Criei um guia para ajudar as empresas a ter sucesso em todas as redes sociais em Rio Preto.
As redes sociais em Rio Preto é uma área básica do marketing em Rio Preto para empresas de todas as formas e tamanhos, setores e públicos.
No entanto, com atualizações e novos lançamentos tornando-o um cenário em constante mudança, as marcas precisam se manter atualizadas com os últimos desenvolvimentos e mudanças no espaço para se beneficiar de seus canais sociais.
Aplique os conselhos práticos neste guia para ajudar a criar estratégias para seu plano de marketing de mídia social para 2020!
1 – Marketing de mídia social: o básico.
Em 2020, estima-se que 3,5 bilhões de pessoas usarão as redes sociais em todo o mundo. Isso é quase 40% da população mundial. Com esses tipos de números, não é surpresa que as empresas se esforcem tanto no marketing de redes sociais.
O que é marketing de mídia social?
O marketing de mídia social refere-se à atividade comercial em plataformas de mídia social que contribui para os objetivos de marketing, como reconhecimento da marca, tráfego do site e aquisição de clientes.
Essa atividade é predominantemente na forma de conteúdo, como texto, imagens e vídeos, mas também inclui o envolvimento da comunidade e anúncios pagos.
No centro de um ótimo conteúdo de mídia social está o desejo do público de compartilhá-lo. Quando seu público compartilha seu conteúdo, eles se tornam seu canal de distribuição.
Quer seja marcar um amigo em uma postagem no Instagram ou retuitar algo para seu público, o conteúdo que é altamente relevante e visualmente atraente provavelmente receberá alto envolvimento e compartilhamentos.
Qual é o canal de mídia social mais eficaz?
Não há uma resposta direta para isso, e o marketing de mídia social não é uma solução única para todos.
Diferentes canais de mídias sociais geram resultados melhores do que outros para determinados objetivos de negócios, e o conteúdo publicado também varia de acordo com esses fatores.
Por exemplo, é improvável que um vídeo no Facebook seja mais eficaz para direcionar o tráfego do público para negócios do que um artigo no LinkedIn e assim por diante. A grande vantagem disso é que você pode utilizar os diferentes propósitos dos canais sociais para diferentes tipos de campanhas de marketing, garantindo que o conteúdo seja altamente personalizado para aquela plataforma e público.
Como você pode ver, há muito a se considerar imediatamente quando se trata de marketing social em Rio Preto, então não é de se admirar que as empresas tenham departamentos inteiros dedicados à causa.
Quais são os benefícios do marketing de mídia social?
Como mencionado, os resultados comerciais específicos das campanhas de marketing de mídia social (como vendas, tráfego, etc.) dependerão dos objetivos que você definiu em primeiro lugar.
No entanto, existem outros benefícios gerais que vêm de marcas que são ativas nas redes sociais, como:
A cada atualização de aplicativo, vêm maneiras mais criativas de aprimorar seu marketing de mídia social e atingir esses KPIs.
Os benefícios são infinitos e quanto mais você aprende sobre quais plataformas e conteúdo funcionam melhor para seus objetivos, mais você aproveitará do marketing de mídia social!
2 – Como criar uma estratégia de marketing de mídia social.
Agora que cobrimos uma breve visão geral do que é marketing de mídia social e como ele pode beneficiar sua empresa, vamos passar para a parte prática.
Antes de mergulhar de cabeça em alguns tweets e postagens no Instagram, toda atividade de marketing de mídia social precisa começar com uma estratégia.
1 – Defina seus objetivos.
Conforme discutido, você não pode planejar quais canais usar ou que tipo de conteúdo produzir até determinar seus objetivos de negócios. Ou seja, o que você deseja que seu marketing de mídia social alcance?
Decidir essas metas com antecedência irá:
Esses objetivos variam naturalmente entre as empresas, e é por isso que não existe uma resposta geral para ‘o que funciona melhor’.
Escreva uma lista de tudo o que você deseja de sua atividade de marketing de mídia social e priorize-os em termos de valor para o seu negócio. Depois de ter seus objetivos principais decididos, você pode prosseguir com as próximas etapas.
2 – Descreva seu público.
Assim como é importante descrever por que você está usando o marketing de mídia social, você também precisa esclarecer quem você está tentando alcançar. Isso ajudará a determinar quais canais sociais serão mais eficazes para seus objetivos.
Por exemplo, 72% dos adolescentes estão no Instagram, enquanto a maioria dos usuários do Twitter tem entre 18 e 29 anos. Dependendo de quem é o seu público-alvo, você pode decidir priorizar uma determinada rede social em vez de outra.
