O marketing imobiliário nas redes sociais é um processo essencial para os corretores de imóveis alcançarem seu público-alvo.
Neste artigo, discutimos o que é marketing imobiliário nas redes sociais, vantagens do uso de mídia social e 6 práticas recomendadas para corretores de imóveis ao usar mídia social para promover sua marca e produtos.
O que é marketing imobiliário nas redes sociais?
O marketing imobiliário nas mídias sociais é o processo de usar os canais de mídia social pelos corretores de imóveis para promover e anunciar suas marcas e propriedades. É uma estratégia de marketing essencial que ajuda os corretores a se conectarem com seu público-alvo, onde passam uma quantidade adequada de tempo.
O marketing nas redes sociais em São José do Rio Preto se tornou parte integrante das estratégias de marketing para todas as empresas, e o setor imobiliário não é exceção. Um relatório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo sugere que 77% dos corretores usam ativamente as redes sociais para corretores de imóveis de alguma forma.
O uso de canais de mídia social aumentou dramaticamente nos últimos anos para incluir usuários de todas as faixas etárias, gênero, geografia e outras informações demográficas. É por isso que a existência de marcas imobiliárias nas mídias sociais é uma obrigação. Mas o que faz da mídia social uma plataforma ideal para corretores de imóveis é a capacidade de conectar, envolver e promover o seu público-alvo com base em seus interesses, localização e comportamento.
Existem vários canais que os corretores de imóveis podem explorar para comercializar seus serviços para as perspectivas corretas. E, ao fazer isso, é importante seguir algumas práticas recomendadas para se manter à frente da concorrência.
Os corretores de imóveis usam aplicativos de redes sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube, Twitter e Snapchat para interagir e se conectar com seus clientes e possíveis clientes. Essas plataformas permitem publicar conteúdo que inclui histórias, imagens, vídeos e também enviar mensagens, responder a comentários e anunciar para públicos segmentados.
Vantagens de usar mídias sociais para o marketing imobiliário.
Existem evidências suficientes disponíveis para justificar os benefícios do uso do marketing de mídia social para as empresas. Mas vamos dar uma olhada em algumas das vantagens do marketing de mídia social, particularmente no setor imobiliário.
1 – Maior alcance.
O setor imobiliário é um mercado competitivo, e divulgar os imóveis é de primordial importância para prosperar neste setor. Os corretores de imóveis precisam de uma plataforma para alcançar o público-alvo para mostrar seus produtos e serviços. As redes sociais em São José do Rio Preto são a ferramenta certa que garante o alcance máximo para os corretores de imóveis. É também uma plataforma econômica, em comparação com os canais de marketing mais tradicionais.
2 – Oportunidade para construção de marca.
A construção da marca é um importante exercício de marketing para corretores de imóveis que lhes permite construir uma reputação por suas qualidades e serviços. As mídias sociais em São José do Rio Preto são uma plataforma moderna que permite que os corretores construam sua marca exatamente onde está seu público. Isso lhes permite compartilhar mais informações sobre suas marcas diretamente com seus clientes. Isso ajuda os corretores a criar uma estratégia de marca eficaz e impactante.
3 – Rede aprimorada.
Diz-se que o networking é fundamental para o sucesso dos negócios imobiliários. Os corretores de imóveis precisam de uma rede forte, não apenas entre clientes e geração de leads, mas também com colegas do setor. A mídia social oferece oportunidades incríveis de networking para corretores de imóveis se conectarem com clientes potenciais e fidelizar clientes. Recursos de mídia social, como comentários e marcação, ajudam os corretores a alavancar usando as redes de suas próprias conexões para promoções.
4 – Geração de leads.
Embora a rede social seja uma plataforma para o engajamento em massa, também é uma excelente fonte para a geração direta de leads. O relatório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, diz que 47% dos negócios imobiliários analisam que a mídia social resulta em leads de alta qualidade em comparação com outras fontes. Essa é uma das maiores vantagens do marketing de mídia social para corretores de imóveis em São José do Rio Preto.
