O reconhecimento irá fortalecer e fomentar ações relacionadas ao setor cervejeiro na cidade que é um dos Núcleos Setoriais do Programa Empreender da Acirp.
Ribeirão Preto vai ganhar um incentivo a mais à sua vocação cervejeira. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo reconheceu o Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto como um Arranjo Produtivo Local (APL). A medida deve estimular e facilitar o acesso de microcervejarias a importantes políticas públicas, linhas de crédito, redução de alíquotas, além de incentivos à estrutura e promoção do Polo Cervejeiro.
A aprovação do projeto aconteceu durante reunião da Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Depois de aprovado, o APL passa a ser uma das prioridades de trabalho da Rede Paulista.
O projeto apresentado à Secretaria enfatizou a importância da aprovação do APL e conta a história da tradição da cidade na produção de cervejas artesanais e o reflexo disso para a economia. Ele foi elaborado a partir de uma parceria entre o Supera Parque e Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto – um dos núcleos setoriais do projeto Empreender da Acirp, que promove ações que desenvolvem e fortalecem as micro e pequenas empresas através do associativismo.
Para Augusto Balieiro, membro do polo cervejeiro e administrador da Walfänger, a aprovação do polo como Arranjo Produtivo Local é importante, pois vai ajudar a fortalecer não só a indústria das microcervejarias, como também toda a cadeia produtiva, o que inclui produtora de bens e serviços finais, além de fornecedores de equipamentos e insumos utilizados pela indústria da cerveja.
“O polo cervejeiro está bem representado e estruturado, trazendo bastante destaque para Ribeirão Preto. O reconhecimento do polo como um Arranjo Produtivo Local vai ajudar ainda mais a potencializar e articular nossas ações, que desde o início recebem apoio e consultoria da Acirp por meio do projeto Empreender”, define.
O secretário de Turismo de Ribeirão Preto, Edmilson Domingues, lembra que o Supera Parque é uma parceria entre a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fipase, o governo do Estado de São Paulo e a Usp. “A secretaria municipal comemora esse reconhecimento porque além de promover o desenvolvimento do segmento cervejeiro, provoca também a geração de emprego e renda para a cidade”, ressalta.