As mídias sociais em Ribeirão Preto explicadas em termos simples.
As redes sociais em Ribeirão Preto, o uso de um site ou aplicativo para conectar-se a amigos, familiares e pessoas que compartilham seus interesses, tornaram-se um dos maiores e mais influentes componentes da internet, mas, apesar de sua prevalência no mundo ocidental (especialmente entre a população mais jovem), nem todo mundo usa ou entende.
A natureza aberta das redes sociais pode aumentar a confusão. Depois de entrar em uma rede social, tendo respondido a algumas perguntas básicas do perfil, é fácil relaxar e imaginar o que você deve fazer a seguir.
Redes sociais em Ribeirão Preto: um entendimento simples.
Talvez a maneira mais fácil de entender as redes sociais seja pensar no ensino médio. Você tinha amigos na escola e conhecia muitas pessoas, mesmo que não fosse amigo de todas, mas é provável que não conhecesse todo mundo.
Se você já se mudou para uma nova escola, ou mudou de cidade para uma nova escola, começa sem amigos. Depois de assistir às aulas, você começa a conhecer pessoas e, ao encontrá-las, começa a se associar com pessoas que têm interesses semelhantes.
Começar com as redes sociais é o mesmo que iniciar uma nova escola. A princípio, você não tem amigos, mas, ao ingressar em grupos e começar a conhecer novas pessoas, cria uma lista de amigos com interesses semelhantes.
Participar de um grupo profissional para aprender mais sobre as empresas da sua área também é uma forma de rede social. Você deve ter ouvido falar que as redes sociais são importantes para encontrar um emprego. Isso é verdade, porque conhecer pessoas (socializar) e se comunicar com elas (em rede) pode ajudá-lo a conseguir um emprego possivelmente mais fácil do que alguém que não está seguindo esse caminho.
No contexto da internet, é isso que são as redes sociais.
As redes sociais são baseadas em uma certa estrutura que permite às pessoas expressar sua individualidade e conhecer pessoas com interesses semelhantes. Abaixo estão alguns componentes comuns encontrados na maioria dos sites de redes sociais.
Um perfil público.
Este é o seu pequeno pedaço no mundo digital onde você conta ao mundo sobre si mesmo. Os perfis contêm informações básicas como uma foto (geralmente de você mesmo), biografia curta, localização, links para os seus sites, e às vezes, perguntas que podem descrever sua personalidade (por exemplo, seu ator ou livro favorito).
As redes sociais dedicadas a um tema especial, como músicas ou filmes, podem fazer perguntas relacionadas a esse tema. Dessa forma, os sites de namoro podem ser vistos como sites de redes sociais, porque eles o conectam com outras pessoas que procuram as mesmas coisas que você.
Amigos e seguidores.
Amigos e seguidores são o coração e a alma das redes sociais, afinal, esse é precisamente o componente “social”.
Eles são os membros do site em que você confia, a ponto de permitir que eles publiquem comentários em seu perfil, vejam o que você postou online e enviem mensagens.
Note-se que nem todas as redes sociais se referem a eles como amigos ou seguidores. O LinkedIn diz que são “conexões”, mas todas as redes sociais têm uma maneira de designar membros confiáveis.
Página inicial.
Como o objetivo das redes sociais é conectar-se e interagir com outras pessoas, algum tipo de página “principal” ou “home” em quase todas as redes sociais destina-se especificamente a um feed ao vivo das atualizações de amigos.
Isso dá aos usuários uma visão em tempo real de tudo o que seus amigos estão compartilhando.
Curtidas e comentários.
Muitas redes sociais tornaram fácil para os usuários “curtir” o conteúdo de outro usuário tocando ou clicando em algo como um polegar para cima ou um botão de coração. É uma maneira fácil e direta de colocar seu carimbo pessoal de aprovação em algo que um amigo postou, mas sem ter que comentar algo específico.
Às vezes, isso é usado como um simples reconhecimento do que foi postado. Isso é especialmente útil, pois algumas redes sociais não mostram quem viu o que você postou.
O foco principal dos grupos é criar interação entre os usuários na forma de comentários ou discussões, e é por isso que a maioria das redes sociais apóia os comentários em quase todos os tipos de post.
Cada comentário em uma única postagem pode ser chamado de tópico. Com o tempo, a página principal/home do site da sua rede social pode reunir facilmente centenas ou milhares de tópicos.
Grupos e tags.
Algumas redes sociais usam grupos para ajudá-lo a encontrar pessoas com interesses semelhantes ou a se envolver em discussões sobre determinados tópicos. Um grupo pode ser qualquer coisa, desde “Alunos de Direito de 1980” ou “Pessoas que Gostam de Livros” a “Fãs de Flores”.
