Antes de criar um site, você precisa determinar se deseja um subsite dentro da estrutura de sites já existente ou um novo site de nível superior.
Este artigo fornece informações básicas para ajudar você a se decidir.
Caso precise de orientações adicionais ou se desejar criar vários subsites ou sites de nível superior, contate o seu administrador.
Visão geral
Um site Rio Preto é um grupo de páginas relacionadas da Web no qual sua equipe pode trabalhar em projetos, realizar reuniões e compartilhar informações. Sua organização pode usar subsites e sites de nível superior para dividir o conteúdo do site entre sites distintos, gerenciados separadamente. Por exemplo, pode ser que sua organização prefira usar sites separados para cada produto ou região.
Os sites de nível superior podem ter vários subsites, e os subsites, por sua vez, podem ter vários subsites. Toda a estrutura de um site de nível superior e todos os seus subsites é chamada conjunto de sites .
A possibilidade de criar ou não sites e subsites depende de como a sua organização configurou seus sites e as permissões para criá-los. Algumas organizações precisam manter um rígido controle sobre quem cria sites ou quando e onde eles são criados. Outras organizações permitem aos usuários mais acesso e liberdade para criar sites quando necessário.
Subsite
Você pode criar um novo subsite dentro de uma estrutura de sites já existentes, se tiver o nível de permissão Design. Por padrão, um novo subsite usa a URL do site pai como a primeira parte da URL. Um subsite pode herdar as permissões e a navegação de um site já existente, mas você pode especificar permissões e navegação exclusivas. Por exemplo, um novo subsite usa a barra de links superiores e a home page já existentes por padrão, mas você pode especificar que ele use a própria barra de links superiores e a própria home page.
A barra de links superiores é exibida quando há uma ou mais guias com hiperlinks na parte superior de todas as páginas. Por exemplo, se o seu site Rio Preto chama-se Planejamento de Convenções, os links a esse site podem aparecer na barra de links superiores do site pai para que as pessoas que visitarem o site pai encontrem o site Planejamento de Convenções com facilidade.
Ao criar um site em Rio Preto um novo subsite, é possível incluí-lo em elementos de navegação do site pai para ajudar as pessoas a encontrarem o site. Por exemplo, é possível incluir o subsite na barra superior de links e no Início Rápido do site pai. O Início Rápido é exibido na lateral da maioria das páginas do usuário, imediatamente abaixo do link Exibir Todo o Conteúdo do Site.
Site de nível superior
Por padrão, você precisa ser um administrador para poder criar sites de nível superior (e as coleções de sites baseadas nos sites de nível superior), mas o administrador pode habilitar a criação de sites pessoais para permitir que outras pessoas possam criar sites de nível superior. Se a criação de site pessoal estiver habilitada, as pessoas que têm as permissões Controle Total, Design, Contribuir e Ler poderão criar sites. Um site de nível superior não pode herdar navegação ou permissões de outro site. Ele fornece os próprios elementos de navegação e permissões, mas você pode modificar as permissões. Quando você cria um novo site de nível superior, os links para ele não são adicionados automaticamente para um outro site. Você pode editar os elementos de navegação de outros sites mais tarde, para que eles apontem para o seu site.
OBSERVAÇÃO Por padrão, novos sites de nível superior e as coleções de sites correspondentes são criados em um diretório sites, que fica no caminho do servidor. Por exemplo, a URL do Site A seria: http://nome_servidor/sites/Site_A/default.aspx. Por padrão, o caminho é /sites, embora possa variar dependendo do idioma do site. Um administrador pode alterar o nome ou o local desse caminho, definindo caminhos gerenciados. No entanto, quando cria um site usando a criação de site pessoal, você não pode alterar o caminho sites.
Decidir entre criar um subsite ou um site de nível superior
Você deve decidir-se entre criar subsites dentro do mesmo conjunto de sites ou sites de nível superior em conjuntos de sites separados. Essa decisão tem como base o quanto os sites Rio Preto têm em comum entre si, se você deseja gerenciá-los individualmente ou não e se deseja ou não que eles compartilhem elementos como navegação ou pesquisa.
Dentro de um conjunto de sites, todos os sites podem usar estes mesmos itens:
- Navegação
- Tipos de conteúdo
- Fluxos de trabalho
- Grupos de segurança
- Campos de pesquisas em listas
- Escopo de pesquisa
- Conjunto de recursos
Escolha subsites dentro do mesmo site quando:
- Desejar compartilhar navegação entre sites.
