As redes sociais estão evoluindo e fornecendo maneiras para as marcas se conectarem com seus públicos-alvo.
O apelo gigantesco das redes sociais como o Facebook está diminuindo lentamente. Muitos usuários de redes sociais em Rio Preto estão cansados de percorrer os feeds apenas para ver o que amigos e familiares estão comendo ou ler debates políticos. Usuários mais jovens de mídia social, principalmente, estão recorrendo a redes sociais de nicho para expressar sua criatividade e se conectar com amigos ou outras pessoas com interesses semelhantes.
Como resultado, vários novos aplicativos sociais estão surgindo para atender a essa necessidade de mais redes sociais baseadas em interesses. Muitas dessas plataformas também permitem que os usuários ocultem suas identidades, dando aos usuários uma sensação de segurança e permitindo que eles compartilhem seus pensamentos ou se expressem sem julgamento.
Os profissionais de marketing digital em Rio Preto que estão cientes de como as redes sociais estão evoluindo e de como esses novos canais sociais estão ganhando popularidade podem descobrir maneiras de conectar-se com seus públicos-alvo com mais eficiência. Aqui estão alguns dos aplicativos sociais emergentes para assistir em 2020.
1 – Avatares virtuais se tornaram influenciadores.
Empresas de todos os tamanhos estão investindo em campanhas de marketing de influenciadores, em um esforço para expandir seu alcance e aumentar o conhecimento da marca. De acordo com uma pesquisa da Federação Mundial de Anunciantes, 65% das marcas multinacionais planejam aumentar seus gastos com marketing de influenciadores em 2019.
A demanda por qualidade e influenciadores credíveis continua a aumentar e nano influenciadores (alguém com cerca de 5.000 seguidores), micro influenciadores (alguém com aproximadamente 50.000 seguidores) e agora influenciadores digitais de Rio Preto, estão saturando o mercado. Com tantas opções, as marcas agora podem ser mais seletivas na escolha de quais influenciadores eles querem trabalhar e de que maneira eles querem trabalhar com eles. À medida que o mundo do marketing influenciador continua se desenvolvendo, algumas redes sociais fascinantes estão surgindo em torno deles.
Um novo avatar popular em 3D, ou “influenciador virtual”, chamado Zepeto, alcançou recentemente o primeiro lugar na loja de aplicativos iOS. O Zepeto permite que os usuários personalizem seus próprios avatares com roupas, penteados e acessórios virtuais. Tornou-se uma sensação da noite para o dia na China, e o aplicativo está ganhando força nos EUA.
Avatares virtuais não são novidade, no entanto, a tecnologia atualizada, como o reconhecimento facial, está ajudando a levar o conceito para o próximo nível. Muitas marcas perceberam rapidamente o potencial de marketing para conteúdo gerado pelo usuário no Zepeto. Uma pesquisa rápida por hashtags relacionadas ao Zepeto no Instagram revela milhares de avatares do Zepeto, muitos deles com suas marcas favoritas. Recursos sociais, como bate-papos privados, jogos e selfies virtuais com outros usuários, também fazem do Zepeto um aplicativo para assistir os usuários de mídias sociais cada vez mais se voltarem para contas secundárias para expressar outras versões de si mesmos.
Outros aplicativos sociais de avatar virtual para assistir incluem:
Coey. Um aplicativo de rede social baseado em avatar que permite aos usuários fazer perguntas, compartilhar conhecimentos, conhecer pessoas e muito mais.
Genies. Um aplicativo social para criar avatares realistas e altamente personalizados para conversar com amigos. Em breve, os usuários poderão usar seus avatares em jogos.
2 – Mensagens privadas.
Em 2018, o número total de usuários ativos mensais dos quatro principais aplicativos de mensagens atingiu 4,1 bilhões. Além disso, os usuários estão gastando mais tempo com aplicativos de mensagens, até 12 minutos por dia, e estima-se que mais de 70% de todo o compartilhamento social agora ocorra em aplicativos de mensagens.
