Mais e mais clientes estão recorrendo à Pesquisa do Google para encontrar empresas locais, uma ficha no Google Meu Negócio bem otimizada é crucial para aparecer para seus clientes antes da concorrência.
O que é o Google Meu Negócio?
As empresas que buscam atrair novos clientes costumavam confiar no boca a boca local e nas estratégias de marketing tradicionais. Embora vitrines chamativas e as antigas malas-diretas possam ter atraído os clientes a comprar produtos e serviços, os clientes modernos agora mudaram sua atenção para a presença digital e a reputação online de sua empresa.
Quando seus clientes desejam encontrar proprietários locais para fazer negócios, eles recorrem primeiro aos mecanismos de pesquisa, e quase 90% de todo o tráfego do mecanismo de pesquisa passa pelo Google. Todos os dias, os “spiders” do Google estão rastreando a web em busca dos negócios mais relevantes para exibir no topo de suas páginas de resultados. Como as três primeiras listagens de uma busca no Google obtêm 60% dos cliques, ganhar uma posição superior na 1º página dos resultados de busca do Google garante novas oportunidades de novos negócios todos os dias. Como o Google é principal ponto de partida para milhões de clientes em todo o mundo, é mais importante do que nunca que os proprietários de empresas saibam operar com o poderoso mecanismo de pesquisa.
Mas como uma empresa garante que o Google posicione sua listagem nas primeiras posições da página de pesquisa? Um dos principais fatores é uma ferramenta útil chamada Google Meu Negócio. Quando alguém em sua área pesquisa um serviço local, como “criação de sites em rio preto”, o Google analisa rapidamente todas as informações que conhece sobre esses termos de pesquisa, e pronto! Uma lista perfeitamente selecionada de empresas que atendem a esses requisitos aparece na tela do cliente.
Os clientes podem verificar rapidamente as fotos, ver o horário comercial, ver as avaliações com estrelas de cada negócio, ler as avaliações e, por fim, decidir se é lá que pedirão um orçamento. As listagens do Google Meu Negócio são uma maneira poderosa de aumentar a sua visibilidade no mecanismo de pesquisa e alcançar novos clientes que procuram empresas como a sua.
Uma listagem do Google Meu Negócio bem otimizada também aumenta a reputação de sua empresa, aproveitando o poder das avaliações on-line. Quase tão importante quanto um espaço confortável nos 3 principais resultados de pesquisa do Google são a quantidade e a qualidade das avaliações dos clientes. Uma vez que 84% das pessoas confiam nas avaliações online tanto quanto na palavra de um amigo, uma lista repleta de classificações de 5 estrelas e feedback brilhante é um dos pilares de uma estratégia sólida de mecanismo de pesquisa.
Uma presença otimizada na web em plataformas populares como o Google Meu Negócio é o equivalente digital de uma vitrine bem montada, incentivando os clientes a entrar e aprender mais sobre seus produtos. Da mesma forma, um negócio sem uma estratégia de mecanismo de busca é o equivalente a uma loja escura e aparentemente fechada com tábuas, dissuadindo negócios e afastando novos clientes.
Este guia descreve tudo o que você precisa saber sobre o Google Meu Negócio, e como você pode aproveitar sua força incomparável para gerar mais tráfego no site, reforçar sua reputação e dar início a um novo ciclo de crescimento no seu negócio.
Como reivindicar sua ficha do Google Meu Negócio (se já existir)?
A primeira etapa para transformar a maneira como os clientes locais encontram sua empresa começa com a reivindicação da listagem de sua empresa. O Google já possui uma vasta coleção de empresas listadas, então é provável que já exista uma disponível para você. Veja como você pode assumir o controle total de sua listagem.
Por telefone.
Algumas empresas terão a oportunidade de verificar por número de telefone. O Google entrará em contato com esse número de telefone com uma mensagem automática, portanto, esteja sempre disponível para atender.
Digite o código de verificação de cinco dígitos e clique em “Enviar”.
Por email.
Outras empresas podem ter a opção de verificar por e-mail.
O Google enviará a você um código de verificação de cinco dígitos para o endereço de e-mail registrado. Insira o código enviado para sua caixa de entrada e selecione “Enviar”.
Por cartão postal.
O método de verificação padrão depende do correio tradicional. O Google enviará um cartão postal para seu endereço comercial.
Lembre-se de que o cartão postal pode levar até 25 dias para ser recebido. Depois de recebê-lo em sua caixa de correio, faça login novamente em sua conta do Google Meu Negócio.
Digite o código impresso no seu cartão postal. Clique em “Enviar”.
Não se preocupe se o seu cartão postal não chegar. Em sua conta do Google Meu Negócio, você pode solicitar um novo.
Como criar uma nova ficha do Google Meu Negócio.
Se sua empresa não tem uma listagem no ecossistema do Google, você pode criar uma facilmente em: google.com/business
1 – Comece fazendo login na conta do Google associada à sua empresa ou crie uma nova conta.
2 – Selecione “Comece agora”.
