Como saber se você tem um site em Ribeirão Preto ruim?
Não me refiro a um design dos anos 90 que é tão ruim que é bom. Estamos falando sobre o tipo de site de negócios que parece bom à primeira vista, mas está secretamente prejudicando a experiência do cliente, e as vendas.
Os problemas do site vêm em todas as formas e tamanhos, mas geralmente se enquadram em uma das três categorias: problemas de experiência do usuário (UX), problemas de conteúdo e problemas com o design ou construção em si.
Vamos falar sobre os sinais comuns de uma criação de sites em Ribeirão Preto ruim, e como consertar esses erros de design da web.
O que torna um site ruim: a lista de verificação.
Se você puder dizer sim a 3 ou mais dos pontos desta lista, há uma boa chance de que você tenha um site ruim. Mas, acertar mesmo 1 desses pontos pode ser o suficiente para afastar um cliente em potencial:
Todos esses erros se enquadram nas categorias de experiência do usuário, conteúdo ou design e construção.
Agora, veremos exatamente como cada ponto da lista é um sinal de um site ruim e como isso prejudica o seu negócio.
Problemas ruins de UX em sites.
Uma ótima experiência do usuário oferece caminhos claros e lógicos para as informações, com o conteúdo e as mensagens certos entregues nos estágios certos da jornada do cliente.
Se o seu site tem grandes problemas de UX, ele evita que as pessoas realizem os tipos de ações que você deseja: cliques, downloads, preenchimentos de formulários e compras. Aqui estão 7 problemas de UX encontrados em um site ruim.
1 – Muitos menus ou opções de menu.
Estudos mostraram que, quando dadas muitas opções, o cérebro humano pode ficar tão ansioso que não escolherá nada. Você não quer criar essa situação com os menus do seu site, não é.
Se o seu site tiver menus em vários lados da página, ou muitas opções suspensas em cada título do menu principal, os olhos do visitante podem confundir rapidamente. A probabilidade de eles encontrarem as informações de que precisam para converter é quase nula.
2 – Caminho pouco claro para informações importantes.
Da mesma forma que muitas opções são um problema, não ser capaz de encontrar uma opção também mata a conversão.
A maioria dos usuários da internet está acostumada a um padrão comum de como e onde encontrarão informações em um site de negócios. Colocar conteúdo em locais anormais, ocultar menus ou colocar informações importantes atrás de muitos cliques criará confusão desnecessária.
O resultado pode ser que seus visitantes desistam e sigam para o site de seus concorrentes.
3 – Navegação sem conteúdo relacionado.
Um dos maiores erros de design da web que vemos entre as pequenas empresas é a “navegação da toca do coelho”, ou a falta de oportunidades laterais (conteúdo relacionado ou em destaque atraente) para ajudar um cliente em potencial a descobrir mais conteúdo.
Se você deixar o leitor chegar ao final de uma postagem ou projeto e não oferecer uma próxima etapa, estará encerrando sua jornada, e criando uma janela para sair.
4 – Página 404 é um beco sem saída.
A página 404 é o que o visitante vê se cometer um erro de digitação no URL ou clicar em um link para uma página que não existe mais. Verifique o registro de erros do seu site ou o Google Search Console para ver com que frequência isso acontece com o seu público.
Não encontrar o conteúdo desejado é frustrante. Se sua página 404 oferece nada mais do que um pedido de desculpas e o botão ‘voltar’, ou um simples link para sua página inicial, você está perdendo uma grande oportunidade de transformar uma experiência negativa em um resultado positivo. Esta página deve criar uma ponte atraente de volta às principais áreas do seu site, não um beco sem saída.
Leia também: As 10 metatags mais importantes na criação de sites em Ribeirão Preto
5 – Links que deixam seu site para trás.
Falando em becos sem saída, quando um visitante sai do seu site, as chances de conversão despencam. Seu site tem links no texto ou no design que abrem novos conteúdos na mesma guia do navegador? Você está substituindo voluntariamente o seu próprio site pelo de outra pessoa.
O mesmo se aplica a qualquer outro conteúdo vinculado em seu site, incluindo seus ícones de mídia social ou botões de CTA para páginas de terceiros. Não confie em seus visitantes para usar o botão Voltar!
6 – Muitas frases de destaque ou intrusões.
