De acordo com estudo da Adobe, busca continua sendo o maior gerador de ROI (retorno sobre o investimento) para os anunciantes.
De acordo com estudo da empresa, busca continua sendo o maior gerador de ROI (retorno sobre o investimento) para os anunciantes.
A publicidade digital mantém seu crescimento rápido em todos os canais. Essa é uma das conclusões do Digital Index, relatório da Adobe sobre a indústria de publicidade digital durante o primeiro trimestre de 2012, e um panorama geral do restante do ano.
De acordo com o documento, o Facebook ainda é um canal de publicidade digital emergente e a busca continua sendo o maior gerador de ROI (retorno sobre o investimento) para os anunciantes. As versões anteriores desse relatório foram publicadas pela antiga Efficient Frontier, adquirida pela Adobe em janeiro de 2012.
Veja os principais destaques do primeiro trimestre de 2012:
O investimento em plataformas móveis atingiu 8% de todo o gasto em buscas nos Estados Unidos, e 11% no Reino Unido. Os tablets representam 4% das verbas totais em buscas nos Estados Unidos. Os dispositivos móveis e tablets são canais de menor custo e contribuíram para a redução de 5% ao ano do Preço por Clique (CPC) do Google. Por outro lado, o CPC do Bing/Yahoo aumentou 18% ao ano.
O tráfego em dispositivos móveis, especificamente em tablets, aumentou quatro vezes em termos anuais, e os anunciantes responderam rapidamente, aumentando os investimentos em busca entre dispositivos móveis e tablets em 250% no ano.
As aplicações direcionadas ao Facebook cresceram 93% ao ano e agora representam entre 3% e 5% das despesas com busca, indicando que as redes sociais ainda são um canal de publicidade digital forte e emergente. “Os publicitários passaram a investir mais em anúncios sociais durante o ano passado. As redes sociais estão em ascensão e representam um canal importante, mas a área de busca ainda é o principal gerador do ROI para o marketing digital”, diz David Karnstedt, vice-presidente e gerente geral da Unidade de Digital Marketing da Adobe.
Todo mês, a Adobe analisa os dados de anunciantes responsáveis por mais de US$ 2 bilhões em anúncios. Com base em um índice de clientes dos últimos três trimestres (a partir do do segundo trimestre de 2011), algumas tendências chaves são reveladas:
O investimento em buscas nos Estados Unidos deve aumentar em 10 a 15% durante os três próximos trimestres 2012.
Os investimentos em tablets e dispositivos móveis devem chegar de 15 a 20% de todo o investimento em sites de buscas até o final de 2012. As aplicações em publicidade para tablet devem aumentar com o crescimento rápido do número de visitas originadas por este dispositivo. As taxas de conversão em dispositivos móveis são comparáveis ao desempenho do desktop, ainda que os CPCs desses aparelhos móveis sejam 30% menores.
Enquanto os CPCs do Facebook aumentaram 40% por trimestre nos últimos três trimestres, os CPCs das ‘Histórias Patrocinadas’ do Facebook tendem a ser menores do que os ‘Anúncios de Mercado’ da rede social, o que pode contribuir para reduções temporárias dos CPCs.