Impulsione seu marketing de conteúdo com algumas das melhores ferramentas para pesquisa de conteúdo, análises, colaboração e SEO.
Após o trabalho de criação de sites em Rio Preto você precisará criar a sua estratégia de marketing de conteúdo em São José do Rio Preto, além da quantidade exaustiva de pesquisa de conteúdo que você precisa realizar, você também precisa gastar horas, senão dias, escrevendo e aprimorando o próprio conteúdo.
Afinal, você deseja que seu conteúdo tenha relevância quando se trata de ser notado por mecanismos de pesquisa e usuários.
Ter o conjunto certo de habilidades é um bom começo, mas se você realmente deseja produzir conteúdo que se destaque da concorrência, também precisa das ferramentas certas em seu arsenal.
Neste artigo, descobriremos as melhores e mais brilhantes ferramentas para melhorar seu conteúdo, impressionar os leitores e gerar conversões.
Essas ferramentas abrangem diferentes áreas de desenvolvimento de conteúdo, incluindo pesquisa, edição e análise.
Vamos lá.
Pesquisa de Conteúdo.
Na redação de conteúdo, o desafio começa muito antes de você digitar a primeira palavra.
Muitas vezes, há um longo processo de pesquisa envolvido quando se trata de gerar ideias de conteúdo, definir o escopo da concorrência e identificar as palavras-chave-alvo corretas.
Felizmente, existem dezenas de ferramentas de pesquisa de conteúdo disponíveis que podem ajudá-lo a agilizar o processo e apresentar ideias de conteúdo exclusivas regularmente.
1 – BuzzSumo.
O BuzzSumo simplifica todo o processo de pesquisa de conteúdo, obtendo posts populares com base em palavras-chave.
Esses resultados podem ser classificados de acordo com seu alcance nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Pinterest.
Isso permite que você vasculhe a web em busca de ideias de conteúdo que despertem o interesse do seu público-alvo.
Você também pode usar filtros personalizados para refinar ainda mais sua pesquisa.
Por exemplo, você pode procurar especificamente por postagens “como fazer”, restringir sua pesquisa a um país específico, excluir um determinado domínio e muito mais.
2 – Ubersuggest.
Embora pretenda ser uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave, o Ubersuggest também pode ajudá-lo a encontrar ideias de conteúdo que chamarão a atenção do seu público.
Ele funciona expandindo a palavra-chave semente usando sugestões do Google Suggest e do Google Ads Keyword Planner.
Em alguns casos, os resultados do Ubersuggest incluem ideias de palavras-chave que podem ser usadas imediatamente como títulos de conteúdo. Geralmente, são palavras-chave de “cauda longa” que incluem três ou mais termos.
Para priorizá-los em sua pesquisa, clique na pequena seta para baixo ao lado da coluna “Palavra-chave”.
Com o Ubersuggest, você tem um suprimento quase infinito de ideias de conteúdo de pesquisa.
3 – LeadFWD.
Leadfwd é um site onde você pode transformar um visitante desconhecido em um potencial cliente potencial.
Isso significa que, se um visitante aparentemente anônimo se aventurar em seu site, você poderá capturar as informações dele, acompanhar e transformá-lo em um cliente.
Esta é uma ferramenta muito valiosa, principalmente para profissionais de marketing. A geração de leads é uma das tarefas mais importantes para qualquer empresa de marketing digital.
Embora o nome possa sugerir que não é uma ferramenta que ajuda na criação de conteúdo, o oposto é verdadeiro.
Como ele informa como um visitante passou o tempo em seu site e mostra o gráfico da sessão, você pode usar esse insight para alterar seu conteúdo e fazer com que as pessoas passem mais tempo em seu site.
Na verdade, com o uso de inteligência artificial (IA), a ferramenta pode varrer seu site em tempo real para fornecer dezenas de insights que ajudam na geração de leads e criação de conteúdo.
