O processo de criação de sites em Ribeirão Preto em 7 etapas simples.
O web designer em Ribeirão Preto geralmente pensa no processo de dweb designer com foco em questões técnicas, como wireframes, código e gerenciamento de conteúdo. Mas um ótimo design não é sobre como você integra os botões de mídia social ou até mesmo recursos visuais. Um ótimo design é realmente criar um design de site alinhado com uma estratégia abrangente.
Sites bem projetados oferecem muito mais do que apenas estética. Eles atraem visitantes e ajudam as pessoas a entender o produto, a empresa e a marca por meio de uma variedade de indicadores, incluindo visuais, textos e interações. Isso significa que todos os elementos do seu site precisam trabalhar em direção a uma meta definida.
Mas como você consegue essa síntese harmoniosa de elementos? Através de um processo holístico de web design que leva em conta a forma e a função.
Para mim, esse processo de criação de sites requer 7 etapas:
1 – Identificação de metas: onde trabalho com o cliente para determinar quais metas o novo site precisa cumprir. Ou seja, qual é o seu objetivo.
2 – Definição do escopo: depois de conhecer os objetivos do site, podemos definir o escopo do projeto. Ou seja, quais páginas e recursos o site requer para cumprir a meta e o cronograma para construí-las.
3 – Criação de mapa do site e website wireframe: com o escopo bem definido, podemos começar a elaborar no mapa do site, definindo como o conteúdo e os recursos que definimos no escopo se inter-relacionam.
4 – Criação de conteúdo: agora que temos uma plano do site em mente, podemos começar a criar conteúdo para as páginas individuais, mantendo sempre em mente a otimização para motores de busca SEO para ajudar a manter as páginas focadas em um único objetivo. É vital que você tenha conteúdo real para trabalhar na próxima etapa:
5 – Elementos visuais: com a arquitetura do site e o conteúdo planejado, podemos começar a trabalhar na identidade visual. Dependendo do cliente, isso já pode estar bem definido, mas você também pode definir o estilo visual desde o início. Ferramentas como mosaicos de estilos, mapa de cor e posicionamento de elementos podem ajudar nesse processo.
6 – Teste: agora você já tem todas as suas páginas planejadas e definiu como elas são exibidas ao visitante do site, então é hora de garantir que tudo funcione. Analise a navegação no site em uma variedade de dispositivos com analisadores de site automatizados para identificar tudo, desde problemas de experiência do usuário até links quebrados.
7 – Lançamento: quando tudo estiver funcionando perfeitamente, é hora de planejar e executar o lançamento do site! Isso deve incluir o planejamento de estratégias de comunicação e de tempo de lançamento, ou seja, quando será lançado e como informará ao público? Depois disso, é hora de abrir a champanhe.
1 – Identificação de metas.
Nesta fase inicial, o web designer em Ribeirão Preto precisa identificar o objetivo final do design do site, geralmente em estreita colaboração com o cliente ou outras partes interessadas. As perguntas a serem exploradas e respondidas nesta fase do processo de design e desenvolvimento de sites em Ribeirão Preto incluem:
Esta é a parte mais importante de qualquer processo de desenvolvimento de sites. Se essas perguntas não forem todas claramente respondidas no resumo, todo o projeto poderá seguir na direção errada.
Pode ser útil escrever uma ou mais metas claramente identificadas ou um resumo de um parágrafo dos objetivos esperados. Isso ajudará a colocar o design no caminho certo. Compreenda o público-alvo do site e desenvolva um conhecimento prático da concorrência.
Ferramentas para o estágio de identificação de objetivos do site.
2 – Definição do escopo.
Um dos problemas mais comuns e difíceis que afetam os projetos de web design é a fluência do escopo. O cliente estabelece com um objetivo em mente, mas isso gradualmente se expande, evolui ou muda completamente durante o processo de design, e a próxima coisa que você sabe é que você não está apenas projetando e construindo um site, mas também um aplicativo Web, e-mails e notificações push.
Isso não é necessariamente um problema para os designers, pois muitas vezes pode levar a mais trabalho. Mas se o aumento das expectativas não vier com um aumento no orçamento ou na linha do tempo, o projeto poderá rapidamente se tornar totalmente irrealista.
Ferramentas para definição de escopo.
3 – Criação de mapa do site e website wireframe.
O mapa do site fornece a base para qualquer site bem projetado. Ajuda a dar aos web designer em Ribeirão Preto uma ideia clara da arquitetura de informação do site e explica os relacionamentos entre as várias páginas e os elementos de conteúdo.
Construir um site sem um mapa do site é como construir uma casa sem uma planta. E isso raramente acaba bem.
O próximo passo é encontrar alguma inspiração de design e criar uma maquete do website wireframe. Os wireframes fornecem uma estrutura para armazenar o design visual do site e os elementos de conteúdo, além de ajudar a identificar possíveis desafios e lacunas no mapa do site.
Embora um website wireframe não contenha nenhum elemento final de design, ele funciona como um guia para a aparência final do site. Também pode servir de inspiração para a formatação de vários elementos. Alguns designers usam ferramentas inteligentes como Balsamiq ou Webflow para criar seus wireframes. Pessoalmente, gosto de usar o básico usando o papel e o lápis.
Ferramentas para sitemapping e wireframing.
4 – Criação de conteúdo.
Quando a estrutura do seu site estiver em definida, você poderá começar com o aspecto mais importante do site: o conteúdo escrito.
O conteúdo serve a dois propósitos essenciais:
Objetivo 1 – O conteúdo gera engajamento e ação.