Descreva claramente a demografia de seu público-alvo e dê o máximo de detalhes possível: idade, sexo, localização, hobbies, interesses, desafios que eles enfrentam, onde frequentam, de que outras marcas gostam, as listas podem continuar indefinidamente.
Determinar essas características irá garantir que você use as melhores redes sociais para alcançá-las, e também fornecerá seu conteúdo para melhor atingir seus objetivos!
3 – Pesquisa de mercado.
Analisar a atividade de marketing de mídia social de seus concorrentes é uma parte importante e valiosa de sua estratégia. Afinal, o público-alvo deles são também seu público-alvo. Passe algum tempo pesquisando:
A lista continua…
Reservar um tempo para fazer essa análise de marketing de mídia social o colocará em uma boa posição para decidir quais plataformas são melhores para seu público e objetivos, além de ajudá-lo a conhecer o comportamento de seu público-alvo nas mídias sociais.
4 – Priorize as redes sociais.
Com todas as estratégias acima, agora você deve ter uma boa ideia de quais redes sociais são mais valiosas para o seu negócio.
Todos os canais sociais podem beneficiar todas as empresas de algumas maneiras, mas você se espalhará muito ao tentar ser altamente ativo em todos eles.
Em vez disso, priorize quais redes são mais eficazes para seu público e objetivos de negócios e concentre-se na produção de diferentes tipos de conteúdo para maximizar os resultados.
Se você vende um produto de consumo que se adapta bem ao marketing visual, o Instagram deve ser a escolha óbvia. Em contraste, se você for um provedor de serviços B2B, provavelmente achará o Twitter ou o LinkedIn mais eficazes.
5 – Defina as diretrizes da marca.
Essa é uma etapa importante para qualquer estratégia de marketing de rede social em São José do Rio Preto, principalmente se você estiver trabalhando em equipe.
As diretrizes da marca devem cobrir todos os detalhes sobre a atividade da marca nas redes sociais, e devem ser claras e acessíveis a todos com acesso às contas sociais.
Descrever esses detalhes no início de sua estratégia de marketing de mídia social garantirá que todos estejam na mesma página e ajudará você a criar uma personalidade de marca consistente e reconhecível nas mídias sociais.
Aqui estão algumas coisas que você deve considerar, incluindo em suas diretrizes de marca de marketing de mídia social:
Esses são apenas alguns exemplos, mas a lista continuará dependendo da sua marca e de quantas redes sociais você está usando em seu marketing.
Lembre-se, não importa como você decida retratar sua marca nas redes sociais, o importante é que você siga suas diretrizes! Você deseja que o seu público sinta uma familiaridade que irá gerar lealdade, então garanta que sua atividade em todas as redes sociais seja consistente.
6 – Planeje seu conteúdo.
Agora vem a parte mais criativa, decidir que tipo de conteúdo melhor alcançará seus objetivos em cada rede social. Isso pode variar dependendo dos recursos, mas envolve predominantemente uma avaliação:
É difícil saber por onde começar, então tente pensar sobre seu público-alvo e realmente chegar ao cerne do que é importante para eles e a que eles mais provavelmente reagirão.
Se você realizou sua pesquisa demográfica e de mercado da concorrência por completo, essa não será uma decisão muito difícil!
Todas essas opções de conteúdo têm subcategorias a serem consideradas, por exemplo, se você decidir que as fotos do Instagram serão a maior parte do seu conteúdo, você precisará pensar em:
Muitos desses detalhes tomarão forma conforme você avança e aprende a que seu público responde melhor, e é bom ajustar seu conteúdo de acordo com elas!
7 – Use um calendário de conteúdo.
O marketing de mídia social é uma tarefa enorme, especialmente quando você está ativo em muitos canais diferentes. Sem planejamento suficiente, é fácil postar esporadicamente ou negligenciar certas redes sociais.
A melhor maneira de ficar por dentro de todo esse conteúdo é usando um calendário de marketing de mídia social, para que você possa ver com que frequência está publicando e garantir a consistência das postagens.
Usando um calendário de conteúdo, você pode planejar com antecedência grandes eventos ou marcos, anúncios de marcas ou feriados relevantes nas redes sociais!
8 – Programar conteúdo de mídia social.
Se você deseja economizar tempo e, de modo geral, melhorar a qualidade de seu marketing de mídia social, é necessário programar o conteúdo.
Usando uma ferramenta automatizada de gerenciamento e agendamento como Hootsuite, você pode fazer upload em massa de suas fotos, vídeos e postagens de texto para Instagram, Facebook e Twitter, e configurá-los para serem publicados nas próximas semanas!
