Você já pensou em todas as maneiras como as mídias sociais em Ribeirão Preto são presentes em sua vida cotidiana?
Isso foi especialmente verdadeiro no ano passado, onde a mídia social em Ribeirão Preto provou ser uma ferramenta de comunicação valiosa para conectar-se com a família e amigos, fornecer suporte social por meio de grupos comunitários online e obter uma resposta rápida a uma pergunta feita por um colega.
Globalmente, antes da pandemia, estima-se que 3,4 bilhões de pessoas usaram as mídias sociais e esse número continua a aumentar anualmente. No entanto, as maneiras como usamos as redes sociais podem determinar se elas têm um impacto positivo ou potencialmente negativo em nossas vidas.
Embora pesquisas que investiguem o uso de mídia social entre populações incluindo adolescentes e adultos jovens mostrem algumas ligações positivas, como um senso de conexão e maior acessibilidade à informação, associações negativas com saúde mental, incluindo depressão e ansiedade, são evidentes em toda a literatura.
Nossa pesquisa se concentra em como as tecnologias digitais influenciam o comportamento humano e como podemos aproveitar essas tecnologias para melhorar a saúde geral.
Comparação social e mídia social.
A frase “a comparação é a ladra da alegria” soa verdadeira para o uso da mídia social. Os pesquisadores encontraram uma ligação entre o uso de mídia social e FOMO (medo de perder) e comparação social.
Como a mídia social em si é relativamente nova, estão surgindo pesquisas que exploram como usar essas tecnologias de comunicação digital para apoiar a saúde e o bem-estar. Por exemplo, há pesquisas empolgantes que investigam o uso de mídia social na forma de aplicativos (apps) interativos para envolver e apoiar as pessoas a atingir objetivos pessoais e manter um estado físico e mental saudável.
Com o COVID-19 desencadeando um aumento nas condições de saúde mental, torna-se especialmente importante que nos tornemos consumidores conscientes das redes sociais para que possamos nos envolver com elas de uma forma positiva e eficaz.
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Dicas para experiências online mais positivas.
Com base no que sabemos atualmente de pesquisas publicadas, existem coisas que podemos fazer agora para ajudar a gerenciar a rede social em nossas próprias vidas, para que possamos usá-la de uma forma positiva e eficaz:
1 – Cronômetro social: use um cronômetro ou rastreador de aplicativo para ajudar a moderar o uso. Isso pode ser útil para a saúde mental, uma vez que a pesquisa mostrou que limitar o uso da mídia social a não mais do que 30 minutos por dia pode reduzir os sentimentos de solidão e depressão. Isso pode ser tão simples quanto definir um lembrete para fechar a rede social ou escolher um rastreador de aplicativo como StayFree ou o Bem-estar digital do Google, onde a configuração de preferências pode ajudar a monitorar ou limitar o uso da mídia social.
Definir limites em torno do consumo das redes sociais em Ribeirão Preto também pode melhorar a produtividade, o uso de mídia social pode ser uma distração para a vida diária, trabalho e tarefas acadêmicas.
2 – Atividade social: lembre-se de fazer pausas para se desconectar da tela. Uma maneira de apoiar isso é seguir o ditado “Fora de vista, longe da mente”. Modificar as configurações e desligar as notificações de aplicativos, ocultar aplicativos em pastas longe da tela inicial ou dar um passo adiante e excluir aplicativos para reduzir ainda mais a tentação.
Incorpore o tempo livre da tela ao se envolver em atividades físicas regulares, o que reduz as chances de desenvolver dependência nas redes sociais. De fato, trocar o uso de aplicativos por maior atividade física para atender a Política Nacional de Promoção da Saúde e passar tempo ativo ao ar livre também pode ajudar a reduzir o estresse e a depressão.
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3 – Lanches sociais: não estamos falando sobre lanches enquanto navegamos pelas redes sociais! Em vez disso, é semelhante a como pensamos em alguns alimentos como densos em nutrientes que nutrem nosso corpo (como maçãs e cenouras), e outros como pobres em nutrientes e menos úteis para nosso corpo (como bolo de chocolate e doces), as mídias sociais podem ser pensadas da mesma forma: engajamento que nos faz sentir bem ou nos deixa mal.
Procure usar a mídia social de maneira que pareça boa ou que tenha um propósito. Exemplos de uso produtivo e positivo da mídia social incluem conectar-se com amigos e familiares que o apoiam, ou usá-lo para obter informações úteis. Antes de se envolver na mídia social, esteja ciente de não compartilhar demais ou postar quando estiver estressado ou ansioso, pois isso pode resultar em uma experiência negativa na mídia social.
4 – Responsabilidade social: preste contas a si mesmo e aos outros em relação ao uso da rede social. Isso pode significar entrar em contato com familiares, amigos e colegas de trabalho de confiança para pedir-lhes que o lembrem gentilmente quando o pegarem verificando o smartphone durante um contato presencial. Ou você pode aproveitar as vantagens dos aplicativos integrados de monitoramento de redes sociais em Ribeirão Preto em seu telefone para definir metas de uso de mídia social e usar os aplicativos para monitorar seu progresso!
É útil pensar nas mídias sociais como uma ferramenta que precisa de algum treinamento para ser usada corretamente. Ao encontrar as estratégias que funcionam para nós para ajudar a gerenciar nosso uso de mídia social, podemos acolher um relacionamento positivo e saudável com a mídia social.