Aplicativo pode ser baixado no celular ou consultado no site da Prefeitura de Ribeirão Preto; informações trazem rapidez e praticidade aos pacientes.
Forte aliado para a agilidade e eficiência do atendimento das unidades municipais de saúde de Ribeirão Preto, o “Saúde Digital” registrou mais de 73 mil acessos pelo aplicativo para celulares e site da Prefeitura desde que entrou em operação, em maio de 2017.
Na semana de 10 a 16 de Fevereiro de 2019, foram registrados 2.585 acessos, sendo 2.468 via app e 117 pelo site. No mês de janeiro foram 9.737 acessos, dos quais 9.105 pelo aplicativo de celulares e 632 via site.
Os dados sobre acesso, atualizados nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, são da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), que criou o aplicativo e vem aperfeiçoando suas funções desde o ano passado. O levantamento aponta, também, que foram feitos 3.768 downloads do aplicativo.
Para o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, os números crescentes mostram que o ribeirão-pretano está aderindo cada vez mais às tecnologias, com aplicativos que facilitam o dia a dia.
“Precisamos difundir, informar as pessoas sobre as vantagens e criar o hábito de usar o ‘Saúde Digital’. Além de nos proporcionar informações úteis e importantes na palma da mão com rapidez, o aplicativo evita que o paciente se desloque até a unidade de saúde para obter informações que estão à disposição no celular”, orienta o secretário.
O aplicativo Saúde Digital permite ao usuário pesquisar data, horário e local de consultas médicas, acompanhar faltas, agenda de vacinação, verificar a disponibilidade do resultado de exames, estoque de medicamentos e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
O chefe da Divisão de Informática da Secretaria Municipal da Saúde, Gerson Caturello, ressalta que o índice de acesso dos pacientes para consulta aos prontuários pelo aplicativo está em constante crescimento.
“O uso da tecnologia a serviço de informações que antes somente eram possíveis pessoalmente, nas unidades de saúde, está crescendo porque as pessoas estão se habituando, se adaptando a ter nas mãos o recurso. Vejo os números como satisfatórios”, comemora Caturello.
Para acessar o “Saúde Digital”, o paciente precisa ter em mãos o número do cartão nacional de saúde e do Hygia. Inseridos no sistema, o usuário digita seu e-mail para receber uma senha.
Para começar a receber as notificações, o usuário precisa “atualizar o cadastro”, tanto no site como no aplicativo.