Primeiro, o conteúdo envolve os leitores e os leva a executar as ações necessárias para cumprir as metas de um site. Isso é afetado pelo conteúdo em si (a escrita) e como é apresentado (a tipografia e os elementos estruturais).
Texto monótono, sem vida e longo raramente mantém a atenção dos visitantes por muito tempo. Conteúdo curto, ágil e intrigante os segura e faz com que cliquem em outras páginas. Mesmo que as suas páginas precisem de muito conteúdo, e frequentemente, elas precisam agrupar adequadamente esse conteúdo, dividindo-o em parágrafos curtos e complementados por recursos visuais, pode ajudar a manter uma sensação leve e envolvente.
Objetivo 2 – SEO
O conteúdo também aumenta a visibilidade de um site para os mecanismos de pesquisa. A prática de criar e melhorar o conteúdo para classificar bem na pesquisa é conhecida como otimização para mecanismos de busca ou SEO.
A utilização das palavras-chave e das frases-chave é essencial para o sucesso de qualquer site. Eu sempre uso o Google Keyword Planner. Essa ferramenta mostra o volume de pesquisa de possíveis palavras-chave e frases-alvo, para que você possa descobrir o que os seres humanos reais estão pesquisando na web. Enquanto os mecanismos de pesquisa estão se tornando cada vez mais inteligentes, suas estratégias de conteúdo também devem ser. O Google Trends também é útil para identificar termos que as pessoas realmente usam quando pesquisam.
Meu processo de design se concentra na criação de sites em torno de SEO. As palavras-chave que você deseja classificar precisam ser colocadas na tag title, quanto mais perto do começo, melhor. As palavras-chave também devem aparecer na tag H1, na meta descrição e no conteúdo do body.
O conteúdo bem escrito, informativo e rico em palavras-chave é mais facilmente capturado pelos mecanismos de pesquisa, o que ajuda a facilitar a localização do site.
Normalmente, seu cliente produzirá a maior parte do conteúdo, mas é vital que você forneça orientações sobre quais palavras-chave e frases devem ser incluídas no texto.
Ferramentas de criação de conteúdo.
Ferramentas úteis de SEO.
5 – Elementos visuais.
Finalmente, é hora de criar o estilo visual para o site. Essa parte do processo de design geralmente é modelada pelos elementos de marca existentes, pelas opções de cores e pelos logotipos, conforme estipulado pelo cliente. Mas também é o estágio do processo de web design, onde um bom web designer pode realmente brilhar.
As imagens estão assumindo um papel mais significativo no web design. As imagens de alta qualidade não apenas dão ao site uma aparência profissional, mas também transmitem uma mensagem, são compatíveis com dispositivos móveis e ajudam a criar confiança.
Sabe-se que o conteúdo visual aumenta cliques, engajamento e receita. Mais do que isso, as pessoas querem ver imagens em um site. As imagens não apenas tornam a página menos complicada e fácil de digerir, como também aprimoram a mensagem no texto e podem transmitir mensagens vitais sem que as pessoas precisem ler.
Eu recomendo usar um fotógrafo profissional para criar as imagens. Lembre-se de que imagens bonitas e enormes podem atrasar seriamente o site. Uso o Optimizilla para compactar imagens sem perder a qualidade, economizando o tempo de carregamento da página, garantindo que suas imagens sejam tão responsivas quanto o seu site.
O design visual é uma maneira de se comunicar e atrair os usuários do site. Fazer o que é certo pode determinar o sucesso do site. Planejar tudo errado e você será apenas mais um site da internet.
Ferramentas para elementos visuais.
6 – Teste.
Depois que o site tiver todos os recursos visuais e conteúdo, você estará pronto para o teste.
Teste minuciosamente cada página para garantir que todos os links estejam funcionando e que o site seja carregado corretamente em todos os dispositivos e navegadores. Os erros podem ser o resultado de pequenos bugs de codificação e, embora muitas vezes seja difícil encontrá-los e corrigi-los, é melhor fazê-lo agora do que apresentar um site com problemas ao público.
Eu recomendo o SEO Spider da Screaming Frog para esta fase. Ele permite que você execute muitas das tarefas de auditoria padrão em uma única ferramenta e é gratuito para até 500 URLs.
Dê uma última olhada também nos títulos e descrições da página. Até a ordem das palavras no título pode afetar o desempenho da página em um mecanismo de pesquisa.
Ferramentas de teste de sites.
7 – Lançamento.
Agora é hora da parte favorita de todo mundo no processo de criação de sites em Ribeirão Preto: quando tudo foi testado exaustivamente e você está satisfeito com o site, é hora de lançar.
Não espere que isso corra perfeitamente. Ainda pode haver alguns elementos que precisam ser corrigidos. web design é um processo fluido e contínuo que requer manutenção constante.
Web design, e realmente design em geral, em tudo a ver com encontrar o equilíbrio certo entre forma e função. Você precisa usar as fontes, cores e motivos de design certos. Mas a maneira como as pessoas navegam e experimentam seu site é igualmente importante.
Web designers qualificados devem ser bem experientes nesse conceito e capazes de criar um site que percorra a delicada corda bamba entre os dois.
Uma coisa importante a lembrar sobre a fase de lançamento é que ela não chega nem perto do fim do trabalho. A beleza da web é que nunca termina. Depois que o site entra no ar, você pode executar continuamente testes de usuários em novos conteúdos e recursos, monitorar análises e refinar suas propostas.