3 – É aqui que você fornecerá os princípios básicos por trás do seu negócio. O Google fará algumas perguntas fáceis, como o nome e a localização da sua empresa. Existem algumas configurações de localização a serem consideradas.
4 – A próxima etapa solicita que você selecione uma área de serviço. Por exemplo, restaurantes que também entregam comida em casa ou uma equipe de limpeza local usarão esta seção para informar aos clientes em potencial se eles estão dentro de sua área de entrega ou serviço.
5 – Em seguida, você precisará escolher uma categoria de negócios. Você deseja que sua categoria de negócios seja tão claramente definida quanto sua área de serviço. Quanto mais vaga a categoria de negócios, menor a probabilidade de você aparecer nas pesquisas mais relevantes para sua empresa. De “mecânica de motor diesel” a “salão de festas infantil”, o Google oferece centenas de categorias de negócios em potencial, para que você possa encontrar facilmente aquela que melhor identifica sua oferta de serviço.
A anatomia do seu perfil no Google Meu Negócio.
O que os usuários veem na Pesquisa Google.
Para todos os tipos de pesquisa, o Google retorna um trecho em destaque que agrega as informações disponíveis em toda a web em um único bloco. Dependendo se você está visualizando no celular ou no desktop, os trechos em destaque aparecem na parte superior ou do lado direito dos resultados da pesquisa. Quando você busca no Google sua celebridade favorita, o Google coleta sua data de nascimento, projetos recentes, perfis de redes sociais em Rio Preto, fotografias e até mesmo sua altura. Pense no seu perfil do Google Meu Negócio como o trecho em destaque da sua empresa.
Visão geral do cabeçalho.
O cabeçalho da visão geral fornece um instantâneo rápido de sua empresa, destacando os detalhes mais importantes para clientes em potencial. Essas informações devem ser claras, concisas e, o mais importante, precisas. Aqui estão os componentes necessários de seu cabeçalho de visão geral.
Foto.
Uma das maneiras mais fáceis de se destacar entre outras pesquisas do Google é usando ótimas imagens em sua ficha do Google Meu Negócio. Em um mar de palavras e hiperlinks, as imagens atraem nossos olhos e atraem nossa atenção. Eles unem a confiança dos clientes, dando-lhes uma visão tangível da sua empresa. Na verdade, as empresas que usam imagens em suas listagens recebem 35% mais cliques em seus sites do que aquelas que não usam. Mostre o interior da sua empresa para que os clientes saibam o que esperar. Estenda um aperto de mão digital com fotos sorridentes e de boas-vindas de sua equipe. Quer você seja um restaurante ou um consultório odontológico, usar imagens cativantes é uma maneira infalível de se destacar da multidão.
Nome.
Embora o “nome da empresa” pareça óbvio, existem alguns detalhes a serem considerados. Certifique-se de escrever o nome da sua empresa de forma idêntica em seu perfil do Google Meu Negócio, como você faz em outros lugares importantes na Internet, como seu site. Se sua empresa se chama “Rio Preto Hambúrgueres ”, não abrevie para “RP Hambúrgueres” na sua ficha do Google Meu Negócio. Use o nome exato pelo qual sua empresa atende, sem abreviações ou complementos desnecessários. Apenas uma pequena alteração pode reduzir significativamente a visibilidade do mecanismo de pesquisa. No SEO local, isso é conhecido como NAP (Name, Adress, Phone), que pode afetar significativamente a pesquisa local quando não é feita corretamente.
Logotipo.
Sua ficha também inclui o logotipo de sua empresa. Assim como você deve usar seu nome comercial preciso e não abreviado em sua listagem, se você também deseja usar o logotipo que os clientes esperam ver, este não é o lugar para brincar com novas cores ou fontes. Um logotipo reconhecível é uma maneira fácil de se conectar com clientes que podem ter visto sua marca anteriormente em sua fachada ou veículos da sua frota em sua área de serviço local.
Botões.
O Google oferece uma variedade de botões de chamada para ação que instruem os clientes sobre como interagir com sua empresa. Esses botões incentivam os clientes a visitar seu site ou consultar rotas de carro, caminhada ou transporte público até sua empresa.
Visualizando por celular eles podem ter algumas opções adicionais. Botões de chamada ou mensagem permitem que eles entrem em contato instantaneamente com sua empresa com o toque de um botão.
Os visitantes também verão um botão “Salvar”, onde podem adicionar sua empresa a listas personalizadas como “Favoritos” ou sinalizá-la como um lugar que “Desejam ir”.
Descrição.
Sua ficha do Google Meu Negócio também apresenta outra ferramenta poderosa: uma descrição da empresa. Em 750 caracteres ou menos, você tem a oportunidade de ilustrar como se destaca na competição. Use esta área para cativar os visitantes com a história por trás de sua empresa. Que tipos de produtos ou serviços vocês oferecem? O que torna o seu negócio especial? Mantenha sua descrição clara e direta. Evite encher sua descrição com argumentos de venda ou conteúdo promocional que possa atrapalhar os clientes. Se você tem um belo pátio para refeições ao ar livre, fornece serviços de chaveiro em 45 minutos ou assa pizzas em fogo de lenha, é aqui que você pode usar suas palavras para realmente se conectar com os clientes e descrever a experiência de fazer negócios com você. E não se esqueça de adicionar palavras-chave SEO relevantes!
