
Campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Começa na próxima segunda-feira, 1º de Outubro de 2018, a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento global começou na década de 1990 e Rio Preto aderiu em 2011. Desde então, o município realiza uma série de ações durante o mês para incentivar a prevenção.
A abertura oficial do evento, este ano, será no Plaza Avenida Shopping, às 18:30hs, com apresentação musical, mostra de instituições de ensino, depoimentos de pacientes e coquetel. Ainda na segunda-feira, 1º, o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm) promove um café da manhã para as pacientes e apresentação musical da Guarda Municipal.
No dia 17 de Outubro de 2018, a mastologista Thaissa Daud Faria faz palestra sobre o tema no auditório do Caesm, às 15:00hs. A participação é aberta ao público e gratuita.
Já no dia 20 de Outubro de 2018, ocorre a tradicional “Caminhada Rosa”, que tem como ponto de partida o Caesm. No local, serão distribuídas camisetas, laços rosas e balões. Um trio elétrico também estará presente, animando os participantes e alertando sobre a doença.
Ainda no dia 20 de Outubro de 2018, a Unidade de Medicina Avançada realiza um mutirão de ultrassom de mama, gratuito. As pacientes serão direcionadas pelo Caesm. A ação continua no dia 21 de Outubro de 2018, com a realização de 150 exames, no total.
Nas unidades básicas de saúde, em parceria com as instituições de ensino, haverá durante todo o mês atividades de promoção de saúde, incentivo ao autoexame e busca de cuidados.
Este ano, a campanha é realizada em parceria com diversas instituições, empresas e pessoas físicas, como: Santa Casa, Bensaúde, Oncovie – Clínica Oncológica, Laboratório Histopatológico, Famerp, Unilago, Unip, Porecatu, Bololícia, Laticínio São José, Poty, Águas Ibirá, Donatella Salgados, O Rei do Pão de Queijo, Suco Prats, Muffato, Arco-Íris, Dido Flores, Daniela Decorações, Supermercado Maria Benta, Cartonagem Três Marias, Oyama Festas, Lojas Lívia, Doçura, Timboré, Boné Brind, O Mundo da Festa, HD Visual e vereadora Karina Caroline. A campanha conta ainda com apoio da Guarda Civil Municipal.