Agendar conteúdo de mídia social com antecedência melhora a eficiência, mantendo tudo em um só lugar, liberando mais tempo para a criação de conteúdo e outros aspectos criativos do marketing de mídia social.
9 – Monitore suas métricas.
um dos aspectos mais importantes do marketing de mídia social é que você rastreia as métricas e KPIs vinculados aos seus objetivos para cada rede social.
É muito bom publicar material excelente e envolver o seu público, mas se você não estiver ouvindo os números, não aprenderá o que funciona melhor. Você pode achar que uma campanha no Facebook é brilhante, mas se ela não fizer o que deveria, é uma perda de tempo e recursos.
Ao rastrear as principais métricas, você pode desenvolver e otimizar sua atividade e se tornar excelente em marketing de mídia social!
Com contas de mídia social empresarial, você tem acesso a insights como alcance, impressões, engajamento, bem como informações sobre dados demográficos de seu público, como idade, sexo e localização.
3 – Principais dicas de marketing de mídia social.
Agora que você está se sentindo pronto para mergulhar no marketing de mídia social, aqui estão algumas das minhas principais dicas para sua estratégia em 2020 para Instagram e Facebook.
Instagram.
O canal de mídia social mais engajado do mundo, o Instagram é uma necessidade para marcas de todas as formas e tamanhos. O algoritmo do Instagram está em constante evolução e, consequentemente, mudando o jogo para o marketing de mídia social.
Com a concorrência mais alta do que nunca, as marcas precisam se manter atualizadas com os novos recursos para aumentar o engajamento de seguidores no Instagram.
1 – Publique conteúdo gerado pelo usuário.
O Instagram é, antes de tudo, sobre comunidade, e um dos tipos de postagem com melhor desempenho no aplicativo é o conteúdo gerado pelo usuário.
É quando as marcas compartilham fotos tiradas por um usuário em seu perfil de negócios e é uma grande oportunidade de reconhecer os clientes enquanto espalha o conhecimento da marca.
O conteúdo gerado pelo usuário tem uma taxa de conversão 40 a 50% maior no Instagram, provando seu valor para as empresas. Conteúdo gerado pelo usuário é realmente uma vitória para o consumidor e para a marca por uma série de razões.
Benefícios do conteúdo gerado pelo usuário no Instagram:
O rei do conteúdo gerado pelo usuário no Instagram é, sem dúvida, a GoPro, com quase 100% de seu conteúdo sendo obtido por atletas e exploradores em sua comunidade!
Eles fizeram o conteúdo gerado pelo usuário se alinhar perfeitamente com sua marca, mostrando que não se trata apenas da câmera, mas sobre aonde você vai e o que faz com ela.
Seu perfil no Instagram se tornou uma fonte de inspiração para viagens e aventuras com o produto em questão, tudo graças ao conteúdo gerado pelo usuário.
Mas não são apenas os produtos que podem utilizar conteúdo gerado pelo usuário no Instagram! Sites como o booking.com compartilham fotos de destinos de viagem incríveis tiradas pela comunidade do Instagram, tornando seu feed um paraíso para qualquer pessoa com uma dose de desejo por viagens.
Da mesma forma, Parkrun compartilha as postagens de seus membros para contar suas histórias de boa forma e positividade. Esses são ótimos exemplos de marcas que pensam fora da caixa, celebrando sua comunidade e usando conteúdo gerado pelo usuário para tornar seu marketing de mídia social mais significativo.
Como usar o conteúdo gerado pelo usuário no Instagram?
Parece bom, certo? Você pode aproveitar ao máximo essa estratégia de marketing de mídia social em 2020, compartilhando fotos que sua comunidade está postando!
Crie uma hashtag de marca para o perfil de sua empresa e incentive seus seguidores a usá-la para que você possa encontrar todos os conteúdos gerados pelo usuários relevantes no Instagram.
Lembre-se: você precisa de consentimento para postar novamente o conteúdo de alguém! Deixe um comentário na postagem pedindo permissão para apresentá-la em seu perfil, essa também é uma ótima oportunidade para bater um papo com os clientes e divulgar a personalidade da sua marca!
2 – Poste quando seu público estiver ativo.
Isso pode parecer óbvio, mas é mais importante do que nunca, pois o algoritmo do Instagram continua a mudar a maneira como usamos o aplicativo.
Quanto mais rápido uma postagem do Instagram obtém curtidas, comentários e compartilhamentos, mais alto o algoritmo a classifica como uma parte do conteúdo, revelando-a para mais do seu público e dando-lhe um impulso orgânico.
