
Como seres humanos, a gratificação instantânea está em nosso DNA, e agora vivemos em uma sociedade que está sendo cada vez mais construída sobre a recompensa imediata.
Quando queremos algo, queremos agora, não queremos esperar na fila ou mesmo esperar que uma página da web móvel seja carregada em nosso dispositivo. É por isso que agora você tem apenas 8 segundos para causar a primeira boa impressão digital quando o cliente ideal visita seu blog, site ou perfil na rede social.
Quando os consumidores são incomodados por uma espera de qualquer tipo, muitas vezes vão direto para o próximo site, a próxima loja ou ignoram a compra por completo. Conclusão: o tempo é o nosso bem mais valioso. Pagaremos mais por quase qualquer produto ou serviço, se isso puder economizar tempo.
Os líderes de negócios e marketing não são muito diferentes. Eles querem resultados hoje, não no próximo ano.
E, embora muitos executivos iniciem o ano de 2020 discutindo metas e objetivos de longo prazo, não demorará muito para que os punhos comecem a bater nas mesas da sala da diretoria, perguntando onde está o retorno a curto prazo de projetos que estavam programados para ter um sólido retorno após meses ou até anos de trabalho. Confie em mim, depois de passar mais de 20 anos trabalhando com empresas, tive que ajudar a acalmar muitos empresários impacientes e manter a sanidade em muitas dessas reuniões, e isso não é fácil.
Mas por que pensaríamos que os profissionais de marketing e líderes de negócios pensariam diferente quando se trata de redes sociais?
Lembro-me dos primeiros dias das redes sociais e de ver os tweets voar com ofertas como:
Não é de admirar que os profissionais de marketing e líderes de negócios novos no mundo social, tenham expectativas de resultados instantâneos. É o que os “gurus” os prometem há anos por meio de postagens em blogs, podcasts, vídeos ao vivo e muito mais.
Quantas vezes você leu uma declaração como:
“Você precisa estar [insira a rede social do momento] se quiser comercializar para qualquer ser humano de 10 a 75 anos no planeta Terra.”
Então, qual é a moral dessa história?
Aqui está a verdade, marketing em redes sociais não é uma noite só. O sucesso requer um compromisso de longo prazo. Não é impulsionado pela rede social do momento, nem é o compartilhamento dos memes mais recentes.
Você não pode criar um blog, lançar um perfil no Facebook, postar belas fotos em sua página do Instagram e encerrar o dia, o marketing de redes sociais requer tempo para criar, estabelecer uma audiência, estabelecer sua marca e crescer.
Não termine antes de começar.
Muitos empresários e profissionais de marketing estão desistindo antes mesmo de começar, lançam o blog, investem na marca, otimizam o perfil da empresa. Então eles esperam que os lucros fluam.
No entanto, aqui está o problema, logo após o seu “lançamento”, eles desistem. Eles desistem porque não vêem o ROI que decidiram que veriam, eles não reconhecem que você não pode criar uma comunidade on-line lucrativa e comprometida da noite para o dia.
É o equivalente a ir à academia e malhar por algumas horas para perder peso e ficar chateado por não ter perdido o peso que queria dentro de duas horas.
Um encontro de uma noite nas redes sociais é como comprar em uma linha telefônica e ficar bravo por ela não tocar.
As redes sociais são um compromisso de longo prazo. Não é uma solução rápida. Não vai salvar seus negócios falidos.
Se você está procurando uma vitória rápida nas redes sociais sem investimento, pode gastar seu tempo com outra coisa.
Como você pode ter sucesso com as redes sociais a longo prazo?
Então, o que você precisa fazer para ter sucesso?
Em poucas palavras, aqui estão alguns indicadores importantes:
1 – Faça sua pesquisa: entenda o que é rede social e o tempo que levará para que você seja bem-sucedido.
2 – Conheça o seu público: o que eles querem e precisam de você? Como você vai ajudá-los? Quais objetivos eles têm? Como você os ajudará a alcançar seus objetivos?
3 – Defina suas metas e objetivos: o que é o sucesso para você?
4 – Crie sua estratégia e um plano de redes sociais: priorize suas táticas. Você precisará definir sua marca, conteúdo, engajamento e outras especificações de sua estratégia.
5 – Determine seus principais indicadores de desempenho (KPIs): como você medirá o sucesso? KPIs ajudarão a medir sua transformação.
6 – Construa e inicie: estabeleça sua presença nas principais redes sociais que fornecerão o maior retorno, com base no local em que seu público-alvo está ativo e, o mais importante, atenda às necessidades de seus clientes.
7 – Ajustar, resumir, repetir e otimizar.
Além disso, você precisa da mentalidade certa. Considere estas dicas:
1 – Pare de perseguir idéias brilhantes, ponto final.
2 – Pare de ouvir todos os blogueiros e podcasters dizendo que você DEVE estar na mais recente rede social. Faça sua própria pesquisa e tome decisões com base em quais redes, estratégias e táticas sociais o ajudarão a atingir seus objetivos e a servir melhor o seu público.
3 – Concentre-se no estado dos seus negócios, comunidade, público-alvo, reconhecimento da marca e o que será necessário para chegar aonde você precisa.
4 – Concentre-se no seu tempo, habilidades e como vai preencher as lacunas.
5 – Esteja disposto a parar de fazer algumas das coisas nas quais você está investindo tempo hoje, para poder priorizar as coisas certas amanhã.
6 – Aprenda a dizer ‘não’ às coisas erradas, para que você possa dizer ‘sim’ às coisas certas.
7 – Pare de se preocupar com o que os outros estão fazendo e comece a se concentrar nas necessidades do seu cliente e da sua comunidade online.
8 – Perceba que o sucesso não será entregue pela Amazon em uma caixa marrom com uma bandeja de prata dentro. Você precisará trabalhar duro para todos os likes, visualizações, salvar e compartilhar. Acostume-se a isso.
9 – Você precisa fazer sua lição de casa. Você precisa se aprofundar e aprender sobre as redes sociais. Você também precisa entender coisas como funis de vendas, escuta social, engajamento, marketing de influência ou microinfluenciadores, KPIs e estratégias de marketing de conteúdo.
10 – Aceite que você não sabe tudo e peça ajuda quando necessário. Encontre um mentor, consultor ou um gerente de redes sociais que possa ajudá-lo.
11 – Invista em si mesmo. Invista na sua mente, corpo e espírito.
12 – Perceba que você vai colher o que planta. Dê mais do que você ganha, sem expectativa de retorno. Você estará nisso por muito tempo, e não apenas por um período.
Estabelecer uma presença nas redes sociais rentável e eficaz para os seus negócios leva tempo e, sim, também exige esforço. Isso não resolverá todos os seus problemas no período de alguns tweets, mas, da maneira correta, as redes sociais podem ser um meio conectivo essencial entre você e seu público-alvo e solidificar seu processo de marketing mais amplo.