No Brasil, 58% da população acessa as redes pelo menos uma vez ao mês.
As redes sociais revolucionaram a forma como nos relacionamos com nossos clientes. Odiadas por uns e adoradas por outros, o fato é que não há como pensar em marketing digital sem usar estratégias que envolvam redes sociais.
A melhor parte disso é que, com tantas ferramentas disponíveis, é possível analisar métricas e estatísticas sobre cada ação desenvolvida. Desde melhores dias e horários para realizar postagens até segmentação baseada em localização, tipos de negócios, entre outros fatores.
Neste artigo, vamos abordar as principais estatísticas das redes sociais mais relevante no meio imobiliário: Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp.
Em 2018, a We are Social realizou uma pesquisa digital que constatou que 2,7 bilhões de pessoas no mundo já têm acesso e já interagem com diversas redes sociais. Segundo esta pesquisa, aqui no Brasil, 58% da população acessa as redes pelo menos uma vez ao mês. Nós também somos o segundo país que mais dedica tempos nas redes sociais com uma média de 3 horas e 43 minutos por dia, atrás somente das Filipinas.
No mercado imobiliário o Facebook é uma ferramenta poderosa de vendas. O Facebook não apenas é um ótimo lugar para anunciar imóveis, como também é um ótimo lugar para conversar com seus clientes.
O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Cheia de recursos, é ótima para gerar negócios e trabalhar marcas.
Fundado em 2014;
127 milhões de usuários no Brasil;
A média de amigos que cada pessoas tem no Facebook é de 155 pessoas;
50 milhões de empresas usam o Facebook para negócios;
32% dos usuários interagem com diversas marcas diariamente;
Vídeos e posts com imagens são os que possuem maior engajamento (1,7% e 3,5%, respectivamente);
O custo de anúncios na rede é 35% MENOS que a média de outras mídias online.
Por isso, estabelecer estratégias para o Facebook é essencial quando pensando em estratégias de marketing digital.
Melhores horários para publicar no Facebook
Os melhores horários para postagens no Facebook variam em cada caso. Por isso é interessante monitorar e testar. Para monitorar:
Vá na sua página e clique em “Informações”;
Na barra lateral esquerda, clique em “Publicações;
Visualize os dias e horários de maior acesso e análise por dia, semana e horário;
Nesse sentido, além de monitorar as métricas do Facebook, é bom testar postando em horário diferentes e cuidando quais trazem melhores resultados. Conforme os resultados vale mais ou menos a pena investir naquele horário.
Mesmo com a possibilidade de usá-lo via desktop, o Instagram foi pensado, inicialmente, para uso exclusivo via mobile. Seu propósito é compartilhar fotos e vídeos curtos.
A rede social foi comprada pelo Facebook em 2012 e isto trouxe muitas mudanças, incluindo a possibilidade da utilização de fotos em diferentes formatos, seguir hashtags e publicar vídeos – incluindo a IGTV que permite videos mais longos.
Fundado em 2010;
50 milhões de usuários no Brasil;
Mais de 45 bilhões de fotos postadas;
27% dos adolescentes escolheram o Instagram como a segunda rede social mais importante no mundo;
Tem o maior percentual de engajamento de marcas (2,3%);
68% dos usuários interagem com suas marcas favoritas diariamente;
Tem 58 vezes mais engajamento que o Facebook;
Os usuários estão 2,5 vezes mais propensos a clicar em anúncios;
60% dos usuários dizem que encontraram novos produtos pela plataforma.
Muitos corretores e imobiliárias já utilizam o Instagram como meio de se comunicar com seus clientes. Por ser mais visual, é um ótimo lugar para divulgar imagens e vídeos de seus imóveis.
O Instagram não só possui ótimo engajamento, como também é uma forma de se comunicar com clientes mais jovens, que são a maioria dos usuários a rede social.
Whatsapp e Whatsapp Business
O Whatsapp é, atualmente, uma das principais redes sociais no mercado imobiliário – se não for a principal. São muitos os benefícios trazidos pela rede que podem aprimorar seu negócio.
De primeiro sabemos que a rede é um ótimo meio para conversar com seus clientes, especialmente durante a venda. É um canal direto e fácil de contato que, por sua praticidade, vem substituindo os telefonemas.
Além disso podemos tomar como exemplo o Whatsapp Business. Com esta versão da rede social é possível organizar seu negócio de forma eficiente e aprimorar as relações com seus clientes.
Os dados oferecidos pelo Whatsapp dizem mais respeito ao tamanho da empresa do que a efetividade da aplicação nos negócios. Ainda assim, usuários do Whatsapp Business vêm relatando que o aplicativo melhora e muito as relações com os clientes.
Mais do que melhorar as relações, o Whatsapp também é, frequentemente, o primeiro contato que as pessoas terão com o corretor ou imobiliária.
Agora disponibilizando 280 caracteres (o dobro de antigamente), o Twitter é mais utilizado por pessoas que querem saber o que está acontecendo no mundo. Entretanto, o microblog também pode ser considerado um local para divulgar sua marca.
Fundado em 2006;
Muito usado para “conversas paralelas” sobre o que está acontecendo na TV;
319 milhões de usuários no mundo (no Brasil os números não foram divulgados, mas teve um crescimento de 18% em 2016);
83% dos usuários acessam através do celular;
A cada segundo, 6000 tweets são enviados;
49% dos usuários seguem marcas que gostam e aprendem mais sobre seus produtos e serviços;
41% dos usuários dão opinião sobre esses produtos e serviços;
19% dos usuários procuram suporte técnico via Twitter.
O Twitter não é a rede social de uso mais comum no mercado imobiliário. É pouco provável que alguém esteja procurando imóveis nesta rede.
Ainda assim, o Twitter é um ótimo local para engajar seus clientes. Se você possui um blog, não custa divulgar os posts no twitter, por exemplo.
Redes sociais para crescer no mercado imobiliário
As redes sociais revolucionaram a forma como nos relacionamos com nossos clientes. Odiadas por uns e adoradas por outros, o fato é que não há como pensar em marketing digital sem usar estratégias que envolvam redes sociais.
A melhor parte disso é que, com tantas ferramentas disponíveis, é possível analisar métricas e estatísticas sobre cada ação desenvolvida. Desde melhores dias e horários para realizar postagens até segmentação baseada em localização, tipos de negócios, entre outros fatores.
Neste artigo, vamos abordar as principais estatísticas das redes sociais mais relevante no meio imobiliário: Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp.
Em 2018, a We are Social realizou uma pesquisa digital que constatou que 2,7 bilhões de pessoas no mundo já têm acesso e já interagem com diversas redes sociais. Segundo esta pesquisa, aqui no Brasil, 58% da população acessa as redes pelo menos uma vez ao mês. Nós também somos o segundo país que mais dedica tempos nas redes sociais com uma média de 3 horas e 43 minutos por dia, atrás somente das Filipinas.