Secretários, diretores e profissionais participaram do workshop que aconteceu em formato de audiência pública.
O seminário sobre cidades inteligentes realizado na tarde desta quarta-feira, dia 19 de Dezembro de 2018, reuniu secretários e diretores da prefeitura de Ribeirão Preto, profissionais da área de tecnologia da informação e convidados para debater o tema e como as ações de governo podem melhorar os serviços oferecidos aos munícipes. A presidente do Fundo Social e primeira-dama, representou o prefeito no evento, que aconteceu no Supera Parque.
O secretário de Planejamento e Gestão Pública, fez uma explanação sobre os onze pilares do programa Smart City para Ribeirão Preto, o que vem sendo realizado pela administração municipal nas áreas de planejamento, desenvolvimento, saúde, saneamento, meio ambiente, educação e zeladoria, entre outras, bem como os resultados que se espera atingir com as ações governamentais para melhorar a vida da população na metrópole de quase 700 mil habitantes.
O prefeito Duarte Nogueira esteve recentemente em um seminário internacional em Barcelona que tratou o tema das ‘Smart City’, ou cidades inteligentes. Ele tem trabalhado para transformar Ribeirão Preto em uma cidade global, sustentável e inteligente”, lembrou Ortega.
O secretário ainda citou a frase do prefeito Duarte Nogueira que define bem o conceito: “Cidades inteligentes são aquelas cidades onde as pessoas vivem felizes”.
Os técnicos e a superintendente da Coderp, Guatabi Bernardes Costa Bortolin, também apresentaram as principais ações à frente da Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto. A equipe mostrou mapas com imagens de satélite que podem ajudar o trabalho dos órgãos municipais. Foram apresentadas imagens georreferenciadas, por exemplo, de uma área verde e, em outro momento, ela ocupada por residências. A imagem da vegetação suprimida pode ajudar no trabalho de fiscalização das autoridades ambientais e dos técnicos da prefeitura.
O Daerp, por exemplo, está perto de alcançar a marca de 300% de saneamento básico com 100% de esgoto coletado, 100% de esgoto tratado e 100% de água tratada. Ribeirão Preto será uma das poucas cidades brasileiras a oferecer esse serviço aos seus cidadãos.
Assistir a integra do evento:
“Smart City”
O conceito de “smart city”, ou cidade inteligente, se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver.
Cidades inteligentes são projetos nos quais um determinado espaço urbano é palco de experiências de uso intensivo de tecnologias de comunicação e informações sensíveis ao contexto de gestão urbana e ação social dirigidos por dados.
O objetivo maior é criar condições de sustentabilidade, melhoria das condições de existência das populações e fomentar a criação de uma economia criativa pela gestão baseada em análise de dados.