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 16 de maio de 2025

As 10 metatags mais importantes na criação de sites em Ribeirão Preto

As 10 metatags mais importantes na criação de sites em Ribeirão Preto

by SET - Agência de Publicidade Rio Preto, Criação de Sites Rio Preto e Marketing Digital Rio Preto / sábado, 08 agosto 2020 / Published in Marketing em Ribeirão Preto

Algumas tags são vitais para a otimização para mecanismos de busca. Outros têm pouco ou nenhum impacto nos rankings. Aqui está todo tipo de meta tag que você precisa conhecer.

Em otimização para mecanismos de busca em Ribeirão Preto (SEO), às vezes tendemos a focar mais em um aspecto dos esforços de otimização do que em outros.

A construção de links (link building) é especialmente apontado como a “coisa mais importante a ser otimizada”.

De fato, como John Mueller, do Google, nos lembra; não há nada mais importante para tirar classificações extremamente altas.

Em vez disso, precisamos nos concentrar em uma estratégia abrangente de SEO. Parte dessa estratégia inclui o uso de meta tags HTML, um componente crucial para o sucesso do SEO.

Usar as meta tags corretas da maneira certa é a comunicação com os mecanismos de pesquisa:

  • Sobre o que é a sua página;
  • Como ler;
  • Quem deveria vê-lo.
  • Com isso em mente, vamos ver quais meta tags são cruciais para o SEO e como usá-las bem.

    1 – Tags do título.

    A tag title é sua âncora principal e a mais importante.

    O elemento < title > geralmente aparece como um título clicável nos SERPs e também aparece nas redes sociais em Ribeirão Preto e nos navegadores.

    As tags de título são colocadas no da sua página da web e devem fornecer uma ideia clara e abrangente do que é a página.

    Mas elas ainda têm um grande impacto nas classificações, como costumavam ser há muitos anos?

    Nos últimos anos, os fatores de comportamento do pesquisador foram discutidos como prova lógica de relevância e, portanto, um sinal de classificação, até os representantes do Google admitem seu impacto aqui e ali.

    O título da página ainda é a primeira coisa que um pesquisador vê nos SERPs e decide se é provável que a página responda à intenção da pesquisa.

    Um bem escrito pode aumentar o número de cliques e tráfego, que têm pelo menos algum impacto nas classificações.

    Uma experiência simples também pode mostrar que o Google não precisa mais da sua tag de título para incluir uma palavra-chave de correspondência exata para conhecer o tópico que a página cobre.

    Por exemplo, há alguns anos, uma pesquisa no Google por [“Criação de Sites Ribeirão Preto”] traria 2 dos cinco principais resultados com títulos que correspondiam exatamente à sua consulta.

    Hoje, porém, vemos uma imagem diferente com nem uma única correspondência exata.

    No entanto, também não há um resultado irrelevante: cada uma das páginas fornecidas explica sobre Criação de Sites Ribeirão Preto, e os títulos refletem isso.

    O que os mecanismos de pesquisa estão vendo o conteúdo inteiro, e eles tendem a avaliar o conteúdo como um todo, mas a capa de um livro ainda é importante, especialmente quando se trata de interação com os pesquisadores.

    Melhores Práticas.

  • Atribua a cada página um título exclusivo que descreva o conteúdo da página de forma concisa e precisa.
  • Mantenha os títulos com 50 a 60 caracteres (para não serem truncados nos SERPs). Lembre-se de que títulos longos são reduzidos para cerca de 600-700px no SERP.
  • Coloque palavras-chave importantes primeiro, mas de maneira natural, como se você escrevesse títulos para seus visitantes.
  • Use seu nome da marca no título, mesmo que ele não seja exibido nos SERPs, ainda fará diferença para o mecanismo de pesquisa.
  • Dica: use seu título para atrair atenção.

    A tag title é preciosa não apenas por ser uma propriedade privilegiada da SERP, mas também por funcionar como um título de guia no seu navegador da web. Isso pode ser usado para atrair a atenção do pesquisador.

    É uma abordagem exata usada pelo Facebook e LinkedIn para mostrar que você tem notificações e pode ser usada com um bom efeito.

    2 – Tags de meta descrição.

