Quer saber como fazer com que o conteúdo do seu site de interesse jornalístico seja listado no Google Notícias?
Aprenda as diretrizes e obtenha as melhores práticas e dicas aqui.
À medida que o Google continua a dominar em termos de participação no mercado de mecanismos de pesquisa, os proprietários de sites em Rio Preto também buscam constantemente novas maneiras de trazer o tráfego de lá para seus próprios sites.
Ser listado no Google Notícias é uma maneira fantástica de ganhar mais atenção para o seu conteúdo, graças à maior visibilidade que o Google dá às notícias principais.
No passado, havia várias etapas para ser considerado para listagem no Google Notícias. No final de 2019, no entanto, o Google mudou sua política e removeu a exigência de enviar seu site.
Em vez disso, o Google afirma:
“Os editores serão considerados automaticamente para as Notícias Principais ou para a guia Notícias da Pesquisa. Eles só precisam produzir conteúdo de alta qualidade e cumprir as políticas de conteúdo do Google Notícias.”
Mesmo assim, dicas práticas e conselhos sobre elegibilidade para o Google Notícias do passado ainda são eficazes hoje.
Então, como você pode fazer com que seu conteúdo seja apresentado na seção Notícias Principais dos resultados da pesquisa?
Se você quiser saber como colocar o conteúdo do seu site interessante no Google Notícias, esta postagem é para você.
O que é o Google Notícias?
O Google Notícias é um mecanismo de pesquisa vertical gerado por computador que coleta e agrega notícias e manchetes de milhares de fontes de informação em todo o mundo.
O Google então os exibe com base em uma variedade de fatores, incluindo preferências e interesses do usuário, relevância, atualização do conteúdo e autoridade.
Embora os usuários possam acessar o Google Notícias diretamente em https://news.google.com.br/, o Google também destaca artigos de notícias em suas principais páginas de resultados de pesquisa.
Aqui está um exemplo da aparência da tela inicial do Google Notícias para notícias de São José do Rio Preto (a visualização padrão é Notícias Principais e é baseada na localização, bem como nas preferências do usuário):
Observe os recursos, incluindo:
Por que os sites querem entrar no Google Notícias?
A resposta óbvia para isso de um ponto de vista holístico é aumentar o alcance, a visibilidade e o tráfego da marca/especialistade/serviço (alguns dos quais acabarão por levar a vendas e resultados finais maiores).
Porém, realisticamente, a resposta é mais complexa.
Mais de 60% das pessoas confiam no Google Notícias em vez de outros veículos de notícias.
Esse nível de confiança, quando combinado com os resultados desejados mencionados acima, abre um valor de negócios mais amplo fora das métricas de pesquisa tradicionais de impressões, tráfego e receita.
A confiança pode ser um diferenciador online importante entre marcas e sites, impactando o comportamento do usuário nos estágios de pré-clique (anúncio) e pós-clique (site).
Para muitas empresas, a inclusão no Google Notícias é outra maneira de aproveitar melhor o conteúdo atual e futuro.
Quando você investe muito tempo, dinheiro e recursos em qualquer área do seu site, precisa fazer com que esse investimento funcione muito para você como um retorno.
Além disso, a seção Notícias Principais pode ser um ponto de entrada mais rápido para resultados de pesquisa altamente competitivos.
Aqui está um exemplo de um resultado do Google Notícias ocupando um espaço valioso em uma página de resultados de mecanismo de pesquisa altamente competitiva.
Entrando no Google Notícias.
Tal como acontece com todos os resultados de pesquisa do Google, seguir as diretrizes e as práticas recomendadas podem fazer com que seu conteúdo seja incluído e classificado em alta no Google Notícias.
Nas seções a seguir, nos concentramos nas diretrizes principais que você deve seguir para ter qualquer probabilidade de sucesso no Google Notícias.
Diretrizes Gerais.
Tipos de Conteúdo.
Como você pode imaginar, o conteúdo deve ser oportuno, relevante e de interesse aparente para o público do Google Notícias.
Alguns conteúdos que não se enquadram nessa categoria incluem dicas e conselhos, anúncios de empregos ou conteúdo apenas informativo, como previsão do tempo ou preços de ações.
Originalidade e legibilidade.
O conteúdo deve ser preciso e original.
Se o seu site tem uma mistura de conteúdo autogerado e agregado, você precisa diferenciar isso claramente. Caso contrário, nada disso entrará (ou permanecerá) no Google Notícias.
Além disso, o conteúdo deve ser bem escrito e sem distrações excessivas, como anúncios, vídeos e assim por diante.
Experiência e confiança.
O conteúdo que reflete a experiência e autoridade de setor tem uma chance maior de entrar no Google Notícias.
Este conteúdo deve oferecer uma opinião clara, baseada em conhecimentos e experiência na área.
Também deve ser apoiado por sinais de confiança, incluindo um endereço físico, central de suporte e números de telefone.