Para os profissionais de marketing que dependem muito das redes sociais para chegar ao público-alvo, os aplicativos de mensagens oferecem inúmeras oportunidades. Um estudo da Twilio revelou que 66% dos consumidores agora preferem alcançar marcas ou serem alcançados por marcas através de aplicativos de mensagens.
Muitas marcas já introduziram bots de bate-papo como uma maneira de fornecer suporte ao cliente. Whatsapp e Facebook Messenger são os líderes indiscutíveis neste espaço; no entanto, novos aplicativos de mensagens como Kik estão apresentando recursos mais promissores para interagir com seus públicos mais intimamente.
Com mais de 300 milhões de usuários e 6.000 bots, o Kik agora é um dos 10 principais aplicativos entre adolescentes e jovens adultos dos EUA. No Kik, os usuários podem acessar bate-papos públicos sobre qualquer tópico ou interesse, ou podem procurar bots. Os bots Kik podem ser educacionais, engraçados, jogos ou baseados em marcas. Grandes marcas como Sephora e H&M estão aproveitando o aplicativo social privado para compartilhar produtos, oferecer serviços de estilo personalizados e ajudar os clientes a criar perfis de estilo.
Outros aplicativos sociais de mensagens privadas para assistir incluem:
Imo. Um aplicativo de mensagens e vídeo privado que atingiu um alto o número de downloads. 1º posição em setembro de 2018.
Slack. Um aplicativo popular para comunicação no local de trabalho, o Slack também está se tornando um local para marcas, principalmente B2B, para ajudar os clientes existentes a compartilhar feedback, resolver problemas ou participar de pesquisas.
3 – Olá, vizinho.
Os aplicativos de redes sociais de bairro atraem a indústria de publicidade local de US$ 130 bilhões. Esses aplicativos oferecem feeds privados para os vizinhos compartilharem histórias, recomendações e conselhos locais.
Indiscutivelmente, o aplicativo social mais popular nesse espaço é o Nextdoor, que atualmente está presente em mais de 175.000 bairros, ou aproximadamente 85% dos usuários do Nextdoor nos EUA enviam mais de quatro milhões de mensagens privadas por dia no aplicativo, e as empresas podem participar do conversação, configurando uma página comercial do Nextdoor.
Na página comercial da Nextdoor, as empresas podem adicionar informações básicas sobre seus serviços, informações de contato, um link para o site e visualizar o número de recomendações recebidas dos vizinhos. As estatísticas de quantos bairros visualizaram a página da empresa e a capacidade de agradecer aos vizinhos por suas recomendações são maneiras simples, mas poderosas, de entender e chegar ao público local. À medida que a Nextdoor aumenta sua popularidade, é provável que surjam mais aplicativos sociais de bairro concorrentes. Os profissionais de marketing devem observar essas redes de perto, pois podem ser ótimos lugares para fornecer conteúdo hiperlocal.
Outros aplicativos sociais hiper-locais de bairro a serem observados incluem:
Hoodi. Um aplicativo de bairro privado que permite que os usuários se conectem com seus vizinhos.
Neighbourly. O aplicativo hiperlocal mais recente do Google, que permite que os usuários coloquem em massa respostas às suas perguntas de pessoas da comunidade.
Qual é o próximo.
Os aplicativos sociais mencionados acima devem estar no radar de todos os profissionais de marketing em 2020. Aplicativos de vídeo como Tik Tok (vídeos curtos para celular) e Houseparty (bate-papos em grupo) também estão chamando a atenção do público mais jovem, e vale a pena observar. Embora essas plataformas sejam construídas principalmente para amizades ou relacionamentos existentes, dificultando o acesso dos profissionais de marketing, a parceria com os influenciadores desses aplicativos pode ser um bom começo. Não há como saber qual será o próximo Facebook ou Instagram, mas os profissionais de marketing devem estar sempre atentos à próxima grande novidade.