Avaliações.
Enquanto as referências de um amigo costumavam liderar o caminho para novos negócios, os clientes agora recorrem a avaliações online e confiam em suas palavras da mesma forma. Eles também são um dos principais fatores que afetam sua classificação geral de pesquisa. Esta seção fornece um instantâneo rápido de suas avaliações, fornecendo uma avaliação geral com estrelas e contagem de avaliações. Aqui, os clientes estão procurando por listagens de alta classificação, então cinco estrelas brilhantes apoiadas por um bom feedback positivo é uma maneira fácil de ganhar seus negócios.
Atributos.
Atributos, ou “detalhes”, permitem que você adicione emblemas especiais que destacam recursos exclusivos do seu negócio. Variando de comodidades como “Entrada com acessibilidade” ou “administrada por mulheres”, há uma variedade de atributos atraentes para escolher. Existem também alguns únicos que ajudam a contar a história da sua empresa.
Administrada por mulheres: outra marca especial que distingue empresas criadas ou dirigidas por mulheres.
Atributos de acessibilidade: esses atributos atualmente avaliam se a entrada, os assentos, o estacionamento e o elevador da sua empresa são acessíveis para as pessoas que usam cadeira de rodas.
Embora você possa selecionar esses atributos no painel do Google Meu Negócio, o Google também extrai outros dados relevantes para preencher esta seção. O Google incentiva os clientes a responder a perguntas curtas sobre sua empresa e é nesta seção que o Google exibe as respostas.
Opções de serviço.
Aqui você pode destacar os serviços especiais oferecidos por sua empresa. Vocês oferecem entrega, coleta na porta ou entrega sem contato? Use a seção Opções de serviço para destacar essas ofertas.
Sobre o cabeçalho.
O cabeçalho Sobre lista informações importantes como endereço, número de telefone, horario de funcionamento e alguns atributos adicionais.
Atualizações.
As atualizações são uma seção poderosa onde você pode destacar o que está acontecendo em seu negócio. Atualizações bem organizados provam aos visitantes que você é uma empresa ativa e atuante, pronta para conquistar novos clientes.
Painel do Google Meu Negócio (o que você vê).
Seu painel do Google Meu Negócio é sua principal central de controle. Ele permite que você controle como o Google exibe suas informações comerciais na web. É importante se familiarizar com os detalhes do painel para que você possa sempre manter sua listagem atualizada e repleta de conteúdo interessante que impulsiona novos negócios.
Dashboard.
Este é o centro de tudo relacionado ao seu perfil do Google Meu Negócio. É como você pode manter suas informações atualizadas, publicar postagens interessantes em sua listagem, visualizar análises ou gerenciar o funcionamento administrativo interno de sua conta.
Postagens.
Mensagens, vídeo e texto são a melhor maneira de comunicar diretamente notícias emocionantes e promoções oportunas aos clientes locais. Uma seção de Postagens bem selecionada mostra aos visitantes que você é uma empresa ativa e movimentada e que pode selecionar entre uma variedade de tipos de postagem, como atualizações básicas, eventos ou ofertas. Ao compartilhar uma foto interna da sua empresa, as postagens são uma ótima maneira de aumentar a credibilidade e a confiança.
Na tela inicial do seu perfil do Google Meu Negócio, toque em “Postar +”. Você pode então selecionar o tipo de postagem que deseja criar. Você tem até 1.500 caracteres para contar sua história, mas o Google sugere que se mantenha um intervalo de 150-300 caracteres. As imagens devem ter resolução mínima de 400px de largura por 300px de altura, enquanto o tamanho máximo de upload de um vídeo é de 100 MB. Emparelhe sua atualização pós-atualização com um botão de call-to-action como “Compre”, “Saiba mais”, “Reserve agora” ou “Visite”. As postagens permanecerão prontamente acessíveis em seu Painel de Controle por 7 dias.
Informações: adicionar/editar informações voltadas para o cliente no perfil da sua empresa.
Quer atualizar informações sobre sua empresa? Na guia Informações, você pode editar informações importantes como endereço, horário comercial, número de telefone, endereço do site, descrição da empresa e muito mais. Existem também algumas ferramentas úteis nas guias Informações e Configurações para garantir que você esteja aproveitando ao máximo sua experiência com o Google Meu Negócio.
Etiquetas.
As etiquetas são uma maneira interna fácil de organizar vários locais em grupos. Você pode dar a cada local um identificador exclusivo que pode agrupar locais regionalmente ou por qualquer outra marca considerada necessária por sua empresa. Dessa forma, você pode monitorar rapidamente a atividade de determinados segmentos do seu negócio.
Notificação por e-mail.
