Ferramentas para criação de sites em Rio Preto e portais cms (content management system): análise entre as ferramentas de arquitetura aberta Drupal e Joomla.
Nesse trabalho é abordado o comparativo de dois gerenciadores de sistemas (Content Management System) – que serviram como base de estudo para o Projeto de Aprendizagem.
Dois softwares livres são analisados, Joomla e Drupal, juntamente com as suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, a fim de esclarecer ao usuário qual é mais adequada para determinado uso.
O objetivo é analisar e descrever o projeto de software livre dos CMSs, bem como demonstrar o processo de desenvolvimento para os mesmos.
A sociedade moderna caracteriza-se pela globalização, e torna-se indispensável que as informações sejam muito mais dinâmicas através da internet.
Em razão da tecnologia e das facilidades que ela traz, os receptores dessas informações ficaram cada vez mais exigentes.
Os Sistemas de Gestão de Conteúdos servem para automatizar o processo, conferindo rapidez, segurança e confiabilidade para as informações compartilhadas na Internet.
Após a análise concluiu-se que tanto o Joomla quanto o Drupal tem particularidades que apontam vantagens e desvantagens, e dessas, o que é considerado primordial é a forma de uso desses CMS’s, suas instalações e extensões ou módulos, o que caracteriza fortemente sua usabilidade.