Aprenda sobre os diferentes tipos de agência de publicidade em Ribeirão Preto e quando usar cada tipo.
Basta uma pesquisa no Google para saber que existem dezenas de agências de publicidade em Ribeirão Preto para escolher. Mas se você nunca trabalhou com uma agência antes, como saber qual escolher?
Neste artigo, revisaremos 8 tipos diferentes de agência de publicidade e quando ela são a melhor opção e falaremos sobre algumas armadilhas comuns a serem observadas ao analisar as agências em potencial.
Agência de publicidade full service.
Uma agência de publicidade full service oferece uma gama abrangente de serviços que abordam os aspectos de marketing tradicional e marketing digital em Ribeirão Preto de uma empresa. As agências de publicidade full service são compostas por uma equipe de especialistas e prestam vário serviços:
Quando usar: uma agência de publicidade full service é apropriada se sua empresa precisar de todos os serviços de marketing. Eles poderão fornecer resultados por meio de um anúncio de TV e de uma campanha de redes sociais em Ribeirão Preto. Como as atividades de marketing são muito abrangentes, você também precisará de uma equipe interna que possa dedicar muito tempo ao trabalho com essa agência.
Agência de publicidade tradicional.
As agências de publicidade tradicionais trabalham principalmente com formas tradicionais de mídia, como jornais, comerciais de televisão, rádio e mídia impressa.
Quando usar: as agências de publicidade tradicionais são mais adequadas para empresas que estão tentando alcançar um público local. Uma campanha estratégica de mala direta para um restaurante local ou um cartaz promovendo o dia de abertura de um novo museu pode ser um uso eficaz das formas tradicionais de mídia.
Agência de publicidade digital.
Uma agência de publicidade digital é especializada em tudo que é online. Eles provavelmente têm familiaridade com a mídia tradicional, mas seu foco principal está na esfera digital, incluindo:
Quando usar: as agências de publicidade digital são as melhores para empresas que tentam atingir um público muito específico, porque as plataformas de marketing digital permitem recursos avançados de segmentação e amplo alcance. As agências de publicidade digital também são adequadas para empresas que buscam melhorar sua presença on-line e gerar mais leads por meio de seu website. As agências de marketing digital tendem a ter uma mistura de designers gráficos, desenvolvedores da web, redatores, especialistas em anúncios, fotógrafos e videomakers.
Agência de publicidade em redes sociais.
As agências de publicidade em redes sociais concentram-se em uma coisa e apenas uma: mídias sociais. Eles são uma equipe de criadores de conteúdo e otimizadores de anúncios que maximizarão seus canais sociais. Eles podem se concentrar em muitos canais sociais ou serem especialistas em um único canal, como o LinkedIn. Devido às recentes alterações no algoritmo das redes sociais que resultaram em queda no alcance orgânico, as agências de publicidade de mídia social precisam cobrar um orçamento pelos gastos com publicidade.
Quando usar: as agências de mídia social são uma boa opção para empresas que desejam atingir um único objetivo, como vender skates, por meio de plataformas de mídia social. Essas agências de marketing geralmente têm uma equipe criativa, uma equipe de conteúdo e podem até ter fotógrafos e videomakers.
Agência de publicidade de relações públicas.
As agências de relações públicas, ou PR, servem para melhorar e gerenciar a imagem pública de uma empresa e de seus funcionários. As agências de relações públicas são frequentemente usadas para empresas e CEOs de nível empresarial, concentrando-se em destacar a empresa ou o CEO nas notícias, nos sites do setor e na comunidade.
Quando usar: as agências de relações públicas são melhores para organizações que buscam melhorar a conscientização do público sobre a marca ou sua imagem pública. As agências de relações públicas são especialmente importantes para marcas que frequentemente são exibidas ao público porque ajudam a gerenciar a impressão do público sobre a organização ou seu líder.
Agência de publicidade de marca.
As agências de branding são especializadas em marcas. Eles geralmente conduzem uma pesquisa de mercado completa para entender melhor o cenário competitivo e oferecem uma gama de serviços que incluem criação de logomarca, desenvolvimento de marca, identidades criativas e sinalização.
Quando usar: uma agência de branding é melhor se você estiver considerando ou planejando uma nova marca organizacional ou se estiver interessado em ver como sua marca atual é percebida no mercado.
Agência de anúncios criativos.
As agências de criação se concentram no design e na comunicação visual de uma marca, mas terceirizam a estratégia e a execução para outros parceiros de marketing. Eles geralmente se destacam em criação de logomarca, impressão gráfica e papelaria, outdoors e cartões de visita.
Quando usar: esses tipos de agências são adequados para organizações que precisam criar uma aparência coesa de sua marca ou que precisam criar alguma nova campanha de marketing impresso.
Agência de compra de mídia.
As agências de publicidade para compra de mídia concentram-se no planejamento e na compra de mídia, e geralmente adaptam seus serviços a um canal específico. Eles identificam um prazo, recomendam um orçamento e estabelecem mercados para atingir o público-alvo.
Quando usar: as agências de compra de mídia são ótimas para organizações que desejam usar apenas um único canal. Essas agências podem ter uma equipe criativa internamente, mas geralmente são mais eficazes quando combinadas com uma agência de anúncios criativos.