    A meta descrição também fica na de uma página da web e é comumente (embora nem sempre) exibida em um snippet SERP junto com um título e URL da página.

    E sim, a meta descrição em si não é um fator de classificação.

    Mas para quem tenta aumentar os cliques e aperfeiçoar os SERPs da marca, é uma oportunidade única.

  • A descrição ocupa a maior parte de um snippet SERP e convida os pesquisadores a clicar em seu site, prometendo uma solução clara e abrangente para a consulta.
  • A descrição afeta o número de cliques que você recebe e também pode melhorar a CTR e diminuir as taxas de rejeição se o conteúdo das páginas realmente cumprir as promessas. É por isso que a descrição deve ser tão realista quanto convidativa e refletir claramente o conteúdo.
  • Se sua descrição contiver as palavras-chave que um pesquisador usou em sua consulta de pesquisa, elas aparecerão no SERP em negrito. Isso ajuda muito você a se destacar e informar o pesquisador exatamente o que ele encontrará em sua página.
  • Não há como colocar todas as palavras-chave que você deseja classificar na meta descrição, e não há uma necessidade real disso, em vez disso, escreva algumas frases coesas descrevendo o assunto principal da sua página, com algumas palavras-chave incluídas.

    Uma boa maneira de descobrir o que escrever em sua meta descrição, o que funciona melhor para seu tópico em particular no momento, é fazer uma pesquisa de concorrência.

    Veja como seus competidores de mercado preenchem suas próprias descrições para ter uma ideia dos melhores casos de uso em cada caso específico.

    Melhores práticas.

    Dê a cada página uma meta descrição única que reflita claramente qual é o valor da página.

    Os snippets do Google normalmente atingem no máximo de 150 a 160 caracteres (incluindo espaços).

    Inclua suas palavras-chave mais significativas, para que elas sejam destacadas na SERP real, mas tome cuidado para evitar o excesso de palavras-chave. Não faça da sua descrição apenas uma combinação das palavras-chave que você está segmentando.

    Opcionalmente, use uma frase de chamariz atraente, uma proposição exclusiva que você oferece ou dicas adicionais sobre o que esperar como: ‘Aprenda’, ‘Compre’, ‘Cadastre-se’, etc.

    Meta tip.

    A meta descrição não precisa ser apenas uma frase ou duas.

    Conforme o Google nos informa, você também deve adicionar algumas informações sobre a página que o mecanismo de pesquisa utilizará para obter uma SERP mais rica.

    Alguns exemplos:

  • Para um artigo de autoria, você pode adicionar a data de publicação, nome do autor, etc.
  • Para uma página de produto, você pode inserir o preço e a validade do item.
  • 3 – Tags de cabeçalho (H1 a H6).

    Tags de cabeçalho são tags HTML usadas para identificar títulos e subtítulos em seu conteúdo de outros tipos de texto (por exemplo, texto de parágrafo).

    Atualmente, o uso de tags de cabeçalho é fonte de algum debate.

    Embora as tags H2 a H6 não sejam consideradas importantes para os mecanismos de pesquisa, o uso adequado da tag H1 foi enfatizado em muitos estudos da indústria.

    Ao mesmo tempo, Mueller continua nos dizendo que os títulos não são fatores de classificação, e definitivamente não no sentido de “hierarquia”, a tag H1 não é mais importante que H2, que não é mais importante que H3 e assim por diante.

    Em vez disso, devemos pensar que os cabeçalhos são cruciais para a organização do texto e do conteúdo, e devemos levá-lo a sério.

    A utilização das tags de cabeçalho certamente contribui para a arquitetura do conteúdo.

  • Para os mecanismos de pesquisa, é mais fácil ler e entender o conteúdo bem organizado do que rastrear problemas estruturais.
  • Para os usuários, os títulos são como âncoras em uma pagina de texto, guiando-os pela página e facilitando a compreensão.
  • Esses dois fatores aumentam a importância de uma otimização cuidadosa, onde pequenos detalhes se somam ao trabalho de SE), a facilidade de uso e podem levar a aumentos de classificação.

    Melhores práticas.

