Recomendações com a finalidade de tornar o conteúdo da Web mais acessível.
As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0 definem a forma de como tornar o conteúdo da Web mais acessível para pessoas com deficiência. A acessibilidade abrange uma vasta gama de deficiências, incluindo visual, auditiva, física, de fala, intelectual, de linguagem, de aprendizagem e neurológica. Embora estas diretrizes cubram uma ampla diversidade de situações, elas não são capazes de abordar as necessidades das pessoas com todos os tipos, graus e combinações de deficiências. Estas diretrizes tornam também o conteúdo da Web mais acessível por pessoas idosas, cujas habilidades estão em constante mudança devido ao envelhecimento, e muitas vezes melhoram a usabilidade para usuários em geral.
As WCAG 2.0 foram desenvolvidas através do processo WCAG (em inglês) em colaboração com pessoas e organizações em todo o mundo, com o objetivo de fornecer um padrão compartilhado referente à acessibilidade do conteúdo da Web, que vá ao encontro das necessidades das pessoas, das organizações e dos governos em nível internacional. As WCAG 2.0 baseiam-se nas WCAG 1.0 [WCAG10] e foram concebidas para serem largamente aplicadas às diferentes tecnologias atuais e futuras da Web, e para serem testáveis com uma combinação de testes automáticos e avaliação humana. Para uma introdução as WCAG, consulte a Descrição Geral das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (em inglês).
A acessibilidade na Web depende não só do conteúdo acessível, como também de navegadores web acessíveis e outros agentes de usuário. Ferramentas de autoria também desempenham um papel importante para a acessibilidade na Web. Para uma descrição geral sobre como estes componentes de desenvolvimento web e interação funcionam em conjunto.
As pessoas e organizações que utilizam as WCAG são diversas e incluem programadores e web designers, legisladores, responsáveis pelas compras, professores e alunos. Para corresponder às várias necessidades deste público, são fornecidas diversas camadas de orientação, incluindo princípios globais, diretrizes gerais, critérios de sucesso testáveis, um rico conjunto de técnicas de tipo necessárias e de tipo sugeridas, bem como falhas comuns documentadas com exemplos, links para recursos e código fonte.
Página Web
É importante notar que, neste padrão, o termo “página web” abrange muito mais do que páginas estáticas em HTML. Ele inclui também as páginas web cada vez mais dinâmicas que estão surgindo na Web, incluindo páginas que podem apresentar comunidades interativas virtuais completas. Por exemplo, o termo “página web” inclui uma experiência imersiva e interativa como em um filme, localizada em um único URI. Para obter mais informações, consulte Compreendendo Página Web (em inglês).
Determinado Por Meio de Código de Programação
Vários critérios de sucesso requerem que o conteúdo (ou determinados aspectos do conteúdo) possa ser “determinado por meio de código de programação”. Isto significa que o conteúdo é apresentado de modo que os agentes de usuário, incluindo as tecnologias assistivas, possam extrair e apresentar esta informação aos usuários de diferentes modalidades. Para mais informações, consulte Compreendendo Determinado Por Meio de Código de Programação (em inglês).
Suporte a Acessibilidade
Usar tecnologia com suporte a acessibilidade significa que ela funciona com tecnologias assistivas (TA) e utiliza recursos de acessibilidade de sistemas operacionais, navegadores e outros agentes de usuário. Recursos tecnológicos só podem ser considerados, de maneira confiável, em conformidade com os critérios de sucesso do WCAG 2.0 se forem usados de uma forma com “suporte a acessibilidade”. Recursos tecnológicos nem sempre tem suporte a acessibilidade (por exemplo, não funcionam com tecnologias assistivas) quando eles não estão em conformidade com qualquer critério de sucesso (ou seja, quando a mesma informação ou funcionalidade não está disponível de outra maneira que é originalmente suportado).
A definição de “suporte a acessibilidade” está disponível no Anexo A: Seção Glossário destas Diretrizes. Para mais informações, consulte Compreendendo Suporte a Acessibilidade (em inglês).
Descrição completa das Diretrizes WCAG 2.0
Leia Mais Sobre:
Boas Práticas para Acessibilidade Digital na Contratação de Desenvolvimento WEB