Programa 5S melhora qualidade de vida e otimiza rotina de trabalho na Secretaria de Planejamento.
O secretário de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto – SP, Edsom Ortega, certificou na manhã desta sexta-feira, 16 de março, junto com os servidores, a implantação do programa 5S na secretaria. Dentre os avanços obtidos com o processo, iniciado em fevereiro de 2018, destacam-se a reorganização dos setores e o aproveitamento de espaços, com impacto direto na melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e otimização das rotinas administrativas.
“Agradeço e parabenizo a todos os servidores da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, pois, estas ações só foram possíveis pelo esforço conjunto e engajamento da equipe”, declarou Edsom Ortega.
A prática do 5S surgiu nas empresas do Japão, no período de reconstrução do país, após a Segunda Guerra Mundial. Representado por cinco palavras japonesas iniciadas com a letra S, o programa prega novos conceitos de: Seiri – Senso de Utilização; Seiton – Senso de Organização, Seisou – Senso de Limpeza, Seiketsu – Senso de Saúde, e Shitsuke – Senso de Autodisciplina.
Após a implantação do 5S, foram retirados três caminhões de móveis, utensílios e equipamentos inservíveis que estavam acumulados na Secretaria do Planejamento e Gestão Pública. Parte do material foi encaminhado para o projeto Catasonho (programa social que tem por objetivo transformar catadores de resíduos em agentes ambientais), para o correto aproveitamento e utilização dos itens. A outra parte, constituída de papéis e móveis também foi retirada e encaminhada para descarte junto à Coordenadoria de Limpeza Urbana.
O esforço dos servidores foi além, levando o 5S para os sistemas de TI, Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto – SP utilizados, banco de dados, fluxo de processos e demais etapas rotineiras traduzindo em maior rapidez na execução de serviços e respostas para o contribuinte.
O comprometimento dos servidores ao Programa 5S foi tamanho e seu conteúdo foi absorvido de tal forma pelos mesmos que muitos forneceram feedback que estão implantando o conceito em suas residências, melhorando a qualidade de vida de toda família, abrindo espaço para o novo.
Com o sucesso do 5S na Secretaria do Planejamento – o programa alcançou o envolvimento de 99% dos servidores, sendo o 1% restante formado por funcionários que estavam de férias e serão convidados a participar das novas práticas – outros setores da administração municipal devem aderir ao programa.