Os grupos de redes sociais são uma maneira de se conectar com pessoas afins e uma maneira de identificar seus interesses.
Às vezes, os grupos são chamados por outros nomes, como de comunidades.
Como alternativa aos grupos, muitas redes sociais passaram a usar tags que permitem aos usuários categorizar suas postagens de acordo com o tópico.
As redes sociais geram automaticamente uma tag quando você digita um sinal de cerquilha (#) antes de uma palavra-chave (chamada hashtag) ou exigem que você insira vários termos de palavras-chave em uma área específica de tags.
Essas tags se tornam links e, quando você clica ou toca nelas, elas o levam a uma nova página onde você pode ver todas as postagens mais recentes de todos que incluíram essa tag em suas postagens.
Por que entrar nas redes sociais em Ribeirão Preto?
As redes sociais são uma ótima forma de entretenimento, são ótimas para conhecer pessoas com interesses semelhantes e são definitivamente úteis para manter contato com velhos amigos ou conhecidos.
Também pode ser uma ferramenta promocional muito eficaz para empresas, empreendedores, escritores, atores, músicos ou artistas.
A maioria de nós tem hobbies ou coisas que nos interessam profundamente, como livros, televisão, videogames ou filmes. As redes sociais nos permitem alcançar outras pessoas que têm os mesmos interesses.
Qual rede social eu devo participar? Eu sou velho demais?
Você nunca é velho demais para se envolver em redes sociais e há muitas redes sociais populares para escolher, incluindo redes sociais de nicho que se concentram em um tema ou estilo específico de postagem.
Se você se perguntar em qual rede social deve entrar primeiro, dê uma olhada nesta lista das principais redes sociais para ter uma ideia do que cada uma delas oferece:
Facebook.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
A maioria de nós já sabe que o Facebook é a principal rede social da internet. Com cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensais e mais de um bilhão de usuários diariamente (de acordo com o próprio Facebook).
Statista mostra que o Facebook Messenger, com muitos recursos interessantes, é o segundo aplicativo de mensagens mais popular atrás do WhatsApp. As pessoas usam o Facebook individualmente ou criando grupos.
Depois de não conseguir adquirir o Snapchat em 2013, o Facebook adquiriu o WhatsApp em 2014 para que ele pudesse estar no topo das mensagens instantâneas.
Twitter.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Twitter é conhecido como rede pública de microblogs em tempo real, onde primeiro as notícias aparecem. A maioria dos usuários adora o limite de mensagens curtas (agora com 280 caracteres) e o feed não filtrado, que mostram absolutamente tudo na forma de tweets.
O Twitter mudou drasticamente ao longo dos anos, e hoje é muito criticado por seguir o modo de olhar e funcionar quase exatamente como o Facebook. Além da integração com o Twitter Card, que agora facilita o compartilhamento de todo tipo de conteúdo multimídia nos tweets, você também pode esperar que as linhas de tempo algorítmicas cheguem ao Twitter.
LinkedIn.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O LinkedIn é uma rede social para profissionais. Qualquer pessoa que precise fazer conexões para avançar em suas carreiras deve estar no LinkedIn. Os perfis são projetados para se parecerem com currículos extremamente detalhados, com seções de experiência profissional, educação, trabalho voluntário, certificações, prêmios e todo tipo de outras informações relevantes relacionadas ao trabalho.
Os usuários podem promover a si mesmos e a seus negócios estabelecendo conexões com outros profissionais, interagindo em discussões em grupo, publicando anúncios de emprego, inscrevendo-se em empregos, publicando artigos no LinkedIn Pulse e muito mais.
Youtube.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
Onde todos vão assistir ou compartilhar conteúdo de vídeo online? Obviamente, é o YouTube. Depois do Google, o YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa. Apesar de pertencer ao Google, o YouTube ainda pode ser reconhecido como uma rede social separada por si só como o local de estreia on-line para assistir a vídeos sobre todos os tópicos e fazer o upload dos seus também.
De videoclipes e filmes a vlogs pessoais e filmes independentes, o YouTube tem tudo. O YouTube também lançou uma opção de assinatura premium, chamada YouTube Red, que remove todos os anúncios dos vídeos. Agora também oferece o YouTubeTV, um serviço separado de assinatura de transmissão ao vivo.
Se você tem filhos assistindo a vídeos do youtube, provavelmente deve usar o controle dos pais.
Instagram.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Instagram cresceu e se tornou uma das redes sociais mais populares para compartilhamento de fotos que a web móvel já viu. É a melhor rede social para compartilhar fotos em tempo real e vídeos curtos enquanto viaja.
É uma plataforma de publicidade líder para marcas e influenciadores do Instagram, que legitimamente geram receita através da rede.
