A melhor maneira de construir um relacionamento é ajudar alguém com alegria e sem expectativa de nada em troca.
Eu acredito muito no poder das redes sociais para diversificar e evoluir a rede de alguém, desenvolver a força de laços fracos e nutrir relacionamentos ao longo do tempo. Vi o valor comercial das redes sociais em primeira mão como gerente de redes sociais de 4 grandes empresas brasileiras. Minha experiência é apoiada por pesquisas: 75% dos compradores de B2B e 84% dos executivos usam as mídias sociais para tomar decisões de compra, de acordo com a IDC. E o relatório State of Sales de 2018 do LinkedIn descobriu que 89% dos principais vendedores consideram as plataformas de rede sociais críticas para o fechamento de negócios.
Dito isto, pode ser um desafio alcançar pessoas que você não conhece. Eu estou nessa área a mais de 15 anos e sei com que rapidez as conversas on-line podem realizar transações ou negócios. Porém, quanto mais suas interações forem modeladas com conexões pessoais genuínas, melhor. Aqui está o meu conselho para construir uma rede social em São José do Rio Preto mais forte com a ajuda das mídias sociais:
Não fique obcecado por tempo de mercado.
Muitas pessoas se concentram em tentar se conectar com pessoas mais velhas e com mais tempo de mercado. Em vez de procurar apenas executivos, priorize a construção de relacionamentos com seus colegas e com pessoas que estão no início de suas carreiras. Essa rede crescerá com o tempo junto com você e lhe conectará a novas oportunidades.
Também é mais provável que você obtenha uma resposta olhando além de executivos. Nossa pesquisa no LinkedIn mostra que as taxas de resposta diferem significativamente de acordo com o tempo de mercado destinatário. (O LinkedIn aplica o aprendizado de máquina para analisar dados agregados sobre os fatores que influenciam na aceitação de mensagens e nas taxas de resposta.) As pessoas no início de suas carreiras respondem com mais frequência a uma mensagem inicial, enquanto os vice-presidentes e profissionais de alto nível respondem menos às pessoas que não conhecem.
Seja breve, mas pessoal, na sua primeira mensagem.
As pessoas não têm paciência para ler mensagens longas com aparência de Spam, principalmente se for a primeira vez que ouvem notícias suas. Quase sempre ignoro as mensagens iniciais que são mais do que um parágrafo. Portanto, seja breve, quais são as três idéias que você deseja transmitir? Escreva essas três frases. Sua mensagem inteira deve ser fácil de ler na tela do telefone. Nossa análise do InMail constatou que as mensagens com menos de 100 palavras têm melhor desempenho e as taxas de resposta diminuem significativamente à medida que a contagem de palavras aumenta além de 500 palavras.
Obviamente, o conteúdo e o tom da mensagem também são importantes. Os profissionais que obtêm as melhores taxas de resposta tratam suas mensagens como notas manuscritas com um toque pessoal. Elas deixam a sua ideia passar e falar como um amigo. Segundo nossa pesquisa, humanizar uma mensagem aumenta a taxa de aceitação delas em 51%, perdendo apenas para frequentar a mesma escola juntos (53%).
Peça conselhos e aproveite as transições.
Há um ditado na captação de recursos que eu aprendi como fundador de uma startup: “Se você procura conselhos, recebe dinheiro; se você procura dinheiro, recebe conselhos. ”Faça o primeiro. Você não encontraria alguém para tomar um café e começaria a oferecer algo para ele, então não faça isso online.
Muitas vezes, a melhor maneira de pedir conselhos é ser direto. Pode ser tão simples quanto dizer: “Estou elaborando algumas idéias e adoraria saber a sua opinião. Posso te pagar um café?” ou “Estou enfrentando um problema e gostaria muito de saber sua opinião. Você tem 15 minutos para conversar?”
E se você estiver em um período de transição, começando em uma nova empresa, mudando de setor ou mudando para uma nova cidade, reconheça a oportunidade de procurar pessoas, pedir conselhos e absorver sua sabedoria.
Pagar adiantado.
A melhor maneira de construir um relacionamento é ajudar alguém com alegria e sem expectativa de nada em troca. É bom, treina seu próprio senso de generosidade e informa você valoriza a outra pessoa. Também prepara o cenário para você perguntar algo a ele no futuro. Você não precisa se oferecer para ajudar em todas as circunstâncias, mas disponibilize-se como um recurso para as pessoas, principalmente para as pessoas que estão apenas começando suas carreiras. Seja acessível postando meu e-mail e número de telefone on-line e respondendo rapidamente a solicitações de informações legítimas de pessoas que estão no início de suas carreiras, se achar que pode ajudar elas.
Ao criar sua rede online, não negligencie as pessoas que você já conhece. Sua rede está enraizada nos relacionamentos existentes da vida real, portanto, esforce-se para se conectar com mais regularidade aos colegas, clientes, parceiros e mentores que têm experiência trabalhando com você no dia-a-dia e semana a semana.
As redes sociais abrem possibilidades incríveis para fortalecer sua rede de relacionamento em Rio Preto. Certifique-se de adotar a rede on-line como uma extensão de como você interage com outras pessoas no mundo real. Conecte-se pessoalmente com as pessoas, encontrando pontos em comum, depois construa confiança e relacionamentos de longo prazo, em vez de relações superficiais.