6 melhores práticas de marketing imobiliário nas redes sociais em 2020.
Embora a mídia social seja uma poderosa ferramenta de marketing para corretores, é importante seguir certas práticas recomendadas para tirar o melhor proveito dessa ferramenta. Experimente estas 6 práticas recomendadas em seu marketing de mídia social para ficar à frente dos concorrentes em 2020.
1 – Use os canais sociais certos.
Existem várias redes de mídia social que podem ser usadas pelas empresas com base em seus produtos, serviços e público-alvo. Você precisa identificar a rede social correta com base nos dados demográficos do seu público. Verifique se os dados demográficos e a personalidade dos possíveis clientes-alvo estão representados nos dados demográficos da rede social. Isso inclui a faixa etária, educação, profissão, local e assim por diante.
Outra prática recomendada é explorar redes sociais não convencionais para imóveis. O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas também possui milhões de usuários com várias informações demográficas. Use plataformas como o LinkedIn para atingir seu público-alvo onde eles passam o tempo.
O Pinterest é outro canal social que pode ser explorado quando se trata do setor imobiliário. Mostre belas fotos das propriedades do seu portfólio para envolver os usuários e compartilhe suas informações de contato para conversas diretas. Compartilhar dicas valiosas de design de interiores pode ser um bônus para conseguir que mais usuários sigam e se envolvam com você.
2 – Consistência é a chave.
Existem milhões de assinantes nos canais de redes sociais que também incluem marcas e empresas. Essas marcas estabeleceram sua presença nessas redes, tornando difícil para os novos integrantes construírem suas comunidades. Uma das principais soluções para esse desafio é publicar consistentemente conteúdo relevante e relacionável em suas páginas sociais.
Seja no Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat, a consistência é uma prática fundamental para conquistar seguidores e criar engajamento. Cada canal tem seu número ideal de postagens por dia. Por exemplo, os especialistas do Facebook sugerem de 1 a 3 postagens por dia para obter curtidas, compartilhamentos, comentários e seguidores suficientes em seu canal. O Instagram exige ainda mais consistência quando se trata de postar conteúdo.
Como mencionamos anteriormente, 77% dos corretores de imóveis já estão tirando o melhor proveito das redes sociais.
Portanto, a publicação consistente de 1 a 3 postagens de conteúdo todos os dias o ajudará a construir uma comunidade social forte e a ficar à frente da concorrência. Para garantir que você seja consistente em postar nas mídias sociais, planeje seu conteúdo com antecedência com um calendário social. Use ferramentas como HootSuite e Buffer para agendar suas postagens.
3 – Vá além de publicar fotos de imóveis.
A publicação de fotos de propriedades é uma regra para o marketing de mídia social imobiliário. Mas os corretores de imóveis precisam ser mais criativos ao publicar conteúdo nas mídias sociais. Por exemplo, compartilhar histórias de sucesso e depoimentos de clientes é uma boa maneira de se envolver emocionalmente com seu público.
Outro bom exemplo de conteúdo criativo para corretores de imóveis em Rio Preto é não apenas compartilhar fotos da propriedade, mas também algum conteúdo em torno do bairro e da localidade ao seu redor.
Algumas outras idéias criativas incluem realizações da empresa, destaques de eventos, tendências da indústria e do mercado, além de idéias de decoração. Use as histórias do Snapchat, stories do Facebook e stories do Instagram para compartilhar vídeos atraentes das propriedades em promoção.
IGTV é o aplicativo de vídeo no Instagram que permite compartilhar vídeos mais longos em comparação com postagens regulares no Instagram. Você pode usar ferramentas como o Story Slicer para criar vídeos atraentes das entrevistas com seus clientes, dar uma olhada nas propriedades, orientações do bairro, coberturas de eventos e muito mais.