Erros comuns a serem evitados ao escolher uma agência de publicidade.
Ótimo, agora você determinou que tipo de agência funcionará melhor para você. Em seguida, vem o processo de avaliação, que pode ser longo, árduo e qualquer coisa, menos claro.
Existem algumas bandeiras vermelhas para ficar de olho enquanto você avalia fornecedores.
Agência de publicidade que segue uma abordagem simplificada.
Embora as agências de publicidade atendam a uma ampla variedade de setores, muitas não oferecem originalidade ou distinção. Eles criam uma abordagem simplificada para facilitar o trabalho sem considerar o que é melhor para os negócios de seus clientes.
Quando uma empresa solicita tratamento individualizado, algumas agências de publicidade respondem desajeitadamente: “Desculpe, não fazemos isso para nenhum de nossos clientes. Sempre fizemos marketing dessa maneira, então você terá que aceitar nosso método e confiar em nosso processo de marketing.”
Esta é uma grande bandeira vermelha.
Marketing é muito mais arte do que ciência. Não há fórmula mágica. Não há um modelo garantido.
O que funcionou no ano passado pode não funcionar hoje, e o que funcionou nesta semana pode não funcionar a seguir. A mesma estratégia que funcionou para uma empresa de óculos pode não funcionar para um grande fabricante de peças.
Acreditamos que cada cliente deve ter uma abordagem individualizada que atenda às suas metas comerciais específicas.
Agência de publicidade que se concentra em uma campanha de um único canal.
Algumas agências de publicidade só se sentem à vontade com o que sabem. Se eles têm experiência com marketing tradicional, anúncios impressos, comerciais de TV e anúncios de rádio, eles se limitam a essa única opção. Da mesma forma, algumas agências de marketing digital podem desencorajar o marketing tradicional, chamando-o de antiquado ou desatualizado e acabar perdendo valioso alcance do público e oportunidades de marketing.
Uma campanha de marketing bem-sucedida usa uma abordagem multicanal para alcançar clientes em potencial onde quer que estejam. As campanhas multicanais geralmente incluem uma combinação saudável de dois ou mais dos seguintes itens: marketing em redes sociais, criação de sites, email ou email marketing tradicional, anúncios patrocinados online ou tradicional, marketing de conteúdo e muito mais.
As vantagens de trabalhar em vários canais incluem:
Uma campanha tradicional não deve competir com o marketing digital. Em vez disso, essas duas estratégias de campanha são estradas bem percorridas que levam na mesma direção, ao sucesso do marketing. As campanhas de marketing tradicional e digital trabalham juntas para promover as metas específicas da empresa e delinear o sucesso, alcançando clientes on-line, assistindo TV, no carro e fora de casa.
Agência de publicidade que não oferece relatórios adequados.
Quando se trata de marketing, não somos os primeiros a admitir que os relatórios podem ser difíceis.
O marketing visa mudar as ações. Mas, para mudar as ações de alguém, você primeiro precisa mudar as convicções deles e, para mudar as convicções, precisa chamar a atenção deles.
As ações podem ser mensuráveis (alguém preencheu um formulário no seu site), mas convicções e atenção são muito mais difíceis de medir. É por isso que analisamos métricas como tráfego geral, SEO e taxas de cliques; essas métricas podem nos dar um palpite sobre convicções e atenção. Por exemplo, se você tem mais tráfego geral no site e novos usuários do que no mesmo período do ano passado, sua agência está no caminho correto.
Os relatórios ainda são incrivelmente importantes, especialmente quando você conta com a ajuda de uma empresa terceirizada ou dela ara ajudar sua equipe de marketing.
Os relatórios regulares devem ajudar a diminuir a distância entre suas metas de negócios e a execução de marketing.
Agência de publicidade parada no tempo.
A tecnologia está mudando na velocidade da luz, especialmente as novas tecnologias de marketing digital. Toda semana, é lançado um novo produto, aplicativo ou ferramenta de comunicação que promete mudar a face do marketing para sempre.
Muita tecnologia muda drasticamente no cenário de marketing.
Veja as mídias sociais, por exemplo. Em 2018, as postagens orgânicas (não pagas) das páginas de negócios estavam atingindo um público bastante grande. Então, em um único dia, o Facebook mudou seu algoritmo e desvalorizou as publicações comerciais não pagas no feed de notícias dos usuários, diminuindo o alcance orgânico em 50-75%. Em um único dia, as páginas de negócios precisavam adotar uma nova estratégia se desejassem que seu público visse suas postagens.
O marketing muda rapidamente e é tarefa da sua agência de marketing acompanhar essas mudanças.
De maneira alguma eles devem sugerir a implementação de todas as novas tecnologias, teorias ou estratégias que surgirem, mas devem estar familiarizados o suficiente com o cenário em mudança para fazer uma recomendação educada e ponderada.
Quando você estiver pronto para contratar uma agência de publicidade…
Agora que você está pronto para contratar uma agência de publicidade para sua empresa, documente os resultados desejados que deseja alcançar com seu novo parceiro. Isso ajudará a definir expectativas antecipadamente e a encontrar uma agência que possa apoiar seus objetivos de negócios.