Para obter mais informações, consulte a lista completa de Diretrizes de conteúdo do feed.
Diretrizes técnicas.
O Google usa o processamento baseado em algoritmo quando descobre e rastreia artigos para inclusão no Google Notícias, e há uma série de fatores técnicos que devem ser respeitados.
Muitos deles são fatores tradicionais de classificação de SEO e outros estão relacionados especificamente ao Google Notícias.
Certifique-se do seguinte:
Para saber mais, leia a lista completa de Requisitos técnicos do feed.
Diretrizes de qualidade.
A qualidade está presente em todos os aspectos da filosofia do Google.
Se você não tiver certeza sobre o que determina a qualidade do conteúdo, dê uma olhada nas Diretrizes de qualidade para webmasters. Olhe para o seu conteúdo de forma objetiva para que você possa compará-lo com os sites mais bem classificados no mesmo tópico.
Certifique-se de que seu conteúdo obtenha os requisitos básicos, como profundidade, variação, opinião, experiência, confiança e estatísticas.
Vale a pena enfatizar mais uma vez que o Google Notícias aceita apenas conteúdo de notícias.
Tentar classificar todas as suas páginas é uma tática ruim e você está fadado ao fracasso.
O conteúdo, na maioria dos casos, será específico e neutro do setor da empresa, portanto, não é marketing nem baseado em vendas.
Além disso, embora possa incluir citações e opiniões de especialistas, não pode ser um anúncio de negócios ou qualquer chamada promocional.
Dicas e conselhos do Google Notícias.
Existem várias outras táticas que podem ser usadas para ajudá-lo a exibir e classificar seu conteúdo no Google Notícias.
Aqui estão algumas das mais práticas.
Fazendo bem o básico.
Existem áreas mais amplas que podem impactar positivamente sua qualificação e classificação no Google Notícias, muitas delas se concentram em acertar as coisas básicas.
O conteúdo das notícias deve ser claramente identificado como tal. Deveria ter:
O novo conteúdo precisa ser acessível, carregar rapidamente e ser rico em informações. Deve também ter valor, ser atual, sustentado por fatos e independente de tons focados em vendas.
Você deve publicar notícias com frequência e consistência, todas as semanas ou todos os dias, por exemplo, em vez de 10 artigos por dia e nada mais por um mês.
Torne o conteúdo fácil de ler, compartilhar e interagir, quanto mais sinais de qualidade do usuário vierem do conteúdo, melhor.
Sitemap das notícias do site.
Ao criar um mapa do site exclusivo para o Google Notícias e enviá-lo diretamente ao Google, você pode assumir o controle dos itens de conteúdo de notícias que atendem os critérios das diretrizes do Google e destacar aqueles com maior probabilidade de fornecer os resultados que você procura.
Como acontece com todos os sitemaps, isso pode acelerar e melhorar as taxas de sucesso para o Google encontrar seu conteúdo e exibi-lo nos resultados de pesquisa.
Accelerated Mobile Pages (AMP).
Em um nível superior, as AMPs são versões de páginas da Web que foram despojadas de quase todos os tipos de conteúdo não textual que podem causar carregamento lento.
As AMPs são predominantemente para editores, pois as pessoas desejam ler o conteúdo das notícias rapidamente, em celulares ou usando quase todos os dispositivos e níveis variados de conexão com a Internet.
Enviando seu site.
Embora o envio não seja mais necessário, inscrever-se e enviar seu site por meio da Central do Editor do Google oferece alguns benefícios adicionais, conforme descrito pelo Google:
Além disso, alguns editores relataram ter sido incluídos no Google Notícias muito mais rapidamente após a criação de sites em Rio Preto e enviarem pela Central do Editor do Google.
Metatag de notícias e sugestões dos editores.
Historicamente, o Google utilizou uma metatag de notícias (meta name=”news_keywords” content=”keywords, news”) e escolhas dos editores para permitir que os editores identificassem os tópicos de seus artigos.
À medida que a agregação do Google Notícias se tornou mais sofisticada e baseada em IA, o Google suspendeu os dois recursos.
Essa mudança evitou que os editores abusassem das tags e colocou ainda mais ênfase nas práticas recomendadas discutidas acima.
Conclusão.
Não há dúvida de que há muitos benefícios em ser listado no Google Notícias e isso pode dar ao seu site um ponto de entrada para resultados de pesquisa altamente competitivos.
Nunca é demais enfatizar, porém, que o Google aceita apenas notícias.
Seu marketing de conteúdo em São José do Rio Preto deve ser preciso, original, oportuno, relevante e de interesse do público no Google Notícias.
Certifique-se de seguir as diretrizes (gerais, técnicas e de qualidade) e as práticas recomendadas discutidas acima, e você pode estar no caminho certo para colocar o conteúdo do seu site no Google Notícias.