  • Mantenha seus títulos relevantes para a parte do texto que eles estão descrevendo. Só porque eles não são um fator de classificação, não significa que os mecanismos de pesquisa não os levem em consideração.
  • Sempre faça com que seus títulos reflitam o sentimento do texto sobre o qual eles são colocados. Evite títulos como “Capítulo 1 … Capítulo 2 … Capítulo 3 …”.
  • Não use demais as tags e as palavras-chave nelas. Mantenha-o legível para os usuários.
  • Sua tag de título e H1 devem corresponder?

    De acordo com as recomendações do Google, recomendamos que você corresponda ao título da sua página e ao H1, alterando um pouco a ordem, alternando aqui e ali.

    Portanto, se você está lutando para encontrar o H1 perfeito, basta usar seu título novamente.

    4 – Atributos Alt da imagem.

    O atributo Alt da imagem é adicionado a uma tag de imagem para descrever seu conteúdo.

    Os atributos Alt são importantes em termos de otimização na página por dois motivos:

  • O texto alternativo é exibido aos visitantes se nenhuma imagem específica puder ser carregada (ou se as imagens estiverem desativadas).
  • Os atributos Alt fornecem contexto porque os mecanismos de pesquisa não podem “ver” (ainda) imagens.
  • Para lojas virtuais em São José do Rio Preto, as imagens geralmente têm um impacto crucial na maneira como um visitante interage com uma página.

    O Google também diz isso: ajudar os mecanismos de busca a entender o que são as imagens e como elas funcionam com o restante do conteúdo pode ajudá-los a exibir uma página para consultas de pesquisa adequadas.

    Uma descrição detalhada da imagem, também é vital se você deseja classificar no Google Imagens.

    Lembre-se, no entanto, da importância da relevância: não é apenas que o texto alternativo, os títulos e as legendas precisam ser relevantes para a imagem, mas a própria imagem também deve ser colocada em seu contexto relevante e apropriado.

    Melhores práticas.

  • Faça o possível para otimizar as imagens mais importantes (imagens de produtos, infográficos ou imagens de treinamento), imagens que provavelmente serão procuradas na pesquisa de imagens do Google.
  • Adicione texto alternativo em páginas onde não há muito conteúdo além das imagens.
  • Mantenha o texto alternativo claro e descritivo o suficiente, use suas palavras-chave razoavelmente e verifique se elas se encaixam naturalmente em toda a tela do conteúdo da página.
  • 5 – Atributos nofollow.

    Links externos são os links do seu site que apontam para outros sites.

    Naturalmente, eles são usados ​​para se referir a fontes comprovadas, direcionar as pessoas para outros recursos úteis ou mencionar um site relevante por algum outro motivo.

    Esses links são muito importantes para o SEO: eles podem fazer com que seu conteúdo pareça mais abrangente e relevante e com fontes confiáveis.

    O Google é conhecido por sua antipatia severa a qualquer tática manipuladora de vinculação, que pode levar a uma penalidade, e ele fica cada vez mais inteligente em detectá-las.

    Além disso, na era da web semântica, o Google pode tratar as fontes que você chama de contexto, para entender melhor o conteúdo da sua página.

    Por esses dois motivos, definitivamente vale a pena prestar atenção em onde você vincula e como.

    Por padrão, todos os hiperlinks são seguidos e, quando você coloca um link em seu site, basicamente “dá um voto de confiança” à página vinculada.

    Quando você adiciona um atributo nofollow a um link, ele instrui os robôs dos mecanismos de pesquisa a não seguirem o link (e a não transmitirem nenhuma relevância de link).

    Mantendo seu SEO limpo, você preservaria um equilíbrio saudável entre os links seguidos e os não seguidos em suas páginas, mas normalmente definiria os seguintes tipos de links para nofollow:

  • Links para qualquer recurso que possa ser considerado como “conteúdo não confiável”.
  • Quaisquer links pagos ou patrocinados (você não gostaria que o Google o visse vendendo seu “voto”).
  • Links de comentários ou outros tipos de conteúdo gerado pelo usuário que podem receber spam fora do seu controle.
  • Os links internos de “Fazer login” e “Registrar”, que são apenas um desperdício de indexação e rastreamento.
  • 6 – Meta tag robots.

    Uma meta tag robots no nível da página com o atributo content=”noindex” instrui os mecanismos de pesquisa a não indexar nenhuma página.

