Prefeitura de Ribeirão Preto/SP – Telefones: (16) 3977-9000, (16) 3977-8833 e 156
Prefeitura de Ribeirão Preto/SP – WhatsApp: (16) 98161-8450 – https://api.whatsapp.com/send/?phone=5516981618450
Prefeitura de Ribeirão Preto/SP – E-mail: [email protected]
Aplicativo Fala Cidadão Ribeirão Preto – Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.coderp.falacidadaorp
Aplicativo Fala Cidadão Ribeirão Preto – iOS: https://apps.apple.com/br/app/fala-cidad%C3%A3o-ribeir%C3%A3o-preto/id1270664442
Ribeirão Preto foi fundada em 19 de junho de 1856, por fazendeiros vindos do sudeste paulista em busca de clima e solo bons para a cafeicultura. A cidade foi construída nas margens de um ribeirão que era chamado de Preto, dai a cidade ter recebido o nome de Ribeirão Preto.
O solo fértil da região de Ribeirão Preto permitiu a maior produtividade das lavouras do Brasil. O rápido desenvolvimento do cultivo do café trouxe riqueza e progresso para a cidade, que na década de 1880 havia se tornado a maior produtora de café do mundo.
Leia também: Turismo em Ribeirão Preto é um dos finalistas do Prêmio Top Destinos Turísticos
O café, o “ouro verde” como foi chamado, foi responsável por uma espécie de “corrida do ouro” na região, que atraiu trabalhadores e aventureiros de várias partes do mundo. Esse movimento foi auxiliado pela nova Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que ligava Ribeirão Preto a São Paulo e à cidade portuária de Santos, e pela abolição da escravidão no Brasil, em 1888.
O fim da escravidão criou uma forte demanda por mão de obra e os “barões do café”, como eram chamados os cafeicultores, estimulou a imigração europeia – principalmente da Itália, mas também de Portugal, Espanha e Alemanha – para Ribeirão Preto. Mais tarde, após a quebra do mercado de ações em 1929, vários desses imigrantes compraram as fazendas de seus ex-empregadores endividados.
Ribeirão Preto teve um rápido crescimento durante as décadas de 1980 e 90 devido ao boom da cana-de-açúcar, e agora com uma população de mais de 600.000 habitantes e uma área metropolitana total de 1,4 milhão, tornou-se uma cidade animada e cheia de diversão.
Um momento importante para a cidade ocorreu em 1911 com a inauguração de sua primeira fábrica, a Companhia Antarctica Paulista. Foi a Antarctica que construiu o Teatro Pedro II, e sua nova fábrica levou à inauguração de várias cervejarias na cidade. Um deles, batizado de Cervejaria Pinguim, ganhou destaque e tornou Ribeirão Preto nacionalmente conhecida pela qualidade de seu chope. Muita gente fala que o Pinguim tem o melhor chope do Brasil, e isso se tornou tão importante que hoje é um símbolo da cidade; Dizem que vir para Ribeirão Preto e não visitar Pinguim é como ir a Roma e não ver o Papa.
Leia também: Polo Cervejeiro em Ribeirão Preto é um dos maiores do Estado de São Paulo
Ribeirão Preto tem um clima quente, o que leva as pessoas a saírem à noite para bater um papo e tomar chopes gelados nos bares, por isso a cidade fervilha de bares, dos simples botequins ou botecos que se encontram em quase todas as esquinas, até os mais sofisticados botecos, que rivalizam com seus congêneres paulistas e cariocas.