- Desejar que os subsites herdem permissões dos sites-pai.
- Desejar compartilhar listas entre sites.
- Desejar compartilhar elementos de design (como temas ou estilos) entre sites.
Escolha sites de nível superior em conjuntos de sites separados quando:
- Precisar de segurança separada para diferentes sites. OBSERVAÇÃO Embora você possa ter permissões exclusivas para um subsite, você pode desejar certificar-se de que não haja usuários e permissões em comum entre dois sites. Nesses casos, você deve usar conjuntos de sites separados.
- Precisar mover o conjunto de sites para um banco de dados diferente no futuro.
- Desejar fazer backup ou restaurar apenas esse site.
- Desejar poder limitar o escopo de um fluxo de trabalhar a apenas esse site.
- Desejar ter um escopo de pesquisa separada apenas para esse site.
Criar um subsite dentro do site já existente
Antes de criar um site, certifique-se de que você esteja no local do site no qual deseja criar um novo subsite.
- Clique em Exibir Todo o Conteúdo do Site e clique em Criar na página Todo o Conteúdo do Site.DICA Na maioria dos casos, você pode usar o menu Ações do Site em vez de concluir esta etapa.
- Em Página da Web, clique em Sites e Espaços de Trabalho.
- Na seção Título e Descrição, digite um título para o site. O título é obrigatório.O título aparece na parte superior da página da Web e em elementos de navegação que ajudam os usuários a localizar e abrir o site.
- Digite uma descrição para o objetivo do site, na caixa Descrição. A descrição é opcional.A descrição aparece na parte superior da página da Web e ajuda os usuários a entenderem o objetivo do site.
- Na seção Endereço do Site, digite uma URL para o site. A primeira parte é fornecida para você.Para evitar possíveis problemas durante a atualização ou modificação do site, não digite nenhum dos caracteres especiais a seguir como parte do endereço da Web.
- Na seção Seleção de Modelo, clique na guia desejada e selecione o modelo de site desejado.
- Na seção Permissões, selecione se você deseja fornecer acesso aos mesmos usuários que têm acesso ao site pai ou a um conjunto exclusivo de usuários.Se clicar em Usar Permissões Exclusivas, você poderá configurar permissões mais tarde, depois que terminar de inserir informações na página atual.
- Na seção Navegação, selecione se deseja que o novo subsite fique visível na navegação do site pai.Por padrão, o Início Rápido é exibido na lateral da maioria das páginas de usuário, imediatamente abaixo do link Exibir Todo o Conteúdo do Site. A barra superior de links aparece quando há uma ou mais guias com hiperlinks na parte superior de todas as páginas.
- Na seção Herança de Navegação, especifique se você deseja que o site herde a barra de links superiores do site pai ou tenha o próprio conjunto de links na barra de links superiores.Essa configuração também afeta a condição de o novo site aparecer ou não como parte da barra de navegação do site pai. A barra de navegação fornece um conjunto de hiperlinks que permitem que os usuários do site naveguem rapidamente pela hierarquia dos sites dentro de um conjunto de sites, por exemplo, Planejamento de Convenções. Quando você navega pela hierarquia do site, a barra de navegação aparece na página para a qual você navegou. Se você clicar em Não, o subsite não terá a barra de navegação do site pai.
- Clique em Criar.Se você especificou que deseja que o subsite tenha as mesmas permissões que o site pai, o novo site será criado quando você clicar em Criar. Se você especificou permissões exclusivas, a página Configurar Grupos deste Site será exibida, onde você poderá configurar grupos para o subsite.
- Se a página Configurar Grupos deste Site aparecer, será necessário especificar se você deseja criar novos grupos ou usar grupos já existentes para visitantes, membros e proprietários deste site. Em cada seção, execute um dos seguintes procedimentos:
- Se você clicar em Criar um novo grupo, aceite o nome criado automaticamente para o novo grupo do SharePoint ou digite um novo nome e, em seguida, adicione as pessoas desejadas. Clique no ícone da marca de verificação para verificar os nomes digitados ou clique no ícone do Catálogo de Endereços para procurar mais nomes na sua lista.Na seção Visitantes do Site, você também pode adicionar todos os usuários autenticados no grupo Visitantes, o que fornece aos membros do grupo, permissão para ler o conteúdo do site, por padrão.