    Um atributo nofollow instrui a não seguir nenhum link nessa página.

    Embora essas tags não se correlacionem diretamente com as classificações, em alguns casos, elas podem ter algum impacto na aparência do site aos olhos dos mecanismos de pesquisa em geral.

    Por exemplo, o Google não gosta muito de conteúdo hiper otimizado.

    São páginas com pouco valor para os usuários, mas que são necessárias no site por algum motivo.

    Você também pode ter páginas de “rascunho” ou de espaço reservado que você precisa publicar enquanto elas ainda não foram finalizadas ou otimizadas da melhor forma possível.

    Você provavelmente não gostaria que essas páginas fossem levadas em consideração ao avaliar a qualidade geral do seu site.

    Em alguns outros casos, convém que algumas páginas fiquem fora do SERPs, pois apresentam algum tipo de acordo especial que deveria ser acessível apenas por um link direto (por exemplo, em um boletim informativo).

    Por fim, se você tiver uma opção de pesquisa em todo o site, o Google recomenda fechar páginas de resultados personalizadas, que podem ser rastreadas indefinidamente e desperdiçar os recursos do robô em nenhum conteúdo exclusivo.

    Nos casos acima, as tags noindex e nofollow são de grande ajuda, pois fornecem a você um certo controle sobre o site, como é visto pelos mecanismos de pesquisa.

    Melhores práticas.

  • Feche páginas desnecessárias/inacabadas com conteúdo hiper otimizado, com pouco valor e sem intenção de aparecer nas SERPs.
  • Feche as páginas que desperdiçam excessivamente o orçamento de rastreamento.
  • Tenha cuidado para não restringir por engano páginas importantes da indexação.
  • 7 – Tag de link rel=”canonical”.

    A tag de link rel=”canonical” é uma maneira de informar aos mecanismos de pesquisa qual versão de uma página você considera a principal e gostaria de ser indexada pelos mecanismos de pesquisa e encontrada pelas pessoas.

    É comumente usado nos casos em que a mesma página está disponível em vários URLs diferentes ou várias páginas diferentes e têm conteúdo muito semelhante, cobrindo o mesmo assunto.

    O conteúdo duplicado interno não é tratado tão estritamente quanto o conteúdo copiado, pois geralmente não há intenção manipuladora por trás dele.

    No entanto, isso pode se tornar uma fonte de confusão para os mecanismos de pesquisa: a menos que você indique qual URL é o que você prefere classificar, os mecanismos de pesquisa podem escolher para você.

    O URL selecionado é rastreado com mais frequência, enquanto os outros são deixados para trás.

    Você pode ver que, embora quase não exista risco de penalidade, esse estado de coisas não é o ideal.

    Outro benefício é que a canonização de uma página facilita o rastreamento de estatísticas de desempenho associadas ao conteúdo.

    O uso de um rel=“canonical” para conteúdo duplicado ajuda o Google a consolidar todos os seus esforços e a transmitir os sinais de link de todas as versões da página para a preferida.

    É aí que o uso da tag canônica pode ajudá-lo a direcionar o esforço de SEO em uma direção.

    Melhores práticas de SEO.

  • Páginas com conteúdo semelhante sobre o mesmo assunto.
  • Páginas duplicadas disponíveis em vários URLs.
  • Versões da mesma página com IDs de sessão ou outros parâmetros de URL que não afetam o conteúdo.
  • Use a tag canonical para páginas quase duplicadas com cuidado: se as duas páginas conectadas por uma tag canônica diferirem muito no conteúdo, o mecanismo de pesquisa simplesmente desconsidera a tag.
  • 8 – Dados estruturados.

    O dado estruturado é uma técnica específica de organização dos dados em cada uma das suas páginas da web de uma maneira reconhecida pelos mecanismos de pesquisa.

    É um ótimo recurso a ser implementado porque é um verdadeiro ganha-ganha.

    Tendo uma marcação de esquema estruturada:

  • É um grande impulso para o seu UX (experiência do usuário).
  • Carrega enorme valor de SEO.
  • Uma “web semântica” é uma “web significativa”, em que o foco muda de instâncias de palavras-chave e backlinks apenas, para conceitos por trás deles e relacionamentos entre esses conceitos.