Por exemplo, o sobre a empresa, informações de contato, nosso time, redes sociais e muito mais são rastreados para entrar em contato com o cliente em potencial e adaptar seu conteúdo para o público certo.
4 – Awario.
Awario é uma ferramenta única que permite monitorar e ouvir as conversas das pessoas nas redes sociais.
Com esse feedback em mãos, você pode identificar e corrigir melhor os erros que está cometendo com seu conteúdo.
Qual a melhor maneira de melhorar seu conteúdo do que obter feedback diretamente dos usuários?
Esta ferramenta permite que você ignore pesquisas e chatbots e, em vez disso, obtenha informações diretamente da fonte.
Você pode usar essas informações para criar uma experiência melhor para os usuários do seu site.
5 – Gerador de ideias de conteúdo da Portent.
O Gerador de ideias de conteúdo da Portent é outra ferramenta incrível que pode fornecer uma variedade de ideias de conteúdo em segundos.
E o que é melhor, é uma ferramenta totalmente gratuita, simples de usar e que oferece um suprimento infinito de tópicos de conteúdo que você pode facilmente transformar em postagens de blog.
Você costuma ter dificuldade para escrever títulos de blog que mereçam ser clicados? Essa ferramenta ajudará você a superar o bloqueio de escritor e a criar títulos envolventes que seu público não pode deixar de clicar.
6 – Quora.
Às vezes, a melhor fonte de ideias de conteúdo que chamam a atenção é a própria comunidade online.
Usar sites de perguntas e respostas como o Quora, por exemplo, é uma ótima maneira de ficar em contato com o que seu público-alvo está perguntando.
Basta usar o recurso de pesquisa integrado e um punhado de sugestões úteis aparecerá.
Você pode vasculhar os resultados do Quora para obter ideias de postagens em blogs, perguntas para suas páginas de FAQ e muito mais.
Você pode até mesmo aproveitar o Quora para promover seu conteúdo, oferecendo-o como uma resposta.
Isso pode ajudar seu conteúdo a alcançar as pessoas certas, atrair backlinks em potencial e gerar leads para sua empresa.
7 – Reddit.
Reddit é outro fórum online repleto de ideias de conteúdo fornecidas por sua enorme base de usuários.
Ele serve como um site de discussão que tem subcomunidades ou “subreddits” específicos para cobrir tudo, desde marketing de conteúdo até reparos domésticos.
Você pode usar o Reddit pedindo feedback e insights a quem pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo.
Em alguns casos, isso também ajudará você a encontrar oportunidades de parceria com outros profissionais de marketing de conteúdo e atrair backlinks para seu site.
8 – AnswerThePublic.
AnswerThePublic é uma ferramenta gratuita de geração de ideias de conteúdo que funciona fornecendo uma “web” de termos ou tópicos que os usuários costumam pesquisar na web.
Basta inserir um tópico principal (por exemplo, “marketing do Facebook”) e o AnswerThePublic fornecerá uma visualização dos tópicos que você pode transformar em artigos de blog ou páginas da web.
Essa ferramenta também fornece dados limitados sobre como esses termos de pesquisa são usados, quais termos relacionados existem, se os tópicos são enquadrados como uma pergunta ou uma comparação e muito mais.
Isso certamente é útil se você não souber o que escrever no seu blog ou canais de mídia social.
Colaboração.
Os profissionais de marketing de conteúdo geralmente trabalham melhor em equipe.
Isso ocorre porque quanto mais mãos você tem em seu projeto, mais ideias de conteúdo você tem à sua disposição e mais poder humano você tem para criar algum conteúdo incrível.
Em uma configuração ideal, geralmente há:
Você pode até adicionar um designer gráfico para criar imagens ou infográficos envolventes.
Para fazer essa configuração funcionar, você precisa de uma plataforma que agilize a colaboração, o compartilhamento de arquivos e o rastreamento de projetos.
