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 15 de junho de 2025

Aprenda a criar sites em Rio Preto acessíveis com os princípios do design universal

Aprenda a criar sites em Rio Preto acessíveis com os princípios do design universal

by SET - Agência de Publicidade Rio Preto, Criação de Sites Rio Preto e Marketing Digital Rio Preto / quarta-feira, 08 janeiro 2020 / Published in Criação de sites em Rio Preto

A produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um compromisso com a excelência, planejamento inteligente e esforço concentrado.

A acessibilidade não é o primeiro item que consideramos quando começamos a criar um site em São José do Rio Preto. Muitas vezes, é uma necessidade oculta que não pensamos até que algo dê errado. Por exemplo, digamos que você esteja no meio de um projeto de design e um de seus usuários de teste diga que ele não pode ler o texto na tela. Então, você começa a analisar o que aconteceu, e acontece que ele faz parte dos 8% das pessoas que tem daltonismo no mundo, e não conseguiu diferenciar a fonte verde do fundo vermelho. Ok, admitiremos que geralmente não vemos texto verde em fundo vermelho, mas você entendeu, não é?

Os problemas de acessibilidade podem surgir ao longo do ciclo de vida do projeto. De fato, os problemas de acessibilidade mais caros geralmente ocorrem após a conclusão de um projeto. Em países com fortes legislações de acessibilidade, as empresas podem encontrar-se em ações judiciais caras. Em geral, as empresas e agências federais são responsáveis ​​por fornecer acesso igual a todos os usuários. Além de questões legais, a acessibilidade pode beneficiar seus usuários e também melhorar a marca do seu produto. É por isso que, aqui, ensinaremos você a planejar e concentrar seus esforços para projetar a acessibilidade em primeiro lugar.

Aprenda a aplicar os 7 princípios do design universal.

Os Princípios do Design Universal foram criados por Ron Mace e um grupo de pesquisadores e profissionais de design nos Estados Unidos. Foi publicado em 1997 pela NC State University, o Center for Universal Design NCSU. Os Princípios do design universal são um recurso inestimável que você pode usar para planejar e orientar seu processo de design de maneira inteligente. Isso beneficiará a empresa em que você trabalha e as pessoas que vão usar seus designs no final.

Os Princípios do Design Universal são uma base para designers que se propõem a criar produtos de Design Universal. Os princípios foram criados para orientar uma ampla gama de disciplinas de design, incluindo ambientes, produtos e comunicações. Você pode aplicar esses princípios a qualquer estilo ou tendência de design; eles são atemporais e adaptáveis. Você assumirá a acessibilidade de maneira proativa ao incorporar esses princípios no início de um projeto.

Existem sete princípios, e todos incluem diretrizes com abordagens acionáveis ​​para o Design Universal. Cada princípio captura um conceito-chave. Sempre que você estiver usando as diretrizes para planejar e avaliar seu design, uma coisa importante a ser observada é que, às vezes, apenas alguns dos sete princípios serão relevantes para o seu design atual. Na seção a seguir, você aprenderá sobre cada um dos sete princípios e suas diretrizes. Além disso, veremos exemplos de design para cada princípio, para que você possa aplicá-los imediatamente a seus projetos.

Princípio 1: Uso Equitativo.

“O design é útil e comercializável para pessoas com habilidades diversas.”

O uso equitativo é o primeiro princípio, porque é a diretriz da acessibilidade. O princípio promove você a pensar em usuários com habilidades diferentes. Ao usar esse princípio, você deve considerar todos os usuários, em vez de apenas os usuários padrões. Ao projetar para todos os usuários, você também aprimora a experiência dos usuários-alvo e aumenta o valor da marca da sua empresa.

Diretrizes para Uso Equitativo.

  • Forneça os mesmos meios de uso para todos os usuários: idênticos sempre que possível, equivalentes quando não.
  • Evite segregar ou estigmatizar qualquer usuário.
  • As disposições sobre privacidade, proteção e projeção devem estar igualmente disponíveis para todos os usuários.
  • Torne o design atraente para todos os usuários.
  • Exemplo de design: use forte contraste de cores para evitar estigmatizar usuários com daltonismo.

    O daltonismo afeta aproximadamente 1 em cada 12 homens (8%) e 1 em 200 mulheres (0,5%) no mundo. Você pode evitar segregar ou estigmatizar seus usuários projetando paletas de cores com forte contraste. Um dos mitos comuns sobre acessibilidade é: se você projeta para acessibilidade, estará sacrificando o design visual. Isto está incorreto. Um design com forte contraste de cores pode ser esteticamente atraente para todos os usuários.