Embora seja importante garantir que todas as seções de sua página de informações estejam atualizadas, lembre-se de que o Google integra suas contribuições ao conteúdo enviado por usuários. Fotos e comentários de clientes aparecerão em sua listagem, e você deseja saber sobre isso imediatamente. Na guia Configurações, você pode verificar se seus endereços de e-mail e configurações de notificação estão atualizados para que você possa receber atualizações imediatas sobre a atividade de sua página.
Insights.
O painel Insights em seu painel do Google Meu Negócio fornece informações detalhadas de como os clientes estão encontrando sua empresa. O Insights não apenas oferece uma visão de como os clientes encontram sua listagem, mas também fornece uma gama de análises sobre como seus clientes estão interagindo com sua listagem.
Descubra como os clientes encontram a listagem de sua empresa: seu painel mostra um gráfico que ilustra precisamente como os visitantes encontraram sua empresa. Existem algumas análises principais listadas aqui:
Avaliações.
Esta seção do seu painel lista os comentários que os clientes deixaram para sua empresa. Embora a leitura de seus comentários positivos possa ser um grande impulso para a confiança, também é importante ler atentamente, e responder, os negativos. Uma avaliação negativa pode ser ruim para os negócios, mas uma avaliação negativa sem resposta é ainda pior para sua reputação online.
Abra a listagem que deseja gerenciar e clique em “Comentários”. Clique em “Responder” para começar a elaborar sua resposta. Agradeça àqueles que deixaram depoimentos positivos e acompanhe aqueles que deixaram comentários negativos. Seja amigável e acessível sem levar isso para o lado pessoal. As avaliações negativas são uma ótima oportunidade para explorar os problemas em seu negócio e corrigi-los rapidamente antes que fiquem fora de controle. Peça desculpas pela experiência ruim e, se necessário, receba-os de volta para outra visita com um desconto ou oferta especial.
O Google leva muito a sério a palavra de comentários gerados por usuários, então eles raramente removerão um comentário simplesmente por causa de uma interpretação negativa. No entanto, você tem a oportunidade de sinalizar uma avaliação para remoção se achar que ela é falsa ou imprecisa. É possível que um concorrente contrate revisores falsos para manchar a reputação de sua empresa. Se você suspeitar que isso está acontecendo, certifique-se de alertar o Google sobre isso imediatamente.
Mensagens.
Embora o tráfego de pedestres e as chamadas telefônicas possam ter sido as principais forças que impulsionaram novos negócios no passado, as mensagens de texto emergiram como uma ferramenta poderosa de comunicação com o cliente. Afinal, as pessoas estão usando seus telefones para pesquisar sua empresa a bordo de ônibus barulhentos ou durante o horário de trabalho. Encontrar um momento tranquilo para ligar para uma empresa às vezes é um inconveniente. Os clientes estão migrando para empresas que oferecem mensagens baseadas em texto como um modo de comunicação.
Felizmente, o Google Meu Negócio oferece ferramentas de mensagens poderosas para que sua empresa possa aproveitar essa tendência. Você pode permitir que os clientes enviem perguntas por texto, que você recebe por meio do aplicativo Google Meu Negócio. Gerencie essas opções, analise as perguntas recebidas e responda por meio da guia Mensagens do aplicativo Google Meu Negócio. Promova a confiança com respostas oportunas, nada acaba mais o interesse do cliente do que uma pergunta não respondida de atendimento ao cliente. Além disso, é importante responder às mensagens em 24 horas, ou o Google pode desativar o recurso de sua conta.
Adicionar fotos ou outras mídias às suas listas.
Use a seção Fotos para criar um vibrante ecossistema de imagens em sua ficha do Google Meu Negócio. Publique fotos de boas-vindas de sua equipe, fotos deliciosas de opções de menu de dar água na boca, fotos do interior de sua localização e diferentes ângulos de abordagem para que os clientes saibam o que esperar se estiverem indo para uma visita. Para cada foto compartilhada, você poderá verificar o número total de visualizações para saber qual tipo tem melhor desempenho para o seu público.
Lembre-se de que seu painel de controle pode ser preenchido com fotos geradas pelo usuário, portanto, você deseja usar a guia Foto para monitorar quaisquer imagens postadas recentemente. Embora não seja possível remover essas fotos, você pode sinalizar uma foto para revisão se achar que ela é imprecisa ou inadequada.
Como as imagens em sua seção de postagens são quadradas, uma proporção de 1:1 é a melhor. Idealmente, o Google sugere que você use arquivos JPG ou PNG com 720px de altura por 720px de largura. Clique na guia Fotos para adicioná-los à sua listagem.
Foto de capa.
Sua foto de capa é uma foto que mostra o melhor da sua empresa. Lembre-se de que adicionar uma foto de capa não garante o posicionamento superior. Para adicionar um, clique em Fotos no menu à esquerda. Na seção Visão geral, você pode selecionar uma foto de logotipo ou uma foto de capa. O tamanho recomendado para uma foto de capa é 1080px de largura por 608px de altura.
Ícone/logotipo.