Aqui estão algumas das suas principais opções.
9 – Google Docs.
Muitas equipes de marketing de conteúdo hoje usam o Google Docs, pois esta é a ferramenta de compartilhamento de conteúdo mais amplamente disponível (e gratuita) em seu gênero.
Esta plataforma de edição de documentos baseada em nuvem permite que vários usuários trabalhem perfeitamente em um único documento.
O Google Docs tem todos os recursos de que você precisa em um processador de texto. Você pode personalizar suas fontes, criar listas com marcadores, inserir tabelas, adicionar imagens e assim por diante.
O Google Docs também permite que você compartilhe rapidamente um arquivo com outros usuários por meio do botão “Compartilhar” convenientemente localizado no canto superior direito da tela.
A partir do qual, você também pode especificar os privilégios de acesso daqueles que obtêm o link para seu documento.
Os usuários podem deixar comentários, destacando certas partes do conteúdo.
Os usuários também podem fazer edições sugeridas para agilizar o processo de edição.
Isso permite que as equipes de marketing de conteúdo estejam todas na mesma página (literalmente) e colaborem no conteúdo em tempo real.
10 – Asana.
Asana é uma ferramenta de gerenciamento de projeto que permite que as equipes colaborem em projetos, monitorem prazos, compartilhem detalhes e muito mais.
No Asana, você pode atribuir tarefas a usuários, adicionar comentários, verificar o status do projeto e compartilhar documentos com outros membros da equipe.
Isso facilita o cumprimento dos prazos e garante o controle de qualidade de todo o seu conteúdo.
11 – Slack.
O Slack é talvez a ferramenta de colaboração mais popular para empresas, profissionais de marketing e equipes.
Isso se deve à sua interface amigável e, convenhamos, ao ambiente divertido que permite aos usuários compartilhar imagens, documentos, memes, vídeos e muito mais.
O Slack foi projetado para substituir sua comunicação tradicional por e-mail.
Além disso, agrega valor à gestão da empresa, pois você pode monitorar os horários de login e logout de seus funcionários.
Como isso se relaciona com a criação de conteúdo?
Bem, em qualquer organização, a comunicação entre todos os departamentos é crucial.
O Slack facilita a colaboração entre departamentos e garante que cada conteúdo passe pelas mãos certas.
Por exemplo, sua equipe de SEO pode fornecer facilmente as palavras-chave desejadas para a postagem, seu redator pode escrever o primeiro rascunho e seu editor pode dar os toques finais em seu conteúdo, tudo dentro do Slack.
Isso economiza tempo e agiliza o processo de criação de conteúdo para sites em São José do Rio Preto.
12 – Dropbox Paper.
Se você já usa um aplicativo de comunicação diferente e simplesmente precisa de algo que ajude na colaboração de arquivos, verifique o Dropbox Paper.
Este é um aplicativo minimalista baseado em nuvem que permite:
Você também pode convidar outros usuários para editar, comentar e compartilhar seu documento.
Em outras palavras, é a versão mais simples e direta do Google Docs.
Se você está tentando escolher entre o Dropbox Paper e o Google Docs, tudo se resume às preferências e necessidades exclusivas de sua equipe.
Otimização para Mecanismos de Busca.
Profissionais de marketing de conteúdo eficazes não apenas sabem como produzir conteúdo envolvente, mas também como otimizar o conteúdo para pesquisa.
A qualidade da escrita é um fator importante, mas também existem outros detalhes, o uso adequado de subtítulos, otimização de palavras-chave e assim por diante.
Aqui estão algumas das ferramentas que podem ajudá-lo a se concentrar na otimização de conteúdo em um instante.
13 – SEMrush.
SEMrush é um favorito entre os profissionais de SEO devido à riqueza de dados e percepções que fornece, não apenas quando se trata de SEO, mas também de pesquisa de concorrentes, criação de conteúdo e link building.
