Criar um negócio hoje tem que ir além dos produtos e serviços que você oferece.
As redes sociais são uma estratégia de marketing que consome muito tempo, que requer reflexão e planejamento. Pode revelar-se um dos modos mais desafiadores de marketing, pois exige romper o cenário digital já lotado para se tornar eficaz.
Independentemente do que você pensa das redes sociais, a dura verdade é que é obrigatória para qualquer empresa que tenta fazê-lo hoje. Se você já tentou e desistiu, ou ainda está por aí tentando fazê-lo funcionar ou evitou completamente, hoje é o dia de estabelecer um plano de redes sociais para tornar seus esforços de marketing online mais bem-sucedidos.
Conheça a sua marca.
Essa etapa pode ser mais difícil para empresas menores que não deram muita atenção a quem elas são. Se você vende pizza, você é uma pizzaria. Se você tem uma impressora, fornece serviços de impressão. Direito? Bem, sim e não.
Criar um negócio hoje tem que ir além dos produtos e serviços que você oferece. Você precisa criar uma marca que atraia pessoas para seus serviços, porque é a sua marca que o diferencia do resto. Considere todos os aspectos do seu negócio e procure coisas que são exclusivamente suas. Se você é uma pizzaria, o seu ponto de venda exclusivo pode ser o fato de você se especializar em ingredientes de origem local e desejar manter sua empresa sustentável. Se você tem uma impressora, pode estar comprometido com o meio ambiente e usar tintas especiais e papel reciclado.
Defina sua marca e você estará no caminho de criar um excelente conteúdo.
Conheça o seu público.
Agora que você tem uma idéia melhor de quem você quer ser, considere um público mais específico. Você já pode ver como o primeiro passo se encaixa no segundo. Você pode olhar para uma personalidade mais selecionada para o seu público e focar no que os atrairá para suas páginas de rede social. Algumas coisas a considerar ao olhar para o seu público-alvo são:
Conheça seus canais de mídia social atuais.
Você precisa saber onde está e como está se apresentando nas redes sociais hoje. Isso significa fazer uma auditoria da sua presença nas redes sociais. Aqui está sua lista de verificação de auditoria de rede social:
Basicamente, você deseja estabelecer o que está funcionando e o que não está. Você também pode dar uma olhada em quais páginas são as mais difíceis de manter em comparação com os resultados.
Pode ser necessário remover algumas de suas páginas para se concentrar nos canais de rede social que fazem mais sentido para sua marca. Isso significa determinar quais plataformas de rede social fazem mais sentido para o seu público e o cliente ideal. Para ajudar você a decidir quais páginas desligar, faça duas perguntas:
1 – É provável que meu cliente ideal esteja usando esta plataforma?
2 – Meus esforços me ajudaram a alcançar algum dos meus objetivos de negócios?
Se você responder não a um ou a ambos, é provável que você possa se concentrar em outras plataformas para aumentar sua presença no social.
Um aspecto mais importante de uma auditoria é procurar contas falsas. Não é incomum que criminosos configurem contas fraudulentas para vários propósitos suspeitos. As contas falsas podem ser muito prejudiciais, pois podem usar técnicas que podem incluir você na lista negra de pesquisas. Se você encontrar algo que possa ser uma conta falsa, informe-os imediatamente.
Analise competitiva.
Uma análise competitiva fornecerá ainda mais melhorias que você pode fazer em suas próprias páginas de rede social. Você pode ver onde os concorrentes parecem estar atingindo a marca e onde estão aquém.
Observar os concorrentes também ajuda a ver o que a indústria está fazendo, para que você saiba onde pode haver oportunidades de ser único, bem como as áreas que você terá que cobrir em suas próprias páginas.
Você também pode procurar domínio. Um concorrente pode estar arrasando no Instagram, mas não está fazendo nada no Twitter. Isso deixa outra oportunidade para você dominar. Todas essas informações ajudarão você a ajustar seus próprios esforços sociais para superar a concorrência.
Configurar e otimizar contas.
Use suas descobertas de auditoria para procurar oportunidades para melhorar seus perfis existentes. Observe todos os recursos disponíveis para que não haja buracos nas páginas que você criou.