Seu ícone ou logotipo serve como seu avatar. Quando você publica novas postagens ou responde a comentários de clientes, esta imagem aparecerá ao lado de seus comentários. Semelhante a outras fotos em sua listagem, elas são exibidas como imagens quadradas, então o Google recomenda que você use imagens com 720px de largura por 720px de altura.
Vídeos.
Sua listagem também pode incluir vídeos. Estima-se que um minuto de vídeo equivale a 1,8 milhão de palavras de texto, portanto, os vídeos são uma maneira rápida de destacar os aspectos divertidos e empolgantes do seu negócio. Os vídeos do Google Meu Negócio podem ter até 30 segundos de duração e 100 MB de tamanho. Os vídeos são uma ótima maneira de mostrar sua empresa em ação para clientes em potencial. Mostre aos clientes uma visão dos bastidores de como você faz negócios, apresente-os à sua equipe ou use vídeos como um portfólio para mostrar projetos de renovação ou fabricação. Faça upload de vídeos facilmente por meio da guia Fotos e selecione o tipo de mídia que deseja adicionar.
Agendamentos.
Para certas empresas, o Google oferece a oportunidade de gerenciar agendamentos a partir do painel do Google Meu Negócio. O Google se integra a muitas plataformas de reserva populares, tornando mais fácil vincular seu sistema atual à sua ficha do Google Meu Negócio. Você pode gerenciar suas integrações na guia Reservas.
Serviços.
Na guia Informações, há um recurso poderoso para negócios baseados em serviços, apropriadamente chamado de Serviços. Perfeita para empresas como advogados, instrutores de música ou especialistas em controle de pragas, esta ferramenta permite que você adicione um breve resumo de suas ofertas. Você pode criar uma categoria de serviços, como “Aulas de guitarra” e adicionar vários produtos ou níveis, como “Sessão de instrução de 30 minutos” e “Sessão de instrução de 1 hora”. Emparelhado com cada serviço, você pode fornecer preços e uma descrição de 1.000 caracteres.
Construtor de sites.
Criação de sites em Rio Preto exige um investimento significativo de tempo e dinheiro, muitas vezes desencorajando muitos proprietários de pequenas empresas de começar. Para capacitar as pequenas empresas com as ferramentas necessárias para desenvolver sua presença digital, o Google Meu Negócio inclui uma ferramenta gratuita para criar sites otimizados para celular em minutos. Para começar, clique na guia Site no menu do lado esquerdo do painel do Google Meu Negócio. Você pode selecionar modelos e paletas de cores predefinidos e adicionar facilmente textos e fotos cativantes. Com apenas alguns cliques, você pode criar um site vibrante e amigável para sua empresa.
Administradores.
Na guia Usuário, você pode convidar outros funcionários para se tornarem administradores de sua listagem. Existem três tipos de funções administrativas disponíveis: Proprietário, Gerente e Gerente do local. Um proprietário tem acesso total à listagem, incluindo a capacidade de remover perfis de negócios e gerenciar os recursos de outros usuários. Na extremidade oposta, o Gerente do local tem uma função menor, principalmente para publicar postagens e editar informações principais. Antes de atribuir novas funções, familiarize-se com cada uma das funcionalidades correspondentes.
Mais ferramentas no painel do Google Meu Negócio.
Existem ainda mais ferramentas disponíveis no painel do Google Meu Negócio, com muitos recursos para turbinar sua estratégia de visibilidade do mecanismo de pesquisa. As ferramentas abaixo facilitam o trabalho com agências que podem gerenciar alguns componentes de seu plano de anúncio digital.
Grupos de locais.
Os locais são maneiras fáceis para agências ou organizações que gerenciam várias listagens para visualizar todas as contas e listagens que gerenciam. Por exemplo, você pode criar um grupo de locais de todas as lojas da região de São José do Rio Preto para compartilhar com um gerente regional, mas não deseja que eles tenham acesso às lojas de outra região. Ao clicar na guia Gerenciar locais, você pode criar grupos facilmente gerenciáveis e compartilhar permissões com as pessoas certas.
Publicidades.
Ranquear estrategicamente em palavras-chave populares consultadas por sua base de clientes é outra maneira poderosa para aumentar a visibilidade de seu mecanismo de pesquisa. Ao clicar em “Criar um anúncio”, você pode lançar campanhas publicitárias em instantes. Basta vincular sua conta do Google Ads à sua nova ficha do Google Meu Negócio e você estará pronto para os anúncios.
Contas vinculadas.
Trabalhando com uma equipe de marketing em Rio Preto para criar campanhas publicitárias? Aqueles que desejam exibir anúncios em nome de sua empresa podem enviar uma solicitação de vinculação a suas contas. Você encontrará essas solicitações na guia Contas vinculadas, onde pode aprovar ou recusar o acesso de anunciantes.
Os benefícios do Google Meu Negócio.
Benefícios de marketing.
Embora as empresas locais muitas vezes sintam que as empresas maiores têm uma vantagem quando se trata de oportunidades promocionais, o oposto é verdadeiro para o Google Meu Negócio. O Google Meu Negócio prioriza empresas locais e classifica seus serviços e locais bem acima dos grandes comerciantes. Com isso em mente, é importante que as pequenas empresas aproveitem todo o poder das ofertas do Google Meu Negócio para maximizar a visibilidade do mecanismo de pesquisa, aprimorar a experiência do cliente e melhorar as vendas gerais.