SEMrush é uma ferramenta de SEO premium (com uma versão gratuita limitada) que permite aos usuários pesquisar palavras-chave específicas, espionar a estratégia de conteúdo de seus concorrentes, identificar oportunidades de backlink e sugerir uma estratégia de publicidade paga.
Você pode usar a “Keyword Magic Tool” para encontrar alto volume de pesquisas e palavras-chave de baixa concorrência que podem ser transformadas em ideias de páginas da web e postagens em blogs.
Então, você pode usar o “SEO Content Template” e o “SEO Writing Assistant” para otimizar melhor o seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa.
Isso ajudará você a aumentar seu tráfego orgânico, atrair backlinks e se destacar da concorrência.
14 – Yoast SEO.
Como profissional de marketing de conteúdo, você provavelmente já ouviu falar do WordPress, o sistema de gerenciamento de conteúdo mais usado para fins de criação de sites.
Se você atualmente o usa em seus projetos, o plugin Yoast SEO é definitivamente um dos melhores.
Depois de instalado, o Yoast avalia a legibilidade e a compatibilidade com o SEO de seu conteúdo em tempo real.
Ele também destaca os problemas específicos aos quais você precisa estar ciente enquanto trabalha.
Você também pode usar o Yoast para definir uma palavra-chave de foco para cada postagem individual.
Isso fornecerá uma lista de verificação de objetivos que podem garantir a otimização de seu conteúdo.
Lembre-se de que Yoast não é o fim de tudo quando se trata de SEO.
Você ainda vai querer conduzir pesquisas de palavras-chave e de concorrentes por conta própria (ou usando ferramentas de SEO mais avançadas) para garantir que seu conteúdo seja totalmente otimizado.
15 – Surfer SEO.
Surfer SEO é uma das melhores ferramentas do mercado quando se trata de criação de conteúdo de SEO.
Essencialmente, o Surfer SEO trabalha para analisar os resultados de pesquisa mais bem classificados de sua palavra-chave alvo e, em seguida, fornecer uma série de sugestões para ajudá-lo a criar conteúdo que será competitivo na pesquisa.
Essas sugestões podem incluir o objetivo de uma contagem de palavras-alvo, incluindo a palavra-chave-alvo no título da página ou aumentar o uso de palavras-chave na página.
Surfer SEO também fornece documentos que permitem que você escreva, analise e otimize seu conteúdo em um só lugar.
Legibilidade.
Uma coisa é criar conteúdo otimizado para o rastreador web da rede dos mecanismos de pesquisa e outra é criar conteúdo que os usuários realmente queiram ler.
Um grande profissional de marketing de conteúdo é capaz de fazer as duas coisas.
Com as ferramentas a seguir, você pode melhorar a legibilidade de seu conteúdo para não apenas direcionar o tráfego, mas também incentivar os usuários a lerem seu conteúdo do início ao fim.
16 – Grammarly.
Grammarly fornece um plug-in gratuito do Google Chrome que analisa seu conteúdo em busca de problemas gramaticais e legibilidade.
Ele pode ser usado no Google Docs, nas redes sociais e em uma variedade de plataformas de conteúdo.
Grammarly elimina o estresse de verificar seu conteúdo para erros de ortografia e problemas de legibilidade.
Você pode editar seu conteúdo em tempo real e ficar tranquilo sabendo que ele está livre de erros e otimizado para o nível de leitura do seu público.
17 – Hemingway App.
Como o Grammarly, o aplicativo Hemingway funciona como um assistente de redação online gratuito, mas difere porque você cola seu conteúdo diretamente no editor de conteúdo.
A ferramenta então analisa seu conteúdo quanto à legibilidade, voz passiva e quaisquer problemas de ortografia e gramática que seu conteúdo possa ter.
Por que a legibilidade é importante?
Bem, cada público tem um certo nível de compreensão quando se trata do tópico sobre o qual você está escrevendo.