Lembra-se de quantos menus ou opções de menu podem fazer com que um visitante não escolha nenhuma opção? O mesmo acontece com o conteúdo que interrompe o fluxo natural em seu site. Isso inclui muitas frases de destaque para visitar outra página e intersticiais intrusivos (pop-ups).
Textos explicativos e pop-ups devem ser usados com cautela, ou você apenas vai irritar o visitante para que ele saia. Existem também regras de otimização para mecanismos de busca SEO para o design pop-up, caso contrário, você corre o risco de prejudicar sua classificação.
7 – Palavras pouco claras em botões/menus.
Pode ser muito tentador usar palavras engraçadas e peculiares em seus botões de call to action (CTA) ou itens de menu. Mas se a maior parte do seu público não entender, eles nunca clicarão para ver esse conteúdo. Isso é especialmente prejudicial se os botões levam a páginas do funil inferior, onde ocorrem conversões.
Algumas empresas obtêm sucesso usando frases inteligentes em seus botões de CTA, isso depende tanto do texto quanto de seu público e setor. As imagens circundantes e o texto também podem influenciar se a intenção de um botão é entendida ou não.
Pesquisas e testes podem ajudá-lo a decidir se vale a pena apostar no texto indireto.
Problemas de conteúdo ruim do site.
Muitos sites têm ótimos fluxos de usuários, mas ainda apresentam uma taxa de rejeição anormalmente alta. Ou uma taxa de conversão baixa. Dê uma olhada honesta em seu conteúdo, para ver se a aparência do seu site ou se os elementos criativos estão afastando os clientes.
8 – Propósito pouco claro.
Quando alguém visita seu site, essa pessoa consegue entender imediatamente quem você é e quais serviços ou recursos você oferece? Em vez de conteúdo proposital em banners de página e frases de destaque, um site ruim pode ter:
Leva apenas 50 milissegundos (0,05 segundos) para um visitante formar uma impressão de seu site e decidir ficar ou sair. Deixe essa impressão forte e clara.
9 – Mensagens fora da marca.
E se a primeira impressão for totalmente clara, mas totalmente errada? Vemos alguns desses erros de mensagens em sites com muita frequência:
Seu site representa sua empresa da mesma maneira que um representante de vendas ou de atendimento ao cliente. Se não ressoar com o visitante, eles não ficarão por perto.
10 – Gramática ruim.
Uma coisa é usar uma linguagem coloquial em seu site e outra ter uma gramática incorreta involuntariamente.
Um erro aqui e ali não prejudicará seu ranking de pesquisa. No entanto, a gramática e a ortografia são sinais de qualidade entre os mais de 200 fatores de classificação do Google.
11 – Conteúdo visual pobre.
Estilo desatualizado, banco de imagens simples, imagens ou vídeos de baixa qualidade e tipografia ilegível ou incompatível são enormes barreiras para manter os visitantes em seu site.
Frequentemente, redesenhamos sites para empresas e negócios com conteúdo muito desatualizado. Eles têm uma reputação excepcional construída em décadas de experiência, mas os clientes e outros profissionais do setor reclamaram que seus sites estão sem conteúdo importante ou se sentem pouco profissionais devido a um design desatualizado.
Seu site precisa ser visualmente atraente, legível e evocar um senso de confiança e liderança.
Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre estratégia de conteúdo para a criação de sites em Ribeirão Preto
12 – Sem segmentação de público.
Seu site tem navegação, conteúdo e mensagens claras para cada um dos grupos que o usam? A maioria das empresas tem mais de um público acessando seu site. Por exemplo:
Agrupar todos os seus visitantes em potencial em uma experiência geral do usuário cria barreiras desnecessárias para a conversão. Cada clique extra que eles precisam dar ao tentar encontrar o que precisam os força a escolher se vale a pena o esforço.
13 – Tentando acertar 2 públicos principais.
Se você tentar agradar a todos, não vai agradar a ninguém. É importante entender isso ao planejar seu site. De menus a botões de imagens e texto, tudo isso precisa ser criado com uma persona em mente.
Ao tentar atender igualmente a 2 públicos distintos, você acabará com uma experiência de usuário confusa que não fará um bom trabalho para ninguém.
14 – Não é sobre o cliente.
A sua página inicial está cheia de comentários humildes sobre a sua grandeza? Você pode realmente ser o melhor do setor, mas ninguém ouvirá se seu conteúdo for lido como um vendedor insistente.