Fatores de classificação para SEO local.
Existem três fatores que afetam fortemente a visibilidade do mecanismo de pesquisa para empresas locais: relevância, distância e destaque.
A relevância indica o grau de relação entre sua oferta comercial e a consulta de pesquisa real de um cliente. Por exemplo, se sua empresa oferece manicure e pedicure, o termo “salão de beleza” é altamente relevante, em oposição ao termo mais genérico “salão” ou “spa”. A clareza supera em muito os benefícios de tentar alcançar uma ampla gama de palavras-chave.
A proximidade também é um fator importante para o sucesso do SEO local. Conforme discutido, é importante localizar sua área de serviço da forma mais precisa possível. Os clientes que procuram a “mecânico volkswagen em são josé do rio preto” desejam encontrar exatamente isso, uma empresa com sede ou muito perto de São José do Rio Preto. Oficinas em áreas mais distantes da regisão terão uma classificação menor para essa pesquisa, mas aquelas que estão mais próximo da cidade ficarão do topo da lista.
A proeminência é o terceiro maior fator que influencia o SEO local. Isso mede o quão importante ou interessante seu negócio parece ser. Como os mecanismos de pesquisa determinam o nível de interesse? Uma listagem que é movimentada de novas postagens, promoções recentes e eventos futuros sinalizam importância para os mecanismos de pesquisa. Da mesma forma, uma série de avaliações de 5 estrelas diz ao Google que é um negócio próspero que oferece uma experiência muito boa para os hóspedes locais.
Site Grátis.
Muitos proprietários de pequenas empresas consideram o webdesign e a criação de um site um processo assustador e caro. Mas seu site é uma das maneiras mais poderosas de se conectar com clientes em potencial. Para equipar os proprietários de pequenas empresas com as ferramentas de que precisam para construir uma forte presença na web, o Google Meu Negócio oferece ferramentas gratuitas de design de sites. Você pode criar facilmente um site bem projetado e pronto para dispositivos móveis gratuitamente.
Avaliações.
Estudos mostram que o cliente médio lê 10 avaliações antes de decidir se pode confiar em uma empresa. Não apenas um gama de depoimentos de alta qualidade traz mais clientes para seu site ou loja, mas é um fator importante quando se trata de determinar a classificação do mecanismo de pesquisa. É importante ter uma abordagem proativa quando se trata de coletar feedback positivo de clientes satisfeitos.
O Google Meu Negócio torna o processo fácil, oferecendo um link curto que você pode distribuir para sua base de clientes. No seu painel, clique em “Obter mais comentários”. O Google irá gerar um link que você pode copiar e colar. Estas são apenas algumas estratégias que você pode usar para promover seu link de comentários em seu perfil do Google Meu Negócio.
Benefícios de comunicação.
O Google Meu Negócio também oferece uma série de maneiras interessantes de se conectar com os clientes. Enquanto as empresas costumavam depender de chamadas telefônicas e visitas para agendar compromissos ou responder a perguntas de atendimento ao cliente, esses métodos estão perdendo popularidade. Os clientes não estão mais dispostos a esperar dias por uma resposta, eles exigem conveniência. O Google Meu Negócio oferece duas ferramentas gratuitas para permitir que sua empresa se posicione na vanguarda dessa importante tendência.
Mensagens.
Um dos aplicativos menos usados em smartphones é, acredite ou não, o aplicativo de telefone real. Em um estudo surpreendente, menos de 50% dos usuários de smartphones relataram usar o telefone para fazer uma chamada nos últimos 7 dias. Enquanto o número de chamadas diminui rapidamente, as mensagens de texto estão em alta. Na verdade, as pessoas estão enviando 7 vezes mais mensagens de texto do que há dez anos.
Então, por que as empresas ainda dependem de tecnologias que os clientes não usam mais? O Google Meu Negócio torna mais fácil do que nunca. Usando o recurso de mensagens do aplicativo Google Meu Negócio, você pode adicionar facilmente um botão “Mensagem” à sua listagem. Isso permite que os clientes se comuniquem com você por mensagem de texto com apenas um clique. Em vez de direcionar os clientes para páginas de contato complicadas ou através dos números de telefone do atendimento ao cliente, eles podem entrar em contato com sua empresa diretamente na listagem.
Serviços de agendamento.
Os clientes também não querem esperar dias ou semanas para agendar compromissos. Eles querem ver os blocos de tempo disponíveis e fazer uma reserva com facilidade, sem adicionar etapas extras à lista de tarefas pendentes. Usando a ferramenta de reservas, você pode vincular seu provedor de agendamento preferido à sua ficha do Google Meu Negócio para aceitar agendamentos sob demanda com facilidade.
Benefícios de gestão.
