Monitorar e acompanhar de forma consistente o desempenho de sua campanha é igualmente importante para garantir que você não esteja investindo seus recursos na direção errada.
As últimas semanas do ano exigem que todas as empresas tenham ideias de novos produtos ou serviços e aprimorem sua visão de negócios. É o momento em que revisam seus procedimentos internos e revisam sua estratégia de comunicação externa.
Da mesma forma, é ótimo montar uma estratégia de marketing digital em São José do Rio Preto para sua empresa atingir um objetivo específico, ou seja, aumentar o reconhecimento da marca, aumentar o nível de aquisição de leads ou entrar em um novo mercado.
Seja qual for o seu objetivo, monitorar e acompanhar de forma consistente o desempenho de sua campanha é igualmente importante para garantir que você não esteja investindo seus recursos na direção errada.
Rastreando uma campanha de marketing digital.
Este artigo discute 12 métricas obrigatórias que você deve acompanhar para garantir que sua campanha de marketing digital em Rio Preto seja um sucesso. Vamos iniciar em:
1 – Vendas online.
Esta é uma das maneiras mais fáceis de verificar o desempenho de sua campanha de marketing digital e é simples de implementar se você estiver usando uma plataforma de análise da web como o Google Analytics. Tudo o que você precisa fazer é colar um pequeno trecho de código em seu site, e você poderá ver instantaneamente quais de suas campanhas digitais estão gerando o maior volume de vendas.
2 – Leads de formulários da web.
A maioria dos sites possui formulários que os visitantes podem usar para agendar compromissos, perguntar sobre serviços, agendar demonstrações personalizadas, obter downloads gratuitos e assim por diante. Muitos dos visitantes que preenchem seu formulário podem mais tarde se converter em clientes se forem abordados prontamente e bem nutridos.
Outra boa maneira de rastrear o sucesso de uma campanha digital, portanto, é configurar metas e rastrear no Google Analytics quais campanhas geram mais envios de formulários.
3 – Chamadas telefônicas.
Se você tiver um número comercial oficial para o qual os clientes em potencial podem ligar para fazer perguntas ou fazer pedidos, você também precisará rastrear os leads e as vendas dessas ligações. Configure a inserção de um Call Tracking ou Relatório de Chamadas para que diferentes visitantes vejam diferentes números de telefone, dependendo de como chegaram ao seu site. Em seguida, você pode consultar os registros do seu telefone para ver quais campanhas geraram mais ligações.
4 – Atendimento ao vivo.
O chat ao vivo é uma ótima maneira de envolver os visitantes do site que desejam respostas imediatas às suas perguntas. Depois de ter uma ferramenta de atendimento em seu site, você pode usar o programa de rastreamento embutido ou integrar o Google Analytics na ferramenta para que você possa acompanhar quais campanhas digitais estão gerando a maioria das conversas de atendimento ao vivo.
5 – Número de visitas ao site.
Embora as visitas ao site não levem necessariamente a conversões ou mesmo a uma consulta adicional, é uma métrica importante a ser rastreada, especialmente quando se trata de visualizar as tendências de tráfego em um período de tempo. Por exemplo, medir as visitas ao site por meio de SEO para busca orgânica é uma boa maneira de ver o desempenho do seu site por conta própria. Também ajuda a identificar e corrigir possíveis problemas se houver uma queda no tráfego da otimização para mecanismos de busca orgânica.
6 – Visualizações de página por visita.
Embora as visitas ao site sejam importantes para medir, elas não são necessariamente indicativas de interesse, especialmente se o visitante sair imediatamente sem explorar nenhuma das páginas do produto ou serviço. Outra métrica a ser observada, portanto, é o número de visualizações de página por visita.
O Google Analytics oferece informações sobre sessões, usuários, entradas, exibições de página e exibições de página únicas, incluindo as páginas que visitam com mais frequência. Isso pode ajudá-lo a promover as páginas de produtos ou as postagens de blog que apresentam um desempenho especialmente bom.