Por exemplo, escrever sobre SEO para profissionais de marketing provavelmente envolverá termos e explicações mais complexos do que se você estiver escrevendo para um público iniciante.
Ferramentas como Grammarly e o aplicativo Hemingway ajudam você a reduzir seu conteúdo e escrever de uma forma que faça sentido para seu público-alvo.
Como regra geral, você deve buscar uma “nota” de legibilidade de 5 a 8 para a maioria dos públicos.
Analíticas.
Vamos ser sinceros, mesmo os profissionais de marketing de conteúdo mais qualificados do mundo têm espaço para melhorias.
Eles só precisam de uma visão mais clara de certas métricas de desempenho para descobrir o que funciona e o que não funciona e como transformar esses insights em decisões baseadas em dados.
Aqui estão algumas das melhores ferramentas de análise de conteúdo que podem ajudá-lo a cumprir todos os três objetivos.
18 – Inspectlet.
Se você está se perguntando o que os visitantes viram e leram em seu site, e como você pode convertê-los de possíveis clientes em clientes potenciais, então aqui está a solução para isso.
O Inspectlet grava um vídeo do comportamento do usuário para que você saiba por quanto tempo ele permaneceu no seu site, como ele se envolveu com o seu conteúdo e quais elementos chamaram sua atenção.
Essa é uma das principais vantagens do Inspectlet sobre as demais ferramentas analíticas do mercado.
Com essa ferramenta, você também pode saber onde seu site está atrasado se alguém sair depois de enfrentar um problema nele.
Com base nessas análises, você pode criar seu conteúdo e torná-lo mais atraente para seus leitores.
19 – Google Analytics.
É impossível deixar de lado o Google Analytics se estamos falando sobre as principais ferramentas de análise.
O Google Analytics é uma plataforma gratuita que pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo, otimizar seu site e examinar a(s) fonte(s) de seu tráfego.
Com o Google Analytics, você pode medir facilmente métricas de engajamento importantes, como visualizações de página, duração média da sessão e taxa de rejeição.
Isso permitirá que você identifique tipos específicos de conteúdo que atraem seu público existente.
Por exemplo, se você notar que o seu conteúdo sobre marketing por email tem um desempenho significativamente melhor do que outras publicações, você pode dobrar esse tópico para maximizar seus resultados.
Para saber como integrar o Google Analytics em seu site, você pode seguir o guia passo a passo aqui.
20 – Raven Tools.
Raven Tools fornece um conjunto completo de ferramentas de SEO e analíticas para ajudá-lo a aumentar o tráfego da web e otimizar o conteúdo.
Com a confiança de milhares de agências, o Raven Tools é a melhor opção para quem deseja gerar relatórios analíticos detalhados e obter insights sobre como criar melhor conteúdo para os usuários.
A Raven Tools também fornece ferramentas para pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e análise de backlinks para que você possa implementar uma estratégia de SEO holística.
Você pode então acompanhar o sucesso do seu conteúdo em termos de classificação de palavras-chave, tráfego e compartilhamentos de mídia social.
Conclusão.
No moderno cenário de marketing de conteúdo em Rio Preto, os profissionais de marketing de conteúdo muitas vezes são obrigados a usar várias ferramentas para fazer seu trabalho com eficácia.
Afinal, o conteúdo é a força vital de qualquer estratégia de marketing digital, o molho secreto que o ajudará a estabelecer sua marca no mundo online.
Você pode argumentar que o marketing de conteúdo não trata apenas de quem tem as melhores armas, mas em um mundo competitivo, as ferramentas podem definitivamente fazer uma grande diferença.
Neste guia, você descobriu algumas das principais ferramentas para criar conteúdo incrível como um profissional.
Caso precise de ajuda para otimizar seu conteúdo ou um trabalho de gerenciamento e criação de conteúdo para sites e redes sociais, entre em contato através do WhatsApp: (17) 99112-1157