    Princípio 2: Flexibilidade no Uso.

    “O design acomoda uma ampla gama de preferências e habilidades individuais.”

    Ninguém é o mesmo que outro. Um design estático e inflexível nunca será capaz de acomodar todos os usuários. O princípio da flexibilidade no uso incentiva um design flexível, adaptável ou personalizável. Ele leva em consideração as preferências individuais e permite que os usuários escolham como usarão um produto. Quando você oferece opções para seus usuários, eles se sentem mais livres e controlam a experiência deles no seu site em Rio Preto.

    Diretrizes para flexibilidade no uso.

  • Forneça escolha nos métodos de uso.
  • Permita o acesso e uso com a mão direita ou esquerda.
  • Facilite a exatidão e precisão do usuário.
  • Forneça adaptabilidade ao ritmo do usuário.
  • Exemplo de design: fornecer personalização para painéis.

    A personalização é uma técnica para acomodar uma ampla gama de preferências e habilidades individuais. Ele permite que os usuários escolham e organizem o que veem em um site e como o usarão. Os painéis são bons exemplos de personalização. Muitos sistemas corporativos e aplicativos de gerenciamento de projetos têm painéis personalizáveis. Dependendo das várias tarefas e necessidades de trabalho, os usuários podem selecionar o que desejam ver no painel e como desejam usá-lo.

    O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos baseado na Web. Ele usa quadros, listas e cartões para ajudar os usuários a organizar e priorizar seus projetos com flexibilidade. Ele oferece uma variedade de opções personalizáveis ​​do painel. Aqui, o usuário pode escolher a cor dos cartões para exibir em um quadro.

    Princípio 3: Uso Simples e Intuitivo.

    “O uso do design é fácil de entender, independentemente da experiência do usuário, conhecimento, habilidades linguísticas ou nível de concentração atual.”

    O uso simples e intuitivo é um dos objetivos do design na experiência do usuário. Não é de surpreender que este também seja um dos princípios do design universal. Este princípio visa reduzir a complexidade e as cargas mentais ou cognitivas. De acordo com a teoria da carga cognitiva, os seres humanos podem lidar com apenas 3 a 9 itens em um curto período de tempo ao processar informações. Para reduzir a complexidade e reduzir as cargas cognitivas, você deve sempre procurar apresentar informações entre 3 e 9 itens.

    Diretrizes para uso simples e intuitivo.

  • Elimine a complexidade desnecessária.
  • Seja consistente com as expectativas e intuição do usuário.
  • Acomode uma ampla variedade de habilidades de alfabetização e linguagem.
  • Organize as informações para serem consistentes com sua importância.
  • Forneça sugestões e comentários eficazes durante e após a conclusão da tarefa.
  • Exemplo de design: reduza a desordem visual com a divulgação progressiva.

    Divulgação progressiva é uma técnica de design de interação. Reduz a desordem visual e remove informações irrelevantes na tela. Ele prioriza as informações a serem exibidas na tela com base nas necessidades e interações do usuário. Além disso, ele permite que o usuário obtenha mais informações, geralmente sem o carregamento da página. A divulgação progressiva reduz as cargas cognitivas dos usuários e os ajuda a se concentrar nas tarefas em questão.

    O MailChimp é um serviço de marketing por email baseado na Web. Em sua página de preços, usa divulgação progressiva para exibir planos de serviço. Um usuário pode interagir com o controle deslizante para comunicar o número de assinantes a quem ele entrará em contato usando o MailChimp. Com base na escolha, o MailChimp exibe um subconjunto de três planos de serviço na tela e recomenda um deles para o usuário.

    Princípio 4: Informação Perceptível.

    “O design comunica efetivamente as informações necessárias ao usuário, independentemente das condições ambientais ou das habilidades sensoriais do usuário”.

    As informações são críticas para os usuários. Seja comunicada por texto, fotos, áudios ou vídeos, verifique se as informações são fáceis de digerir e acessar. Quando você incorpora esse princípio em seu design, começa com seus usuários. Você pode descobrir a melhor forma de apresentar as informações considerando os usuários com deficiência, como aqueles com deficiência visual ou auditiva.

    Diretrizes para informações perceptíveis.

  • Use modos diferentes (imagens, verbal, tátil) para a apresentação redundante de informações essenciais.
  • Forneça contraste adequado entre informações essenciais e seus arredores.
  • Maximize a “legibilidade” das informações essenciais.
  • Diferencie os elementos de maneiras que possam ser descritas (ou seja, facilite dar instruções ou informações).
  • Forneça compatibilidade com uma variedade de técnicas ou dispositivos usados ​​por pessoas com limitações sensoriais.
  • Exemplo de design: permita que usuários com deficiência auditiva assistam a vídeos com transcrição de vídeo.