- Se você clicar em Usar um grupo existente, selecione na lista o grupo do SharePoint desejado.Se você tem vários grupos do SharePoint, a lista pode ser reduzida. Clique em Mais para ver a lista completa ou em Menos para reduzir a lista.
- Clique em OK.
Criar um site de nível superior usando a criação de site pessoal
Antes de criar um site usando a criação de site pessoal, um administrador deve primeiro habilitar a Criação de Site Pessoal na Administração Central do SharePoint.
Se a criação de site pessoal está habilitada, um anúncio com um link para a criação de um site aparece na lista Avisos do site. Se você não vir o aviso, consulte o administrador para obter informações sobre a URL pessoal para criar sites.
- Vá para o site de nível superior, no conjunto de sites Rio Preto. Se você estiver em um subsite do site de nível superior, clique na home page da barra de links superiores ou no primeiro site da hierarquia da barra de navegação. Por exemplo, se a barra for Site da Equipe>Marketing>Projetos, porque você está na página Projetos da página do site Marketing, clique em Site da Equipe.
- Na home page do site de nível superior, observe a lista Avisos.Se você não vir um anúncio referente à criação de site pessoal na home page, exiba a lista completa clicando em Avisos. Se você não vir a lista Avisos, clique em Exibir Todo o Conteúdo do Site e, em seguida, procure Avisos em Listas.DICA Se você tem uma URL para criação de site pessoal, pode digitar ou colar a URL diretamente na barra Endereços do navegador sem ter que localizar o aviso de criação de site.
- No aviso Criação de Site Pessoal, clique na URL para criar um novo site da Web. Se você não vir a URL, clique no anúncio para abri-la por completo.Por padrão, o anúncio é chamado Criação de Site Pessoal, mas ele pode ter sido personalizado pelo administrador.
- Na página Novo Site do SharePoint, na seção Título e Descrição, digite um título para o site. O título é obrigatório.O título aparece na parte superior da página da Web e em elementos de navegação que ajudam os usuários a localizar e abrir o site.
- Na seção Título e Descrição, digite uma descrição do objetivo do site, na caixa Descrição. A descrição é opcional.A descrição aparece na parte superior da página da Web e ajuda os usuários a entenderem o objetivo do site.
- Na seção Endereço do Site, digite uma URL para o site. A primeira parte é fornecida para você.Para evitar possíveis problemas durante a atualização ou modificação do site, não digite nenhum dos caracteres especiais a seguir como parte do endereço da Web.
- Na seção Seleção de Modelo, clique na guia desejada e selecione o modelo de site desejado.
- Clique em Criar.A página Configurar Grupos deste Site na qual você poderá configurar grupos para o subsite será exibida.
- Em cada seção da página Configurar Grupos deste Site, aceite o nome criado automaticamente para o novo grupo do SharePoint ou digite um novo nome e, em seguida, adicione as pessoas ou grupos desejados. Clique no ícone da marca de verificação para verificar os nomes digitados ou clique no ícone do Catálogo de Endereços para procurar mais nomes na sua lista.
- Clique em OK.
Outras maneiras de se criar um site
Há outras maneiras de se criar um site, se você for um administrador ou um desenvolvedor ou se tiver um programa de Web design que seja compatível com o Windows SharePoint Services.
- Criar sites na Administração Central do SharePoint Se você é um administrador de servidor, pode criar conjuntos de sites usando a Administração Central do SharePoint. Para obter mais informações, consulte a Ajuda da Administração Central e o Guia de Planejamento do Windows SharePoint Services.
- Criar sites usando uma operação de linha de comando Se você é um administrador, pode criar sites usando o comando createsites e parâmetros. Para obter mais informações, consulte a Ajuda da Administração Central e o Guia de Planejamento do Windows SharePoint Services.
- Criar sites de forma programática Se você é um desenvolvedor, pode criar e personalizar sites de forma programática. Para obter mais informações, consulte a Central do Desenvolvedor do Microsoft Windows SharePoint Services.
- Criar sites com um programa de Web design compatível Se você tem um programa de Web design que seja compatível com o Windows SharePoint Services, pode criar e personalizar sites Rio Preto usando o programa de Web design. Para obter mais informações, consulte a Ajuda do programa.