Os desafios e oportunidades na integração de estratégias de influenciadores para sucesso nas vendas.
Anteriormente considerado uma tendência passageira, o marketing de influência agora se estabeleceu como uma prática de marketing eficaz e lucrativa, destinada a permanecer. Na verdade, um estudo da agência de marketing Warc, divulgada em 24/08/23 calcula que os gastos globais com publicidade chegarão a US$ 1,04 trilhão, e boa parte desta quantia será usando em marketing de influenciadores, e essa quantia tende a aumentar nos próximos anos.
Os influenciadores online estão revolucionando as estratégias futuras de vendas e marketing. Os profissionais de marketing digital devem possuir um sólido entendimento da publicidade em mídia digital para permanecerem relevantes. Por esta razão, o marketing digital tornou-se um componente crucial nos currículos de muitas faculdades de Marketing. Seja um candidato a marketing aspirando a uma carreira em marketing digital ou relações públicas, compreender como os influenciadores online estão moldando as práticas futuras será essencial para alcançar potenciais clientes e obter resultados de vendas bem-sucedidos.
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Quem são os influenciadores online?
Os influenciadores online são usuários de redes sociais que possuem um grande número de seguidores em plataformas como Twitter/X e Instagram. Esses seguidores interagem com o influenciador curtindo, compartilhando e comentando o conteúdo postado. Embora muitos influenciadores sejam celebridades, políticos e atletas, outros são relativamente desconhecidos do público quando começam. Eles constroem uma grande presença nas redes sociais postando regularmente conteúdo que seus seguidores consideram educativo ou divertido. A credibilidade e autenticidade de um influenciador influenciam sua capacidade de persuadir e ganhar confiança.
O marketing de influenciadores refere-se a aproveitar a influência e o alcance do público de um influenciador para promover uma marca, aumentar as vendas de produtos ou serviços, ou ambos. Influenciadores experientes não apenas publicam conteúdo nas redes sociais, mas também negociam parcerias com empresas e organizações que incluem remunerações e outras vantagens.
Os influenciadores online estão mudando as estratégias futuras de vendas e marketing
Um estudo de 2024 da Influency.me, uma empresa de marketing de influenciadores, descobriu que dos anunciantes consultados, 68% pretendem aumentar investimento com marketing de influência, contra 29% que deverão mantê-lo e apenas 3% que disseram diminuir. A proeminência do marketing de influência significa que os aspirantes a profissionais de marketing devem compreender como o marketing de influência cresceu e quais tendências estão no horizonte.
A ascensão do influenciador online
Os influenciadores profissionais rompem com as práticas tradicionais de marketing, como anúncios comerciais programados. O fascínio de um influenciador online é sua capacidade de identificação, às vezes exagerada. Eles conquistam a confiança de seus seguidores ao mostrar que compartilham valores e características semelhantes. Vários outros fatores contribuíram para a crescente popularidade dos influenciadores online.
Crescente desconfiança na mídia tradicional: Um estudo de 2018 da MuseFind, uma plataforma de marketing de influenciadores, descobriu que 92% dos consumidores confiam mais em anúncios veiculados por um influenciador do que em um anúncio tradicional ou no endosso de uma celebridade.
Crescente popularidade dos bloqueadores de anúncios: MuseFind descobriu que 47% dos clientes usam bloqueadores de anúncios para impedir a exibição de anúncios. Essa tecnologia impede que a publicidade digital tradicional atinja seu público-alvo. Isso não impede que o conteúdo de um influenciador alcance o público desse influenciador.
Crescimento crescente nos gastos com mídia social: De acordo com a Pesquisa CMO de 2018, realizada pela American Marketing Association, os gastos corporativos com mídias sociais atingiram um recorde, atingindo em média 13% dos orçamentos de marketing. Espera-se que esta tendência continue, aumentando para 22,9% dos orçamentos de marketing nos próximos cinco anos. Esses gastos certamente incluiriam dinheiro e incentivos (por exemplo, amostras de produtos e viagens pagas) para influenciadores – o que, por sua vez, continuará a atrair personalidades populares das redes sociais para se alinharem com as marcas.
O impacto dos influenciadores nas futuras campanhas de vendas
Usar influenciadores online pode produzir bons resultados para profissionais de vendas e marketing. Para futuras campanhas de vendas, é importante integrar estratégias de influenciadores para maximizar o retorno do investimento. A seguir estão algumas considerações importantes ao desenvolver uma parceria estratégica com um influenciador:
Selecione um influenciador com base em seu portfólio completo: O total de seguidores nem sempre se traduz em bons resultados de vendas. Embora possa ser tentador avaliar um influenciador com base na contagem de seguidores, outros fatores devem ser considerados. Por exemplo, uma marca de luxo pode ser mais adequada para fazer parceria com um influenciador com menos seguidores, mas cujos seguidores têm rendimentos disponíveis mais elevados.
Defina indicadores-chave de desempenho no início de uma campanha: É importante identificar o objetivo real ao estabelecer uma parceria com influenciadores. É para promover a marca e aumentar o reconhecimento, corrigir informações erradas sobre a marca ou aumentar e gerar vendas? Em entrevista à Forbes, Jennifer Powell, estrategista de marca digital e agente de talentos, disse que raramente os influenciadores são adeptos de ser o rosto de uma campanha e gerar vendas. As características e traços pessoais exibidos na plataforma social de um influenciador devem ser compatíveis com os objetivos da campanha.
Evite mensagens conflitantes: Outras marcas com as quais o potencial influenciador tem parceria atualmente devem ser consideradas. As pessoas podem ficar confusas se o influenciador também fizer parceria com uma marca concorrente ou com valores conflitantes.
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O futuro da influência online
À medida que o papel dos influenciadores online continua a evoluir, é importante que os profissionais de vendas e marketing experientes se mantenham atualizados sobre as novas táticas de marketing dos influenciadores que criam reconhecimento da marca e geram receita para a empresa. Aqui estão algumas tendências futuras no marketing de influenciadores.
Além da influência online: Ao contrário da opinião popular, ser um influenciador online é mais do que postar nas redes sociais. Parcerias de longo prazo com uma marca ou organização podem incluir participações em eventos, encontros e cumprimentos e acordos de licenciamento para coleções especiais ou linhas de produtos.
Aproveitando o poder do engajamento: Os influenciadores online podem fornecer aos profissionais de vendas feedback valioso e percepções dos clientes. Os influenciadores interagem com os usuários por meio das seções de comentários de suas plataformas. Eles podem corrigir informações erradas, responder perguntas e relatar suas descobertas aos patrocinadores.
Influenciadores virtuais: Os influenciadores virtuais são uma tendência menos comum. Os influenciadores virtuais, como o nome sugere, são personas geradas por computador, como Shudu Gram, a autodenominada “a primeira supermodelo digital do mundo”, com um perfil no Instagram que possui diversas parcerias de marcas. Estas construções digitais podem ser atraentes para marcas que desejam evitar o comportamento errático ou imprevisível dos influenciadores humanos.
Saiba mais.
As práticas de vendas e marketing continuam a avançar à medida que o consumo de mídia e as preferências de publicidade do consumidor evoluem. Os profissionais de marketing têm uma excelente oportunidade de participar nesta revolução digital, implementando campanhas eficazes de influenciadores e outras estratégias na vanguarda do campo da publicidade. Se você deseja se tornar um futuro profissional de vendas ou marketing, a SET Marketing Digital têm uma estrutura completa de marketing de influência. Entre em contato para mais informações.