O aplicativo já estava disponível para a plataforma iOS há algum tempo, à medida que crescia em popularidade, mas desde então se expandiu para os telefones Android e Windows, junto com a web. O Instagram foi comprado por US$ 1 bilhão pelo Facebook em 2012.
Pinterest.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Pinterest se tornou um participante importante nas redes sociais e no mundo das pesquisas, provando o quão importante o conteúdo visual se tornou na web. Como o site autônomo mais rápido a atingir 10 milhões de visitas mensais únicas, a bela e intuitiva plataforma em estilo quadro de recados do Pinterest é um dos recursos mais atraentes e úteis para coletar as melhores imagens que podem ser categorizadas em quadros separados.
O Pinterest também está crescendo para se tornar um grande influenciador nas compras sociais, agora apresentando os botões “Comprar” diretamente nos pins dos produtos vendidos por alguns varejistas.
Tumblr.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Tumblr é uma plataforma de blog social extremamente popular, muito usada por adolescentes e jovens adultos. Como o Pinterest, é mais conhecido por compartilhar conteúdo visual. Os usuários podem personalizar o tema do blog, criar postagens em todos os tipos de formatos de conteúdo, seguir outros usuários para ver o conteúdo no feed do painel e ser seguidos de volta.
Reeblogar e gostar de postagens é uma maneira popular de interagir. Se você postar um ótimo conteúdo, poderá acabar com milhares de reblogs e curtidas, dependendo de quão longe ele seja lançado na comunidade do Tumblr.
Snapchat.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Snapchat é um aplicativo de rede social que prospera em mensagens instantâneas e é totalmente baseado em dispositivos móveis. É um dos aplicativos que mais crescem por aí, construindo sua popularidade com a ideia de “snap” autodestrutivo. Você pode enviar uma foto ou um vídeo curto como uma mensagem (em um piscar de olhos) para um amigo, que desaparece automaticamente alguns segundos depois de ser exibido.
As crianças adoram este aplicativo porque diminuem a pressão de ter que compartilhar algo com todos, como fariam nas redes sociais tradicionais. O Snapchat é fácil de aprender. O Snapchat também possui um recurso exclusivo chamado Stories, que permite que os usuários compartilhem snaps publicamente quando quiserem. O Facebook e o Instagram adicionaram recentemente Stories também.
Reddit.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Reddit nunca teve o design mais bonito, mas não deixe que isso te engane, é um lugar que acontece na web. Ele tem uma comunidade muito forte e inteligente de pessoas que se reúnem para conversar sobre os tópicos que amam enquanto compartilham links, fotos e vídeos relevantes para o tópico de sub-edição em que estão participando.
As AMAs do Reddit são outro recurso interessante, que permite aos usuários fazer perguntas a celebridades e outras figuras públicas que concordam em responder. O Reddit funciona exibindo links enviados que são votados para cima ou para baixo pelos usuários. Os que receberem mais votos serão enviados para a primeira página de seus sub-reddits.
Flickr.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Flickr é a popular rede de compartilhamento de fotos do Yahoo, que existia muito antes de outras redes concorrentes populares como Pinterest e Instagram entrarem no jogo de compartilhamento de fotos sociais. Ainda é um dos melhores lugares para fazer upload de fotos, criar álbuns e mostrar suas habilidades fotográficas aos seus amigos.
O Yahoo também trabalhou duro para atualizar regularmente seus aplicativos móveis com muitos recursos e funções excelentes, para que seja fácil e agradável de usar em um dispositivo móvel. Os usuários podem fazer upload de 1.000 GB de fotos gratuitamente no Flickr e usar o poderoso aplicativo para organizá-las e editá-las como quiserem.
Swarm do Foursquare
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Foursquare dividiu seu aplicativo baseado em localização em duas partes. Embora seu principal aplicativo Foursquare agora seja usado como uma ferramenta de descoberta de local, seu aplicativo Swarm tem tudo a ver com ser social. Você pode usá-lo para ver onde seus amigos estão, informar onde está fazendo check-in e conversar ou planejar se encontrar em um local específico algum tempo depois.
Desde o lançamento do Swarm, o Foursquare introduziu alguns novos recursos que transformam a interação em jogos, para que os usuários tenham a oportunidade de ganhar prêmios.
Kik.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
Kik é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas muito popular entre adolescentes e jovens adultos. Os usuários podem conversar uns com os outros individualmente ou em grupos usando nomes de usuário do Kik (em vez de números de telefone). Além de mensagens baseadas em texto, os usuários também podem enviar fotos, GIFs animados e vídeos para seus amigos. Embora seja mais útil para conversar com pessoas que você já conhece, o Kik também oferece aos usuários a oportunidade de conhecer e conversar com novas pessoas com base em interesses semelhantes. Semelhante aos snapcodes do Snapchat, os usuários do Kik podem digitalizar facilmente os códigos Kik de outros usuários para adicioná-los facilmente.