7 – Tempo gasto por visita.
O Analytics pode ajudá-lo a monitorar quanto tempo as pessoas passam em seu site. Embora essa não seja uma métrica de vendas diretas, as pessoas que passam mais tempo navegando em suas páginas têm mais probabilidade de comprar de você mais tarde.
Uma métrica relacionada a esse respeito é a taxa de rejeição, ou quantas pessoas clicam no botão Voltar no momento em que acessam seu site.
Uma alta taxa de rejeição pode ser um indicativo de uma desconexão entre sua campanha de marketing digital e o conteúdo da página de destino e também pode levar a penalidades de SEO se o Google sinalizar seu site como spam. Rastrear sua taxa de rejeição, portanto, o ajudará a identificar áreas problemáticas e corrigi-las rapidamente.
8 – Acompanhamento de CRM.
As ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) são usadas principalmente para rastrear seus processos de vendas e atividades de prospecção. No entanto, eles também podem ser úteis quando se trata de rastrear suas campanhas de marketing digital.
Por exemplo, você pode filtrar os clientes em potencial em seu CRM por campanha ou fonte de lead para rastrear em tempo real se seus esforços de marketing estão funcionando para eles. Além disso, a maioria dos bons CRMs, como o SuperOffice, inclui um recurso de automação de marketing e e-mail marketing que permite criar conteúdo de email relevante e personalizado com base na origem de rastreamento de seu lead.
9 – Alcance social.
Rastrear o alcance social das postagens que você compartilha em suas páginas de mídia social ajuda a ver quantas pessoas realmente viram o que você postou. Maneiras de aumentar seu alcance incluem a análise de todas as suas páginas sociais de forma consistente, tendo uma programação regular de postagem de conteúdo de alta qualidade e engajamento com sua comunidade social.
10 – Engajamento social.
O principal critério para medir o sucesso de qualquer campanha de marketing digital é sua taxa de engajamento. Embora o alcance social seja sempre maior do que o número de pessoas que interagem com suas postagens, você deve ter como objetivo uma taxa de envolvimento de pelo menos 2 a 5%.
Curtidas, compartilhamentos, retuítes, cliques e comentários contam como formas de engajamento. Com base em quais de suas postagens geram mais engajamento, você pode adaptar sua estratégia de conteúdo para dar a seus seguidores o que eles desejam e, assim, incentivá-los a se engajar ainda mais.
11 – Taxa de abertura de e-mail.
O e-mail marketing deve ser uma parte importante da sua campanha de marketing digital, se ainda não o for. A taxa de abertura de seu e-mail é o número de pessoas que abriram seu e-mail em comparação ao número de pessoas que o receberam.
Maneiras de aumentar suas taxas de abertura incluem segmentar adequadamente sua lista de e-mail, enviar e-mails em momentos apropriados e ter uma linha de assunto atraente. Faça o teste A/B de seus e-mails o máximo que puder para que possa alcançar taxas de abertura mais altas com o tempo.
12 – Rastreie seus KPIs corretamente.
Idealmente, você deve rastrear seus KPIs (indicador-chave de desempenho) em um relatório consolidado para que a alta administração possa analisá-lo rapidamente. Isso também permite que você identifique rapidamente as áreas problemáticas (como quedas ou picos significativos em um período de tempo) para que sua equipe saiba o que trabalhar e o que ignorar no futuro.
Conclusão.
Mas rastrear KPIs pode ser um processo demorado e, se seus recursos forem limitados, você não quer que sua equipe de marketing invista muito tempo fazendo relatórios em vez de administrar a campanha de marketing digital em si.
Essa é a razão pela qual é importante que você decida quando deseja relatar, semanal, mensal ou trimestralmente. Além disso, o rastreamento é um processo difícil para essas empresas ou equipes se estiverem realizando uma campanha completa pela primeira vez.
Felizmente, este artigo ajuda a começar. Então, como você costuma monitorar o desempenho de suas campanhas de marketing digital? Adicione o WhatsApp: (17) 99112-1157