Reunião realizada no Palácio Rio Branco apresentou funcionamento das câmeras do Detecta e implantação do “Guardiões da Cidade”.
Na manhã desta quinta-feira, dia 6 de Setembro de 2018, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, reuniu no Salão Nobre do Palácio Rio Branco autoridades policiais, Associação Comercial e Industrial (ACIRP), entidades que compõem a segurança pública na cidade, além de empresas que querem cooperar com o projeto Detecta.
Na ocasião, foi apresentado como será o funcionamento do Detecta, sistema integrador de informações que realiza, com celeridade, a correlação de diversas informações pré-estabelecidas para auxiliar a tomada de decisões das Polícias Militar, Polícia Civil e Polícia Científica.
Seu objetivo é auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas ao acessar diversos bancos de dados de diferentes instituições, correlacionando informações e imagens de locais, pessoas e veículos e promover ações policiais coordenadas.
O prefeito mostrou como será importante a participação de todos na implantação do projeto Detecta, ao disponibilizar câmeras existentes para serem incluídas no projeto, aumentando sua capacidade de atuação sem aumentar o custo de implantação na cidade.
“Estamos simplesmente compartilhando esse sistema [de câmeras existentes na cidade] com o Detecta e tornando todas elas muito mais poderosas, não só do ponto de vista da indicação do crime, mas fechando todas as portas e brechas, aumentando a sensação de segurança dos ribeirão-pretanos e, para quem vier para Ribeirão Preto, saber que aqui estamos trabalhando para blindar nossa cidade. Pode até acontecer [o crime], mas o risco será muito menor”, afirmou Nogueira.
O major Tassio, representando a Polícia Militar e responsável pelo desenvolvimento do projeto Detecta em Ribeirão Preto, fez uma apresentação sobre como será o funcionamento do Detecta e os procedimentos para ser implantado em Ribeirão Preto, além de como as empresas e organizações que possuem câmeras de monitoramento podem disponibilizá-las para serem integradas ao sistema.
“É muito importante falar que a segurança pública não é somente de responsabilidade das polícias, ela é de todos nós. Quando eu deixo um problema para o outro cuidar, eu posso correr o risco de ser afetado pelas consequências desse problema. Mas quando eu cuido dos problemas junto com o outro, eu não serei surpreendido. Se todos nós participarmos da transformação do local que moramos num lugar mais seguro, com certeza isso vai surtir efeito”, disse o major Tassio.
Dados da atuação do sistema Detecta no Estado de São Paulo, de Agosto de 2018, revelam que a ação contribuiu significativamente na redução da violência. Foram recebidos 583.246 alertas de veículos furtados, 299.119 alertas de veículos roubados, com a intercepção de 6.610 veículos, localização de 10.769 pessoas com mandado de prisão ou desaparecidas e apreensão de armas ou similar de 539.
O que é o Sistema Detecta
Uma Solução de Software, com interface Web, composta por uma infraestrutura de servidores que realizam funções inteligentes de correlacionamento de diversos tipos de eventos de interesse de segurança pública com as informações das bases de dados integradas à solução: veículos, pessoas (civil e criminal, pessoas desaparecidas), atendimento 190, Detran, etc.
As câmeras geram dados dos eventos que são encaminhados ao Detecta por intermédio dos seguintes tipos de equipamentos, de sistemas públicos ou privados: LAP – Leitores Automáticos de Placas de veículos; Câmera de Videomonitoramento – vídeo analíticos; e Sensores – rodovias pedagiadas, sonoros, entre outros.