A maneira mais fácil de garantir um engajamento rápido em suas postagens é publicá-las quando a maioria de seus seguidores estiver online e usando ativamente o Instagram.
3 – Planeje campanhas do Instagram em torno de feriados.
Uma dica para aumentar o alcance de suas postagens no Instagram é utilizar hashtags que receberão muita atenção em um curto espaço de tempo, como eventos globais, feriados e tendências.
Felizmente, vivemos em um mundo moderno onde tudo parece ter algum tipo de dia comemorativo e, portanto, há muitas oportunidades de aproveitar ao máximo o aumento do tráfego, independentemente do seu setor!
4 – Aproveite ao máximo o stories do Instagram.
O stories foram uma virada de jogo completa quando o Instagram as apresentou em 2016, e eles não pararam de desenvolver recursos valiosos desde então.
Se você decidir que o Instagram é a principal rede para seu marketing de mídia social, os stories precisam fazer parte do plano. Eles são incrivelmente diversificados, e o limite de tempo de 24 horas permite que as marcas sejam um pouco menos regulamentadas com o conteúdo que lançam.
Você pode fazer muito em termos de design diretamente no Instagram Stories.
Estas são apenas algumas coisas que sua empresa pode experimentar nos stories do Instagram:
5 – Organize um concurso no Instagram.
Um concurso do Instagram é uma ótima tática de marketing de mídia social, pois traz toneladas de curtidas e comentários em uma postagem.
Ao fazer com que o requisito de inscrição envolva ‘Marcar um Amigo’, você também atrai muitos novos usuários para o seu perfil, aumentando seu alcance e divulgando a marca!
Existem várias maneiras de realizar um concurso no Instagram, e o tipo de competição e o prêmio variam naturalmente de acordo com o seu negócio. A maioria dos concursos do Instagram são na forma de ‘brindes’ e podem ser um pacote de produtos, uma experiência ou um voucher.
Na época do Natal, muitas marcas estão utilizando a época festiva para oferecer brindes diários e direcionar muitos novos usuários para seus perfis em um curto espaço de tempo. Essa estratégia está ligada à dica nº 3 e é um ótimo exemplo de planejamento de campanhas com antecedência para tendências urgentes!
Facebook.
Com mais de 2,3 bilhões de usuários mensais, o Facebook continua sendo a maior plataforma de mídia social do planeta.
Como resultado, seus recursos para empresas quando se trata de marketing de mídia social são incrivelmente avançados. Apesar de ser cada vez mais difícil obter engajamento orgânico no Facebook, ainda há muitas maneiras de aumentar seu alcance e desenvolver uma comunidade na rede social.
1 – Vídeo.
O conteúdo de vídeo no Facebook é um vencedor. Com o objetivo da plataforma de se tornar um verdadeiro hub para streaming de vídeo e competir com os grandes provedores de televisão, seu foco em vídeo só crescerá em 2020.
Se você deseja usar o Facebook em seu marketing de mídia social, planeje alguns conteúdos de vídeo cativantes! As possibilidades são infinitas com o vídeo e oferecem a oportunidade de liberdade criativa.
Independentemente do orçamento e dos recursos, há muitas maneiras de criar conteúdo de vídeo envolvente: seja filmado profissionalmente em um estúdio, intencionalmente informal no celular, stop motion ou animação, pode funcionar no Facebook!
Mais importante ainda, o vídeo do Facebook é a melhor forma de conteúdo para impulsionar sua marca e encaminhá-lo para atingir os objetivos de que falamos.
O segredo para criar conteúdo de vídeo de sucesso para o Facebook é torná-lo cativante instantaneamente. O fato de os vídeos serem reproduzidos automaticamente no Feed de notícias quando você chega a eles é uma grande oportunidade de chamar a atenção do seu público, embora você tenha apenas alguns segundos!
Lembre-se de que uma grande proporção de usuários do Facebook assiste a vídeos no aplicativo sem som, então certifique-se de anotar e legendar todo o seu conteúdo de vídeo para manter as pessoas assistindo.
Você também pode usar texto sobreposto para destacar sua frase de chamariz em seu vídeo. O que você quer que as pessoas façam depois de assistir? Um CTA é particularmente importante se você está planejando que seu conteúdo de vídeo seja um anúncio do Facebook, pois ajudará a direcionar os usuários ao seu site.
Portanto, em seu plano de marketing de mídia social em São José do Rio Preto para 2020, não perca as oportunidades que os vídeos do Facebook oferecem!
2 – Vídeos ao vivo.
Seguindo o poder do vídeo no Facebook, entrar ao vivo deve ser outra estratégia em seu plano de marketing de mídia social para 2020.