    A multimídia requer experiências multissensoriais, especialmente vídeos. Pessoas com problemas auditivos ou barreiras linguísticas têm dificuldade em consumir informações de vídeos. Você pode remover essas barreiras fornecendo transcrições ou legendas de vídeo. As transcrições e legendas de vídeo adicionam um canal alternativo. Eles permitem que os usuários consumam palavras e informações do vídeo sem depender da audição. Projetar com acessibilidade em mente pode ser uma situação em que todos saem ganhando, tanto para a empresa quanto para os usuários.

    O TED é uma organização sem fins lucrativos, que se dedica a espalhar idéias por meio de breves conversas sobre o poder. As conversas geralmente duram 18 minutos ou menos e geralmente são enviadas como vídeos em seus sites. Para alcançar e ajudar o maior número possível de usuários, o site do TED fornece legendas e transcrições para seus vídeos online. Também oferece a opção de selecionar um idioma . Esse é um serviço enorme para o usuário com deficiência auditiva e é um ótimo serviço para todos que preferem ler em vez de visualizar e ouvir vídeos. Por sua vez, também é bom para o TED, pois eles alcançam mais usuários e aumentam sua popularidade. Ao projetar para acessibilidade, esse geralmente é o caso. É uma situação em que todos saem ganhando, tanto para os usuários quanto para as empresas ou organizações para as quais projetamos.

    Princípio 5: tolerância a erros.

    “O projeto minimiza os riscos e as conseqüências adversas de ações acidentais ou não intencionais.”

    Os erros são inevitáveis ​​entre os seres humanos, daí o ditado “errar é humano”. O Design Universal visa projetar para todos os usuários, bem como projetar antecipadamente para diferentes ambientes e ações dos usuários; esse princípio leva você a pensar além da tela e com o sistema e o usuário interagirão entre si.

  • Organize os elementos de modo a minimizar perigos e erros: elementos mais usados, mais acessíveis, com elementos perigosos eliminados, isolados ou protegidos.
  • Forneça avisos sobre perigos e erros.
  • Forneça recursos à prova de falhas.
  • Desencoraje a ação inconsciente em tarefas que exigem vigilância.
  • Exemplo de design: reduza o erro de envio com a validação de formulário.

    A validação de formulário minimiza e evita erros do usuário. Existem três maneiras de validar entradas de formulário:

  • 1. Validação do formato de entrada: verifique se o usuário utilizou o formato correto para um campo de entrada. Por exemplo, o campo de entrada do endereço de email deve ter um formato iniciado com uma sequência de alfabetos ou letras, seguido de ‘@’ e um nome de domínio de email.
  • 2. Validação de dados: verifique se os dados inseridos pelo usuário estão no contexto correto. Por exemplo, muitos sistemas de reserva de hotéis precisam que as datas de check-in não sejam anteriores ao dia ‘atual’.
  • 3. Validação do servidor: a validação do formato de entrada e a validação de dados são aplicadas a um campo de entrada específico. A validação do servidor envia todos os dados de um formulário para o servidor e verifica se há um relacionamento correto de dados. Por exemplo, um formulário de login simples usaria a validação do servidor para verificar se o nome de usuário e a senha estão corretos.
  • O Twitter é um serviço de rede social online, que permite aos usuários enviar e ler mensagens de 150 palavras ou menos. O formulário de inscrição do Twitter apresenta mensagens de erro para erros de validação de formato de entrada. Ele verifica o formato correto de e-mail e senha.

    Princípio 6: Baixo esforço físico.

    “O design pode ser usado com eficiência e conforto e com um mínimo de fadiga.”

    Primeiro, não podemos associar esforços físicos ao uso da web. Qualquer um pode facilmente sentar e usar o mouse, mas a tecnologia agora está integrada e onipresente nos locais de trabalho. Muitas pessoas estão usando seus computadores por oito ou mais horas para executar tarefas no trabalho. A quantidade de tempo que gastamos em nossos computadores está sobrecarregando nossos corpos. De fato, as pessoas com deficiência física têm ainda mais dificuldade em usar a web do que os usuários normais. Por exemplo, aqueles com problemas de mobilidade reduzida podem ter dificuldade em mover o mouse para o destino desejado. É por isso que é essencial ter em mente que projetar para baixos esforços físicos sempre que trabalhamos.

    Diretrizes para baixo esforço físico.

  • Permita que o usuário mantenha uma posição corporal neutra.
  • Use forças operacionais razoáveis.
  • Minimize ações repetitivas.
  • Minimize o esforço físico sustentado.
  • Exemplo de design: Minimize a utilização do mouse com atalhos de teclado.