Otimize suas páginas com informações de contato, histórico e informações da empresa, descrições de produtos e serviços e bom uso de fotos e vídeos quando puder. Você sempre deve verificar suas contas para garantir que diminua a chance de contas falsas aparecerem.
Se esta é sua primeira tentativa nas redes sociais, configure suas páginas usando a mesma premissa para otimizar suas páginas.
Criar declarações de missão.
Não é suficiente criar uma declaração de missão genérica para suas páginas de rede social. Em vez disso, você deve criar uma declaração de missão para cada canal. Isso ajudará você a determinar para o que deseja usar cada plataforma, desde o atendimento ao cliente até a criação de uma comunidade.
Você deve considerar quem é seu cliente ideal e usar suas necessidades e pontos problemáticos para focar ainda mais suas declarações de missão. Há nove áreas a serem consideradas na sua declaração de missão:
1 – Reconhecimento da marca
2 – Direcionando tráfego para seu site
3 – Leads de vendas
4 – Receita
5 – Criar engajamento
6 – Crie uma comunidade
7 – Melhorar o atendimento ao cliente
8 – Engajamento da imprensa (por exemplo, notícias, revistas e sites do setor)
9 – Colete feedback valioso
Sempre certifique-se de se concentrar na criação de conteúdo apropriado para a missão. Isso evita que as linhas fiquem desfocadas, e você não começará a perder pessoas enviando mensagens contraditórias. Por exemplo, se você usar o Facebook para responder às perguntas dos clientes, evite preencher o feed com informações promocionais.
Configurar métricas.
Métricas são a única maneira de mostrar que seus esforços sociais estão funcionando. Isso pode ser importante em empresas em que é necessário um orçamento para executar seu marketing de rede social. Também é importante ajudar a rastrear o que você está fazendo corretamente, para que você possa aproveitar o seu sucesso. Algumas das métricas mais importantes incluem:
Com as métricas certas, você pode ajustar seu conteúdo e até repensar sua estratégia . Por exemplo, se você constantemente perder as menções a marca por um longo período de tempo em uma determinada página, talvez a plataforma não esteja funcionando para sua marca.
Você também pode determinar onde seus melhores esforços obterão o melhor ROI. Olhe além das métricas de vaidade. Veja leads, referências da Web e a taxa de conversão total.
Você pode continuar experimentando, mas saiba onde está seu valor. Dessa forma, você pode aumentar as postagens que tendem a obter os melhores resultados com base em suas declarações de missão. De fato, não é inédito mudar uma declaração de missão se os resultados forem ótimos, mas claramente não relacionados à declaração que você tinha em mente. Se você estava usando o Facebook para obter reconhecimento da marca, mas parece que mais pessoas procuram atendimento ao cliente, mude seu foco para atender às expectativas.
Programar conteúdo atraente.
Toda a sua pesquisa e as outras etapas do seu plano devem ajudar você a se posicionar melhor para planejar seu conteúdo. Não importa quão forte seja seu plano de rede social, se você não acompanhar tudo com um conteúdo envolvente forte, seus esforços sociais falharão.
Crie um calendário de conteúdo de rede social para mostrar o que você deseja publicar, quando e em qual canal. Misture tudo usando imagens, compartilhamento de links para postagens de blog, vídeos e texto inteligente para manter as pessoas envolvidas. Seu calendário deve ser gerenciável pela sua equipe e levar em consideração os melhores tempos de postagem.
Crie uma mistura equilibrada com base em suas declarações de missão. Há várias fórmulas a serem consideradas. Talvez a mais simples seja a regra 80/20, que é 80% dedicada à informação, educação e entretenimento e 20% é dedicada à venda. Há também a idéia da regra dos terços, que fornece um terço para idéias compartilhadas de líderes de pensamento, um terço para interações pessoais com seus seguidores e um terço para sua empresa com o objetivo de converter e gerar lucro.
Em suma, você tem muitos caminhos diferentes para gerar conteúdo sólido, incluindo:
Pensamentos finais.
Seu plano de rede social o ajudará a criar um envolvimento significativo com seu público. Seu plano deve crescer e se adaptar à medida que seu público mostra o que eles precisam de você. Com um plano sólido e constante reavaliação, você obterá os melhores resultados de seus esforços de marketing social.