Conciliar as necessidades de vários locais coloca uma pressão significativa em uma equipe de pequenas empresas. Um dos benefícios da administração do Google Meu Negócio é um grande pacote de ferramentas para gerenciar vários locais. Usando ferramentas robustas de envio em lote, você pode criar listagens para diferentes bairros e fazer atualizações abrangentes de localização cruzada com o clique de um botão.
Perguntas frequentes do Google Meu Negócio.
Como entro em contato com o atendimento ao cliente do Google para obter ajuda com meu perfil comercial?
No canto inferior esquerdo do painel do Google Meu Negócio, há um link “Suporte”. Você pode pesquisar no banco de dados para obter respostas rápidas ou clicar no botão “Precisa de mais ajuda?”. Depois de descrever brevemente seu problema, você pode solicitar uma ligação ou e-mail de acompanhamento de um membro da equipe de atendimento ao cliente. Também existe uma enorme comunidade disponível no fórum do Google Meu Negócio. Você pode fazer perguntas rapidamente a outros proprietários de empresas e explorar seus conhecimentos.
Posso obter uma certificação do Google Meu Negócio?
Além de uma ampla base de conhecimento e treinamento, o Google também oferece certificações especializadas gratuitas para ajudar a reforçar sua experiência. O Google agrupa uma grande quantidade de informações em um bloco de 45 minutos que consiste em 6 módulos e uma avaliação final.
1 – Navegue até o Google Skillshop em https://skillshop.withgoogle.com/intl/pt-BR_ALL/
2 – A partir daí, selecione “Explorar cursos para começar”.
3 – O Google oferece uma infinidade de cursos de treinamento para cada produto em seu pacote. Role até “Google Meu Negócio”.
4 – Selecione o curso “Noções básicas do Google Meu Negócio”.
5 – Clique no primeiro módulo. Se você não estiver logado, verá um prompt para fazer isso. Depois de fazer o login, você pode começar o curso quando quiser.
6 – Depois de concluir cada 1 dos 6 módulos e passar na avaliação final, após você receberá um emblema de certificação especial.
Como faço para configurar um anúncio do Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio oferece vários métodos para criar campanhas publicitárias robustas. Aumente a visibilidade de seu negócio local usando campanhas inteligentes ou aproveitando sua conta pré-existente do Google Ads.
As Campanhas Inteligentes obtêm alguns detalhes importantes da listagem de sua empresa para criar um anúncio que atraia clientes em minutos. Você pode facilmente limitar seu orçamento e pagar apenas quando os leads visitam seu site ou ligam para sua empresa.
Da mesma forma, você pode vincular sua ficha do Google Meu Negócio à sua conta do Google Ads para obter ferramentas de criação de campanha ainda mais poderosas. Para vincular as duas contas, você precisará navegar até o painel “Configurações” em sua conta do Google Meu Negócio. Aqui, você pode revisar seu endereço de e-mail preferido. Certifique-se de estar conectado às duas plataformas usando essa conta ou faça login em sua conta do Google Ads para adicionar um novo usuário.
Na guia “Anúncios e extensões” de sua conta do Google Ads, clique em “Extensão de local”. Uma tela aparecerá onde você pode selecionar a ficha do Google Meu Negócio que esteja vinculada à sua conta.
Quanto custa o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é um serviço gratuito, incluindo o Construtor de Sites.
Qual é o melhor tamanho de imagem para perfis do Google Meu Negócio?
O Google recomenda uma proporção quadrada de 1:1 para fotos postadas em sua listagem. A resolução recomendada é de 720px de largura por 720px de altura no formato JPG ou PNG. As fotos usadas em uma postagem (como uma oferta ou evento) devem ter uma resolução mínima de 400px de largura por 300px de altura.
Como adiciono usuários ao meu perfil comercial?
O Google oferece 3 tipos de usuários para os perfis do Google Meu Negócio: proprietário, gerente e gerente do local. Cada tipo de usuário vem com funcionalidades variadas, portanto, certifique-se de revisar os recursos de cada função antes de atribuí-los.
No menu do lado esquerdo do painel, clique em “Usuários”. A partir daí, você terá a oportunidade de “Convidar novos usuários”. Digite o endereço de e-mail da pessoa que você gostaria de adicionar. Selecione a função do novo usuário e clique em “Convidar”. Os usuários convidados receberão um e-mail em sua caixa de entrada.
Como posso receber atualizações do Google Meu Negócio?
O Google enviará notificações sobre uma variedade de acontecimentos, incluindo novos comentários e fotos adicionadas à sua listagem. No painel inicial, clique em “Configurações” no menu à esquerda. Selecione seu idioma preferido e endereço de e-mail para receber notificações.
O Google tem algum fórum do Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é apoiado por um fórum comunitário vibrante de proprietários de pequenas empresas como você. Poste perguntas e converse com outros usuários para ajudar a solucionar seus problemas. Você pode encontrar o fórum clicando aqui ou na seção “Suporte” do seu painel.
Minha conta foi suspensa, o que posso fazer?
Fique atento ao conteúdo e às políticas do Google Meu Negócio. Se você violar essas diretrizes, o Google suspenderá sua conta. Se você se encontrar nesta situação infeliz, simplesmente peça a reintegração usando o formulário de solicitação de reintegração.
