No primeiro semestre de 2019, cidade subiu 20 posições em comparação ao mesmo período do ano passado.
Dentre os 645 municípios do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto ficou na 21ª posição no ranking do Programa Município Verde Azul de 2019. Essa ainda é a avaliação parcial, que soma os pontos apenas do primeiro semestre. Até agora, já foram atingidos 76,82. Em 2018, Ribeirão recebeu a 41ª posição e fez 69,50 pontos no mesmo período.
Os pontos são atingidos conforme as diretivas do Programa Município Verde Azul são respondidas. Os municípios avaliados devem ter sistema de esgoto tratado, uma boa gestão dos resíduos sólidos, estratégias de manutenção da biodiversidade, ações de arborização urbana, além de implementar educação ambiental e ser uma cidade sustentável.
Outras questões avaliadas são a gestão da água, qualidade do ar e a estrutura do poder público que atua na pasta. Além de melhorar o meio ambiente pelas ações, quando o município é qualificado e, posteriormente, certificado pelo Programa, a cidade recebe prêmios do Estado, de acordo com sua posição no ranking.
A qualificação aconteceu em Bauru-SP, no dia 11 de julho de 2019, e contou com a presença da secretária municipal do Meio Ambiente, Sônia Valle Walter Borges de Oliveira, do interlocutor do Programa em Ribeirão Preto, Fernando Cicarelli, além do coordenador do Programa Município Verde Azul e do secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente.
A segunda avaliação dos municípios ocorre no final do ano e Ribeirão Preto deve atingir, no mínimo, 80 pontos.