Secretário da Saúde compartilhou experiências como a criação de contratos de gestão nas unidades básicas e Saúde Digital.
O secretário municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, participou no último dia 28 de Novembro de 2018 do EXAME Fórum Cidades Inteligentes. O evento teve a apresentação de experiências práticas e discussões sobre como as cidades estão ficando cada vez mais inteligentes, os ganhos que isso traz em qualidade de vida e as oportunidades de negócios que surgem com esse avanço.
O evento, organizado por EXAME em parceria com a empresa Hiria, contou com a presença de autoridades, especialistas, líderes empresariais e gestores públicos. Sandro Scarpelini contou como Ribeirão Preto planeja e gerencia o atendimento de saúde.
Em seu discurso, ele citou a criação de contratos de gestão das unidades básicas, algo inédito na cidade, como bom exemplo da gestão inteligente no setor da saúde.
“As pessoas acham que o problema do setor de saúde se resume à falta de médico, mas não é”, disse Scarpelini, que citou a criação, em 2017, do software Saúde Digital.
“Pelo aplicativo, o usuário pode consultar seu histórico de vacinas, verificar estoque de medicamentos em postos de saúde, ver exames e consultas agendados, uma experiência que deu certo e torna a cidade mais prática, conectada, eficaz e inteligente”, disse.
No uso de tecnologia na gestão pública, foram apresentados mais cinco casos de sucesso. Na primeira das apresentações, Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, falou sobre o uso de geoprocessamento de dados na cidade e José Crespo, prefeito de Sorocaba, abordou as comunicações e os processos decisórios na administração do município.
A segunda apresentação foi feita por Giovanni Pengue Filho, diretor geral da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que discutiu a tecnologia empregada no Centro de Controle Operacional dessa autarquia pública.
Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, secretário de Mobilidade e Transportes de Jundiaí, compartilhou a experiência da cidade no aperfeiçoamento do transporte urbano.
Também compartilharam suas experiências durante o Fórum, Américo Tristão Bernardes, diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, e Juelinton Silveira, diretor de Comunicação da Huawei.
No final, os cinco apresentadores participaram de um debate que teve, também, a presença de Diego Conti, pesquisador da PUC e professor da Uninove.