Existem menos de 80 igrejas com essa denominação no Brasil; reconhecimento é um dos mais importantes da religião católica.
Na noite desta quinta-feira, 13 de Junho de 2019, foi celebrada uma missa para instituir a liturgia da Basílica Menor na paróquia Santo Antônio de Pádua, em Ribeirão Preto, denominação recebida diretamente pelo Vaticano.
A missa, celebrada pelo arcebispo da cidade, Dom Moacir Silva, teve a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samanta Duarte Nogueira, vereadores e centenas de fiéis que encheram a igreja.
“É um reconhecimento que recebemos pela importância da nossa arquidiocese e, ao mesmo tempo, passamos a ter uma relação internacional direta com o Vaticano. Ribeirão Preto dá mais um passo na direção de se consagrar como uma cidade global, inclusiva, com a conquista, como esta da Basílica Menor, extremamente importante para toda nossa população”, afirmou Duarte Nogueira.
Menos de 80 igrejas no Brasil possuem a denominação de Basílica Menor, um importante reconhecimento da Igreja Católica, superior ao de Catedral. A igreja passa a ter alguns diferenciais, como altar reservado ao Papa ou maior autoridade da igreja presente na celebração e submeter-se diretamente ao Vaticano, um status internacional.
Apenas quatro igrejas possuem a denominação de Basílica Maior, todas elas em Roma e com grandes significados para a religião católica, como as Basílicas de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.