Desde o lançamento, em 05 de Julho de 2018, 410 usuários utilizaram o aplicativo para consultar disponibilidade de medicamentos na rede pública.
A nova função do aplicativo Saúde Digital que permite ao usuário consulta do estoque de medicamentos da prefeitura de Ribeirão Preto e a disponibilidade, na rede pública, do item receitado pelo médico, registrou, do dia 5 de Julho de 2018 até agora, 410 consultas.
Os dados, atualizados em 15 de Julho de 2018, são da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), que criou o aplicativo e vem aperfeiçoando suas funções desde o ano passado. O levantamento aponta, também, que 128 usuários diferentes acessaram a consulta por medicamentos via aplicativo.
O chefe da Divisão de Informática da Secretaria Municipal da Saúde, Gerson Caturello, ressalta que o índice de acesso dos pacientes para consulta aos prontuários pelo aplicativo está em constante crescimento.
“O uso da tecnologia a serviço de informações que antes somente eram possíveis pessoalmente, nas unidades de saúde, está crescendo porque as pessoas estão se habituando, se adaptando a ter nas mãos o recurso. Vejo os números como satisfatórios, se levarmos em consideração que passaram apenas 40 dias desde que começou a funcionar”, comemora Caturello.
O aplicativo Saúde Digital permite, ainda, ao usuário pesquisar data, horário e local de consultas médicas, acompanhar faltas, agenda de vacinação, verificar a disponibilidade do resultado de exames e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Para o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, o aplicativo está em constante aprimoramento para facilitar a vida da população.
“O Saúde Digital, além de aproximar os munícipes do poder público com praticidade, sem precisar se deslocar aos postos de saúde, reduz o número de faltas às consultas que, atualmente, passam de 30%. Esta ferramenta colabora para redução de faltas às consultas, filas nas unidades, sem contar a comodidade e tranquilidade de acessar as informações importantes com muito mais agilidade”, disse o titular da pasta da Saúde.
Para acessar o Saúde Digital, o paciente precisa ter em mãos o número do cartão nacional de saúde e do Sistema Hygiaweb.
Inseridos no sistema, o usuário digita seu e-mail para receber uma senha.
Para começar a receber as notificações, o usuário precisa “atualizar o cadastro”, tanto no site como no aplicativo.
Aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.coderp.m16&hl=pt
Acesso a Consultas, Exames e Vacinas: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/JW16consultaExamesVacinas.htm
Sistema Hygiaweb: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/dinformatica/i16sist-hygia.php