de personalidade e vocabulário. Os menores detalhes, como se você usa o termo “clientes” ou “amigos”, ajudarão a manter sua escrita consistente. Se você tem várias pessoas gerenciando suas contas, ter um guia de referência mantém sua equipe alinhada, para que não pareça que sua empresa esteja escrevendo de perspectivas diferentes.
O guia de estilo do Mercado Livre abrange várias áreas, incluindo mídias sociais e boletins. É fácil de navegar e é direto em sua abordagem e exemplos. Embora seu próprio guia possa ser apenas para uso interno, tê-lo acessível a todos na empresa permite que as pessoas o consultem ao escrever qualquer coisa, desde cópia de marketing a e-mails de vendas. Todos estão na mesma página e isso reduz o trabalho repetitivo.
Etapas da ação:
5 – Crie várias contas para diferentes áreas de foco.
Se sua empresa é grande o suficiente ou possui um conjunto diversificado de produtos e/ou serviços, às vezes é melhor ter várias contas. As vantagens de ter essas contas diferentes incluem a capacidade de focar mais sua marca, atender a um público específico e exibir conteúdo relevante.
Algumas maneiras diferentes de abordar isso incluem:
A GEICO mantém várias contas que abordam diferentes áreas dos empreendimentos da empresa. Com a conta principal, eles destacam a responsabilidade corporativa e anúncios gerais. Com a conta Gecko, a voz é do mascote e as fotos sempre o incluem. A conta da GEICO Racing é focada apenas na equipe patrocinada da NASCAR e nas atualizações de corrida.
Etapas da ação:
Medindo o impacto de seus esforços de branding.
Aumentar o reconhecimento da sua marca nas mídias sociais em Ribeirão Preto é um objetivo comum. Realmente, executar as estratégias para alcançar esse objetivo é a parte mais difícil. Essas estratégias, exemplos de negócios e etapas aplicáveis devem ajudar você a começar na direção certa para estabelecer sua marca nas mídias sociais.
A marca não se limita mais a logotipos e cores. É sobre sua voz, suas imagens e até seu público-alvo. Por ser mais qualitativa, pode tornar um pouco complicado medir seu sucesso. Mas, ao começar a melhorar sua marca nas mídias sociais, você pode ver os impactos prestando muita atenção ao engajamento, menções e compartilhamento. Você também pode usar técnicas como pesquisas regulares do seu público-alvo para entender o nível de reconhecimento da marca, aprender quais públicos-alvo você está alcançando e descobrir se eles veem a marca como você precisa.