Os sites não são mais apenas brochuras online que promovem o seu negócio, e se o seu parece um, provavelmente é um site ruim. As pessoas vão a um site de negócios para entender como você pode resolver seus problemas. Quanto menos você falar sobre as dores e ganhos de seus clientes, menos conversões obterá.
15 – Otimização incorreta ou ignorada.
Você pode praticamente arruinar todo o tempo e esforço despendidos no design de seu site economizando no SEO. Se os motores de buscas não conseguem entender seu site, ou entendem mal, você definitivamente está prejudicando seu negócio.
Aqui está uma lição difícil: o Google não deve nada a você. Só porque você tem um site, não significa que ele terá uma boa classificação, alguma classificação ou mesmo aparecer nas pesquisas certas. O SEO é um jogo contínuo e depende de você se adaptar a cada vez que as regras mudam.
Erros comuns de SEO incluem:
A otimização incorreta traz o tráfego errado, o que resulta em sinais de engajamento negativos (dizendo ao Google para classificá-lo mais baixo) e conversões insatisfatórias. A otimização errada destrói inteiramente a chance de as pessoas encontrarem seu site.
Problemas de design e construção de site ruim.
Às vezes, os problemas do site estão concentrados no design da página, na estrutura ou mesmo em como e onde ela está hospedada. Os últimos itens de nossa Lista de verificação de sites ruins estão relacionados ao design e à construção do seu site.
16 – Não compatível com dispositivos móveis.
Dado o cenário digital atual, um dos piores erros de design da web que você pode cometer é ter uma experiência móvel ruim. Seus clientes estão usando ótimos sites o dia todo. Se eles vierem para o seu e as imagens e textos não forem dimensionadas para telas de dispositivos móveis, as opções de menu são muito pequenas para tocar, ou se algum conteúdo não for exibido corretamente, eles estão fora.
A acessibilidade móvel é importante tanto para seu SEO quanto para a experiência do usuário. Com tantas plataformas acessíveis e soluções de design disponíveis, não há desculpa para ter um site que não é responsivo!
Leia também: Acessibilidade na criação de sites em Rio Preto e criação de sites em Ribeirão Preto
17 – As páginas carregam muito devagar.
A capacidade de resposta móvel e a velocidade da página andam de mãos dadas. Isso é igualmente verdadeiro do ponto de vista de UX e SEO, o Google espera isso, seu público espera, e você não pode deixar de fazê-lo.
O carregamento lento da página pode ser um problema com o servidor onde o seu site está hospedado e pode ser necessário executar atualizações ou obter suporte técnico. Também pode ser que você tenha imagens gigantes ou conteúdo de vídeo que desacelere as coisas. Problemas no código do seu site também podem afetar a velocidade.
Seja qual for o motivo, um site lento parece pouco profissional e custa visitantes.
18 – Não seguro.
Se o seu site não estiver hospedado com segurança, se os URLs da sua página começarem com http em vez de https, isso envia sinais de alerta que você não deseja que seus clientes vejam.
O Google favorece sites seguros, então imediatamente você envia sinais negativos de classificação. O Chrome e outros navegadores também avisam as pessoas se elas estão prestes a visitar um site não seguro. Se o seu público se preocupa com sua privacidade e dados (e quem não?), este aviso combinado com a abundância de outros resultados de pesquisa pode afastá-lo.
A segurança do site se estende além da sua hospedagem e inclui todas as peças que compõem o seu site.
19 – Sobrecarga de informação.
Quando os visitantes chegam ao seu site, eles são chocados com quantidades enormes de texto? Cada página está cheia de parágrafos grossos e poucas ou nenhuma imagem?
Projetar para a web é criar conteúdo facilmente digerido. Isso significa parágrafos curtos, texto digitalizável, muitas áreas de conteúdo visual e espaço em branco e entrega de informações concisas. Isso é especialmente importante para leitores móveis, o que parece bom para você em um desktop pode parecer uma rolagem interminável em um smartphone.
20 – Design extremamente minimalista.
No lado oposto do espectro de sites ruins, seu site pode ser um vazio de informações. Um design de página de destino excessivamente minimalista com apenas uma palavra e um menu, ou algumas palavras vagas que pretendem ser misteriosas e intrigantes, não é apropriado para a maioria dos tipos de negócios.