Como mudo meu endereço?
Mudou de endereço? Sem problemas. O Google Meu Negócio facilita a atualização do seu endereço físico. Na guia “Informações” em seu painel, clique no campo de endereço marcado por um pino no mapa. Digite seu novo endereço. O Google tentará identificar sua localização no mapa. Se o posicionamento for impreciso, você pode arrastar o alfinete para corrigir o posicionamento. Clique em “Aplicar”.
Minha empresa está temporariamente fechada, como faço para atualizar o Google Meu Negócio?
No menu à esquerda, selecione “Informações”. Clique em “Fechar este negócio no Google” para expandir as opções do menu. Aqui, você pode selecionar “Marcar como temporariamente fechado”. Lembre-se de que os usuários também podem relatar que sua empresa está fechada e, nesse momento, o Google enviará um alerta.
Posso contratar uma agência para gerenciar o Google Meu Negócio?
O trabalho mais importante que você pode delegar é a análise das recomendações. Mais de 80% dos clientes confiam em uma avaliação online tanto quanto na palavra de um amigo próximo, e as empresas que não conseguem coletar uma lista poderosa de avaliações correm o risco de perder vendas significativas. A SET Marketing Digital pode ajudá-lo a implementar um sistema para automatizar sua estratégia de avaliação online, garantindo que a popularidade no mecanismo de busca seja alta.
Onde posso encontrar o link do Google Meu Negócio?
No painel inicial, clique em “Obter mais comentários”. Clique para copiar este link e compartilhá-lo com seus clientes.
Como transfiro a propriedade do Google Meu Negócio?
Se o titular da conta principal deixar a empresa, você pode transferir a propriedade primária para outro usuário. No painel inicial, selecione “Usuários”. Clique na caixa ao lado do nome do usuário para o qual deseja transferir a propriedade. Apenas o proprietário da listagem tem funções administrativas para transferir a listagem para uma nova pessoa.
Posso obter um endereço de e-mail do Google Meu Negócio?
Por uma mensalidade, você pode configurar endereços de e-mail profissionais com o nome de domínio de sua empresa. Por exemplo, [email protected]. Navegue até o GSuite para se inscrever neste serviço adicional.
Como excluo um perfil do Google Meu Negócio?
Conforme discutido, o Google preenche listagens de empresas não reclamadas por meio de uma variedade de dados disponíveis na Internet. Embora não seja possível excluir totalmente sua listagem da visualização pública, você pode marcar uma empresa como fechada ou remover uma listagem de sua conta. No menu do lado esquerdo do painel, clique em “Informações”. Aqui, você pode clicar em “Fechar ou remover esta listagem”.
Como faço para corrigir uma listam duplicada?
As ferramentas de verificação do Google estão vigilantes para descobrir listagens duplicadas antes de serem publicadas. No entanto, se você encontrar uma listagem duplicada, existem etapas que você pode seguir para removê-la. Se houver uma listagem duplicada em sua conta, clique em “Resumo da conta” no painel inicial. Em seguida, clique em “Locais duplicados”. Clique no local que deseja remover, seguido de “Excluir esta listagem”.
Se você se deparar com uma listam duplicada no Google Maps ou em um Painel de conhecimento, clique em “Sugerir uma edição”. Marque o local como “O lugar está permanentemente fechado ou nunca existiu”. Selecione “Duplicado” como o motivo.
Como faço para vincular o Google Meu Negócio ao Facebook?
O Google identifica automaticamente as contas do Facebook associadas às páginas do Google Meu Negócio. Certifique-se de que os detalhes em ambas as páginas sejam exatamente iguais.
Posso verificar o Google Meu Negócio por telefone?
O Google está no comando quando se trata de decidir como sua empresa pode verificar sua conta. Como o Google envia um cartão postal diretamente para o local da empresa, este é o método padrão de verificação. Para empresas que podem fazer a verificação por telefone, você verá a opção “Verificar por telefone” ao solicitar a verificação. Se esta opção não estiver disponível, você terá que usar o bom e antigo correio tradicional.
Posso ocultar meu endereço de meu perfil do Google Meu Negócio?
Sim. Existem muitos motivos pelos quais uma empresa pode querer ocultar seu endereço, como home office ou empresas baseadas em serviços sem uma localização física. Ao criar seu perfil, você tem a opção de “Ocultar meu endereço (não é uma loja)”. Se você precisar ocultar seu endereço após, clique em “Informações” no painel inicial do seu painel. Clique em “Endereço”. Aqui, você pode indicar que entrega bens e serviços aos clientes em suas localizações. Clique em Salvar.
As avaliações do Google Meu Negócio não estão aparecendo.
Existem muitos motivos pelos quais o Google pode optar por não exibir uma avaliação. Alguns raciocínios comuns incluem violação das políticas do Google, comentários escritos por funcionários, comentários transmitidos de endereços IP idênticos ou comentários que são copiados e colados literalmente de outras plataformas.