De acordo com o FBI, esse aplicativo em particular torna extremamente fácil para pessoas de todas as idades entrarem em contato; tenha cuidado extra com crianças e adolescentes. Ensine-os os perigos dos predadores infantis on-line.
Periscópio.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
Periscope é um aplicativo de transmissão de vídeo ao vivo na Web a partir do seu dispositivo móvel. É um aplicativo de propriedade do Twitter que teve sua parte justa de rivalidade contra outro aplicativo de transmissão concorrente chamado Meerkat. Qualquer pessoa que inicia uma nova transmissão pode enviar notificações instantâneas para as pessoas, para que sintonizem para começar a interagir, deixando comentários e corações. As emissoras têm a opção de permitir repetições para usuários que perderam, e também podem hospedar transmissões privadas para usuários específicos. Qualquer pessoa que queira assistir a algo pode abrir o aplicativo e navegar por todos os tipos de transmissão que estão sendo hospedadas no momento.
Medium.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Medium é talvez a melhor rede social para leitores e escritores. É como uma plataforma de blog semelhante ao Tumblr, mas apresenta uma aparência muito simples para manter a ênfase no conteúdo que é compartilhado lá. Os usuários podem publicar suas próprias histórias e formatá-las da maneira que quiserem, com fotos, vídeos e GIFs para apoiar suas histórias. Todo o conteúdo é direcionado pela comunidade de usuários que recomendam histórias de que gostam, que aparecem nos feeds dos usuários que as seguem. Os usuários também podem seguir tags individuais como uma maneira de assinar conteúdo focado em tópicos de interesse.
SoundCloud.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O SoundCloud é a rede social mais popular do mundo para compartilhamento de áudios. A maioria dos usuários compartilha músicas que criou ou podcasts que gravou. Na verdade, se você estiver procurando por um novo aplicativo de música gratuito, o SoundCloud deve ser o único a experimentar. Embora você não consiga ouvir exatamente todas as músicas populares que ouve no rádio ou possa ouvir no Spotify, poderá descobrir muitas versões e remixes que geralmente são melhores que as versões originais. Mesmo assim, muitos artistas populares conhecidos usam a plataforma, para que você possa seguir seus áudios favoritos que eles decidiram promover no SoundCloud. Você também pode descobrir o que é tendência, navegar por gênero e criar suas próprias listas de reprodução com as faixas que você mais gosta.
Tinder.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Tinder é um aplicativo de namoro popular, baseado em localização, que combina com pessoas da sua região. Os usuários podem configurar um breve perfil que destaque principalmente sua foto e, em seguida, qualquer pessoa que corresponda a eles pode deslizar anonimamente para a direita para gostar do perfil ou para a esquerda para transmiti-lo como uma correspondência. Se alguém gostou do seu perfil e você gostou do dele, é uma partida, e os dois usuários podem começar a conversar em particular através do aplicativo. O Tinder é totalmente gratuito, mas existem recursos premium que permitem que os usuários se conectem com pessoas em outros locais, melhorara a qualidade dos perfis e obtêm mais “Super Likes” para que outro usuário saiba que você é extra especial.
Whatsapp.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
Atualmente, o provedor de mensagens instantâneas mais popular do mundo, o WhatsApp é um aplicativo de plataforma cruzada que usa sua conexão à internet ou plano de dados para enviar e receber mensagens. Os usuários podem enviar mensagens para indivíduos ou grupos usando texto, fotos, vídeos e até mensagens de voz. Ao contrário do Kik e de outros aplicativos populares de mensagens, o WhatsApp usa seu número de telefone em vez de nomes de usuário ou apelidos. Os usuários podem permitir que o WhatsApp se conecte ao catálogo de endereços do telefone para que seus contatos possam ser transferidos sem problemas para o aplicativo. O aplicativo também oferece alguns recursos personalizáveis, como perfis, papéis de parede e sons de notificação.
Slack.
Do que gostamos:
Do que não gostamos:
O Slack é uma plataforma de comunicação popular para equipes que precisam colaborar estreitamente entre si. É basicamente uma rede social para o local de trabalho. Os membros da equipe podem tirar proveito das mensagens em tempo real, integração com outros serviços populares como Dropbox e Trello, pesquisa avançada por arquivos e outras informações, notificações configuráveis e muito mais. Ele tem como objetivo manter todos informados sobre o que está acontecendo no trabalho ou com um projeto colaborativo específico e é super útil para equipes que incluem membros que trabalham em locais diferentes.
Experimente e veja o que funciona para você.
Você sempre pode sair e tentar outra coisa se não acabar amando. Depois de se incorporar a uma plataforma de mídia social, considere pegar um aplicativo de gerenciamento de mídia social.