Objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata.
Começou nesta quinta-feira, 1º de novembro, a Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é incentivar os homens a procurar ajuda profissional, visando à prevenção ao câncer de próstata, o segundo tipo mais comum no sexo masculino. O movimento, iniciado na Austrália, em 2003, promove campanhas anualmente, sempre no mês de novembro, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11/) e o Dia Internacional do Homem (19/11).
Em Rio Preto, a campanha está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com ações de prevenção e orientação nas unidades básicas de saúde. Nas UBS Renascer, Cidade Jardim, Caic, São Deocleciano, Talhado, Cidadania, Lealdade e Amizade, São Francisco, Gonzaga de Campos e Engenheiro Schmitt serão realizadas noites preventivas de saúde, com horários ampliados para o atendimento com urologistas. Interessados devem agendar a consulta nas recepções.
Ainda nas unidades de saúde, haverá orientação nas salas de espera e panfletagem. No dia 30/11, a UBS Vetorazzo promove caminhada de conscientização. Durante o mês, agentes de saúde e técnicos de enfermagem também realizam orientações em supermercados. Já no dia 24 de novembro, a Unidade de Medicina Avançada (UMA) de Rio Preto fará uma ação em parceria com a Prefeitura, para a realização de cem exames PSA (exame laboratorial) e cem ultrassons. Os pacientes serão encaminhados pela Secretaria de Saúde.
Durante a campanha, os prédios da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde ficarão iluminados de azul.
Diagnóstico precoce
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que sejam descobertos 68.220 novos casos de câncer de próstata por ano. No entanto, estima-se que 90% dos tumores são curáveis se tratados no começo. Por isso, obter o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.
O Ministério da Saúde indica que homens com histórico de câncer de próstata na família devem iniciar os exames (PSA e toque) a partir dos 40 anos. Já aqueles sem histórico devem iniciar o acompanhamento aos 45 anos. Quando há indicação médica, o homem deve realizar os exames anualmente.
O câncer de próstata costuma ser silencioso, sendo que os principais sintomas são: vontade frequente ou dificuldade de urinar, urina com sangue, dor ao urinar e incontinência urinária. O tratamento consiste em procedimento cirúrgico e, em alguns casos, quimioterapia e radioterapia.