    Os atalhos do teclado reduzem a necessidade de passar do teclado para o mouse para tarefas simples. A maioria dos navegadores, como Chrome, Firefox e Safari, fornece atalhos de teclado para executar tarefas como copiar (Ctrl + C) e colar (Ctrl + V). Você pode criar excelentes experiências interativas adicionando atalhos de teclado apropriados. Eles melhorarão a navegação e tornarão os sites mais fáceis de usar para todos os usuários.

    O Asana é uma plataforma de gerenciamento de projetos baseada na Web. Ele permite que as equipes rastreiem e gerenciem itens de trabalho. O Asana possui um rico conjunto de atalhos de teclado. Esses atalhos reduzem o uso do mouse e minimizam ações repetitivas.

    Princípio 7: Tamanho e espaço para abordagem e uso.

    “Tamanho e espaço apropriados são fornecidos para abordagem, alcance, manipulação e uso, independentemente do tamanho do corpo, postura ou mobilidade do usuário”.

    Para os designers de produtos, o foco é nos fatores de forma, como tamanho e espaço envolvidos com o produto. Como designers digitais, nosso foco é menos nos fatores de forma, mas mais no que está na tela. Essa é uma mentalidade míope, porque é importante pensar fora da tela e considerar o ambiente de nossos usuários também, especialmente porque os usuários veem sites não apenas em desktops, mas também cada vez mais, em dispositivos móveis. Como você pode ver, a maioria das diretrizes para este princípio se aplica mais ao produto e ao design ambiental. No entanto, ainda podemos observar o princípio e suas diretrizes para criação de sites em Rio Preto para smartphones com design universal, para computadores e dispositivos móveis.

  • Forneça uma linha de visão clara para elementos importantes para qualquer usuário sentado ou em pé.
  • Torne o alcance de todos os componentes confortável para qualquer usuário sentado ou em pé.
  • Acomode variações no tamanho das mãos e dos dedos.
  • Forneça espaço adequado para o uso de dispositivos auxiliares ou assistência pessoal.
  • Exemplo de design: considere a área de destino do seu site quando ele estiver em dispositivos móveis.

    Em uma área de trabalho, um usuário interage com um site por meio de um pequeno ponteiro na tela. Em um dispositivo móvel, um usuário interage com um site usando o dedo indicador ou o polegar. Uma pequena área de destino pode ser um problema em dispositivos móveis, porque é mais difícil selecionar com precisão. De acordo com um estudo do MIT Touch Lab em 2003, o tamanho médio de um dedo indicador humano adulto é de 1,6 a 2 cm. Convertendo isso, temos aproximadamente 60 a 76 pixels em uma tela digital. Portanto, na próxima vez que você criar para dispositivos móveis, verifique se as áreas-alvo de toque levam em consideração os fatores físicos humanos.

    A Importância do Design Universal.

    O trabalho internacional mais importante sobre acessibilidade é a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). Nós a referimos como Convenção pelos legisladores e pela comunidade de pessoas com deficiência. É o primeiro grande tratado de direitos humanos do século XXI e protege os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência. Exige a remoção de barreiras ambientais e de atitude em espaços físicos e digitais. As Nações Unidas (ONU) adotaram a CDPD em 2007. Em julho de 2015, 157 países haviam ratificado a Convenção e 159 países a haviam assinado.

    A Convenção listou o Desenho Universal como uma das obrigações gerais de proteger os direitos das pessoas com deficiência. “Realizar ou promover a pesquisa e desenvolvimento de bens, serviços, equipamentos e instalações de design universal, conforme definido no artigo 2 da presente Convenção, que devem exigir a adaptação mínima possível e o menor custo para atender às necessidades específicas de uma pessoa com deficiência. Promover sua disponibilidade e uso, e promover o design universal no desenvolvimento de padrões e diretrizes – Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Artigo 4, 2006.

    Avançar do Design.

    Criar produtos acessíveis pode ser uma tarefa desafiadora. Às vezes, nós, como designers, não sabemos por onde começar. O Design Universal é uma abordagem sólida para o design, porque os sete princípios nos ajudam a considerar as necessidades de todos os usuários em geral. O Design Universal beneficia a todos, não apenas ao envelhecimento da população ou das pessoas com deficiência. Os Princípios do Design Universal são um ótimo recurso para usar quando queremos criar sites em Rio Preto acessíveis, que atendam e atendam ao maior número de usuários possível. Esses princípios ajudarão a guiar seu processo de design. Portanto, você deve incorporá-los a qualquer projeto que você faz desde o início.

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