É tentador experimentar um web design moderno ou exclusivo para mostrar o espírito inovador da sua empresa, mas sempre coloque a experiência do usuário em primeiro lugar. Se o design futurista de seu site enterra menus em lugares estranhos ou difíceis de encontrar, especialmente em dispositivos móveis, os visitantes não se importarão em olhar.
Leia também: O que é criação de sites em Ribeirão Preto?
Como consertar os erros de sites ruins?
Agora vamos falar sobre como transformar um site ruim em um ótimo!
Isolar problemas de experiência do usuário.
Para confirmar se você tem problemas de UX com menus, navegação, chamadas confusas, conteúdo intrusivo ou texto de botão pouco claro, você pode usar uma ferramenta de mapa de calor como o Hotjar. As gravações de sessões ao vivo podem ajudá-lo a ver claramente se os visitantes estão expandindo seus menus, mas saindo sem escolher uma opção, ou passando o mouse sobre vários menus, mas sem saber onde clicar.
Você também pode configurar eventos de clique no Gerenciador de tags do Google e, em seguida, visualizar relatórios do Google Analytics por dispositivo, navegador e outras dimensões para obter mais detalhes sobre como e por que o problema pode estar acontecendo.
Se você estiver fazendo alterações em seus textos, imagens, menus ou layouts de página para corrigir problemas de experiência do usuário, o teste A/B é uma maneira inteligente de implementar alterações. Dessa forma, você pode experimentar diferentes opções criativas para ver qual elemento ajustado resolve melhor o problema.
Por exemplo, você pode testar 2 layouts de menu diferentes ou 2 versões de uma página com um CTA colocado em locais diferentes.
Certifique-se de que cada opção de navegação esteja claramente identificada em uma linguagem que seu público-alvo entenda e que esteja localizada em um local que faça sentido, tanto nos menus quanto nas páginas. Os agrupamentos de conteúdo precisam ser lógicos, como livros em uma estante de biblioteca.
Limite suas melhorias de experiência do usuário sempre definindo links dentro da página ou links para abrir em uma nova guia. Isso significa que, aonde quer que seu visitante vá, ele terá que voltar ao seu site em algum momento. E essa é uma oportunidade de se engajar novamente.
E não negligencie sua página 404! Uma página 404 atenciosa pode encantar, entreter, informar e ajudar o visitante a encontrar algo que satisfaça sua pesquisa. Forneça links para conteúdos importantes ou ofereça uma imagem divertida ou download de conteúdo secreto que transforme uma experiência frustrante em benéfica.
Reestruture, revise, reescreva e otimize seu conteúdo novamente.
Reúna opiniões honestas sobre o texto do seu site e as mensagens de pessoas que correspondem ao seu público-alvo. Frequentemente, não conseguimos ver nossas próprias mensagens fracas ou erros gramaticais, e o problema também pode ser que o texto faz mais sentido para o redator do que para seus clientes.
Dicas para textos do site.
Quando se trata de conteúdo visual, se a atualização de fotografia personalizada não for uma opção, existem muitas ferramentas de design gratuitas que você pode usar para melhorar as fotos e os gráficos em seu site. Certifique-se de que as imagens estejam com o tamanho correto para tempos de carregamento ideais.
Se o seu trabalho for criação de sites WordPress em Ribeirão Preto, existem plug-ins que podem ajudar na otimização rápida de imagens, incluindo a otimização padrão para todas as imagens carregadas e a otimização em massa para toda a sua biblioteca de mídia.
No que diz respeito a SEO, você pode fazer cursos online gratuitos para aprender o básico para um bom site. Certifique-se de compreender os princípios da intenção de pesquisa e, em caso de dúvida, use um plug-in de SEO útil como o Yoast SEO para otimização.
Planeje um redesenho.
Se a revisão desses erros de design da web revelou problemas com o design ou a construção do seu site, pode valer a pena investir em um redesenho do site. Tome nota se você identificou estes problemas:
Um novo web design pode parecer assustador, mas você não está limitado aos limites de um site temático ou passando por uma construção personalizada e cara! Na verdade, nós somos especializamos na criação da solução perfeita de website para pequenas e médias empresas, incluindo designs web acessíveis, totalmente gerenciados e amigáveis com SEO para pequenas empresas.
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