Como acontece com todos os novos recursos, o Facebook promove contas usando-os para incentivar mais usuários a fazê-lo. Você notará que ‘Vídeo Ao Vivo no Facebook‘ é a primeira opção na barra de status, e às vezes você é notificado quando alguém ‘Entra ao Vivo’.
Tudo isso demonstra o desejo do Facebook de que as pessoas utilizem e assistam seu conteúdo ao vivo (outro indicador de seu plano para se tornar um líder no espaço de streaming). Isso é ótimo para empresas, pois é menos provável que seu conteúdo se perca no mar de postagens regulares e vídeos no site.
Use a oportunidade da “Live” para transmitir um evento, lançamento de produto, fazer perguntas e respostas ou compartilhar os bastidores do negócio! Você também pode “Fazer uma Live” com um amigo, que é um ótimo recurso para realizar uma mini entrevista.
3 – Grupos do Facebook.
O Facebook é uma plataforma para comunidades e, em um mundo onde rejeitamos a publicidade mais do que nunca, os grupos do Facebook oferecem uma graça salvadora para indivíduos que buscam compartilhar conhecimento e apoiar uns aos outros.
Eu sei que disse que toda atividade de marketing de mídia social precisa estar ligada aos objetivos de negócios, mas isso nem sempre significa vendas. Um aspecto importante do marketing de mídia social é a construção da comunidade e o reconhecimento da marca, portanto, qualquer atividade que ajude a atingir esses objetivos é altamente valiosa.
Existem duas maneiras de utilizar os grupos do Facebook para conhecer pessoas em seu público-alvo e se estabelecer na rede:
O primeiro é naturalmente mais sólido, e pode ser muito recompensador se você ganhar muitos membros. O segundo é ótimo para pesquisas de mercado e, em última análise, o colocará em uma boa posição para iniciar seu próprio grupo.
O mais importante sobre o comportamento da marca nos grupos do Facebook é que ele não é autopromocional. Todo o propósito desse tipo de estratégia de marketing de mídia social é que seja primeiro a comunidade, e não as vendas.
A atividade precisa ser autêntica e humana para posicionar sua marca como uma fonte amigável e confiável. Depois de construir um relacionamento com os membros, você pode compartilhar seu conteúdo de uma forma que seja genuinamente útil, em vez de excessivamente promocional.
4 – Pense em ações, não em vendas.
Seguindo essa linha de pensamento, o segredo do conteúdo do Facebook é ter a ‘compartibilidade’ em primeiro lugar. O objetivo é que as pessoas marquem seus amigos nos comentários de suas postagens e compartilhem isso em seus perfis.
Quer isso seja feito para ser divertido, informativo ou instigante, as perguntas importantes a fazer ao planejar seu conteúdo do Facebook são: ‘eu assistiria isso?‘ e ‘eu compartilharia isso?‘.
Uma das maneiras mais eficazes de aumentar seu alcance no Facebook é marcando pessoas nos comentários de seu público. Isso não apenas mostrará sua postagem para as novas pessoas marcadas, mas também para seus amigos no Feed de notícias.
Freqüentemente, a postagem de uma marca aparecerá em seu feed do Facebook com o prefácio: ‘[Amigo] comentou nesta postagem’ ou ‘[Amigo] foi marcado em um comentário nesta postagem’. Esse tipo de compartilhamento é inestimável para o conteúdo da sua marca no Facebook e fará com que suas postagens sejam vistas por muito mais olhos do que o normal.
Uma ótima maneira (e de baixo custo) de incentivar a marcação e o compartilhamento é com memes de marca que atraiam seu público-alvo.
5 – Promova para um público semelhante.
Um dos aspectos mais importantes e complicados dos anúncios do Facebook ou do conteúdo promovido é testar diferentes públicos-alvo. O Facebook oferece um ótimo recurso chamado ‘Público Semelhante’ para ajudá-lo a alcançar um grupo totalmente novo de pessoas que compartilham características com seus clientes existentes e um público-alvo.
Você pode escolher seu público-alvo com base nos dados do pixel em seu site, endereços de e-mail ou públicos-alvo personalizados que você usou anteriormente no Facebook. Independentemente de onde esses usuários de origem são, você pode escolher os países de destino para o público semelhante, e um público de origem pode produzir até 500 públicos semelhantes!
Conclusão.
Aí você tem as principais dicas de marketing de mídia social da SET Marketing Digital para Instagram e Facebook!
Espero que você utilize as informações neste guia para construir seus objetivos para 2020 e adoraria ouvir de você se tiver comentários ou perguntas!
Adicione nosso WhatsApp: (17) 99112-1157