    A marcação de dados estruturados é exatamente o que ajuda os mecanismos de pesquisa a ler não apenas o conteúdo, mas também a entender a que determinadas palavras se relacionam.

    As SERPs evoluíram tanto que talvez você nem precise clicar nos resultados para obter uma resposta para sua consulta.

    Mas se alguém estiver prestes a clicar, um snippet rico, com uma boa imagem, uma classificação 5 estrelas, faixa de preço especificada, status do estoque, horário de funcionamento ou o que for útil, provavelmente chamará a atenção e atrairá mais cliques do que um resultado de texto sem formatação.

    A atribuição de tags de esquema a certos elementos da página torna seu snippet SERP rico em informações úteis e atraentes para os usuários.

    E, voltando à estaca zero, fatores de comportamento do usuário, como CTR e taxa de rejeição, contribuem para a maneira como os mecanismos de pesquisa decidem classificar seu site.

    Melhores práticas de SEO.

  • Estude os esquemas disponíveis em schema.org.
  • Crie um mapa das suas páginas mais importantes e decida sobre os conceitos relevantes para cada uma.
  • Implemente a marcação com cuidado (usando o assistente de marcação para dados estruturados, se necessário).
    Teste minuciosamente a marcação para garantir que não seja enganosa ou adicionada incorretamente.

    9 – Meta tags de mídia social.

    O Open Graph foi introduzido inicialmente pelo Facebook para permitir que você controle a aparência de uma página quando compartilhada nas mídias sociais.

    Agora também é reconhecido pelo LinkedIn.

    Os cartões do Twitter oferecem aprimoramentos semelhantes, mas são exclusivos do Twitter.

    Aqui estão as principais tags Open Graph:

  • og: title – aqui você coloca o título ao qual deseja exibir quando sua página está vinculada.
  • og: url – o URL da sua página.
  • og: description – a descrição da sua página. Lembre-se de que o Facebook exibirá apenas cerca de 300 caracteres de descrição.
  • og: image – aqui você pode colocar o URL de uma imagem que você deseja exibir quando sua página estiver vinculada.
  • Use as metatags específicas de mídia social para melhorar a aparência dos seus links.

    Não é um ajuste enorme e não influencia seus rankings nos mecanismos de busca.

    No entanto, configurando a aparência dos links para suas páginas, você pode aumentar bastante suas métricas de CTR e UX.

    Melhores práticas de SEO.

  • Adicione metadados básicos e relevantes usando o protocolo Open Graph e teste os URLs para ver como eles serão exibidos.
  • Configure os cartões do Twitter e valide-os quando terminar.
  • 10 – Meta tag viewport.

    A meta tag viewport permite configurar como uma página seria dimensionada e exibida em qualquer dispositivo.

    Onde “width=largura do dispositivo” fará a página corresponder à largura da tela em pixels independentes do dispositivo e “scale inicial=1” estabelecerá uma relação 1:1 entre pixels CSS e pixels independentes do dispositivo, levando em consideração a orientação da tela.

    A meta tag viewport não tem nada a ver com classificações diretamente, mas sim com a experiência do usuário.

    É especialmente importante considerando a variedade de dispositivos que estão sendo usados ​​atualmente e a mudança perceptível para a navegação móvel.

    Como acontece com muitas das tags e ajustes que discutimos neste artigo, cuidar da meta tag viewport será algo que seus usuários apreciarão.

    Se você negligenciar isso, sua CTR e taxas de rejeição podem ser afetadas.

    Conclusão.

    Para obter o máximo de sua estratégia na página, não negligencie os pequenos ajustes que contribuem para o quadro geral.

    Algumas meta tags permanecem obrigatórias, pois constituem a taxonomia de sua página.

    Outras tags podem não ser vitais, mas podem permitir que você tenha um snippet rico à frente dos concorrentes que simplesmente não se importam.

    Pequenas mudanças que melhoram a experiência do usuário e ajudam os mecanismos de pesquisa a entender melhor seu site serão apreciadas por ambos os lados e, com certeza, compensarão no longo prazo.

    Talvez você não tenho conhecimento e nem tempo para realizar estas mudanças no código do seu site, mas a SET Marketing Digital é especialista em otimização para mecanismos de busca.

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