O conteúdo de outros influenciadores digitais também pode ser compartilhado com o devido crédito concedido ao proprietário.
4 – Interaja constantemente com seus seguidores.
As redes sociais são uma plataforma ideal para criar uma comunidade em torno da sua marca. E para manter essa comunidade envolvida, você precisa se envolver constantemente com seus seguidores e conexões.
Certifique-se de responder a todos os comentários em suas páginas sociais. Além disso, certifique-se de responder a todas as tags em que sua página é mencionada. O Messenger do Facebook é outro lugar onde seus seguidores gostariam de se conectar, e é por isso que você precisa estar ativo neste canal. Use os recursos da história do Instagram e do Facebook para fazer perguntas aos seus seguidores e entender como servi-los melhor.
Outra maneira de se envolver com seus seguidores fazer uma live. O recurso ao vivo está disponível em redes sociais como Facebook Live, Instagram Live, Twitter Live e YouTube Ao vivo. Leve seu público-alvo em uma turnê ao vivo do seu próximo evento imobiliário para obter o máximo de envolvimento em tempo real.
5 – Orçamento em conformidade.
O fato de a mídia social ser um canal eficaz para promover negócios imobiliários não é segredo. A alavancagem de tecnologias e soluções de marketing por meio dos canais mais adequados às principais audiências tornou-se essencial para que os profissionais do setor imobiliário reduzam o ruído. As redes de mídia social oferecem uma solução dinâmica para alcançar o público certo: publicidade em redes sociais.
Os anúncios de mídia social são formatados algoritmicamente e fornecem informações aos profissionais do setor imobiliário sobre quem, o que e onde sua publicidade deve ser direcionada. Isso garante a eliminação de tempo, esforço e orçamento desperdiçados em demografia mais ampla e sem foco para profissionais do setor imobiliário. Os dados coletados dos módulos de publicidade determinam quais iniciativas de publicidade estão gerando mais interesse, de onde se originam e quais dados demográficos têm os mais altos níveis de engajamento. Isso oferece informações intelectuais orientadas a resultados que podem ser usadas para otimizar futuras campanhas de marketing em esforços de publicidade mais inteligentes e econômicos.
6 – Monitore os resultados.
O monitoramento contínuo de dados e a análise de resultados é uma prioridade para os que estão em constante evolução no setor imobiliário. A análise e gerenciamento de redes sociais em São José do Rio Preto ajuda as marcas a acompanhar o desempenho de seu conteúdo. Medir esse desempenho ajuda os corretores de imóveis em São José do Rio Preto a analisar qual tipo de conteúdo tem melhor desempenho, quais são os melhores horários para publicação e quando você recebe o máximo envolvimento do público e qual canal agrega mais valor.
Usando análises, os profissionais de marketing imobiliário devem procurar respostas para o seguinte: qual é o sentimento que envolve sua marca no social; quais plataformas e iniciativas de publicidade estão fornecendo o ROI máximo; e como ele pode ser usado para melhorar as estratégias sociais pagas e orgânicas, bem como personalizar o conteúdo e as mensagens futuras.
Dica bônus – Automação social.
Outra prática útil é automatizar seus esforços nas redes sociais. Isso inclui agendar suas postagens em massa, criar relatórios personalizados e encontrar conteúdo relevante e menções de marca usando ferramentas de escuta social como o SproutSocial.
Existem muitas outras ferramentas de automação e gestão redes sociais em São José do Rio Preto disponíveis online para automatizar a maioria das tarefas de mídia social. Faça o melhor uso dessas ferramentas para aumentar o ROI de seus esforços sociais.
Resumindo.
Como corretor de imóveis, seu objetivo final é gerar leads de qualidade a partir de suas estratégias de marketing. As mídias sociais são um canal premium para gerar leads e criar uma comunidade de longo prazo, na qual você pode se conectar e interagir com o público-alvo certo. Siga estas práticas recomendadas para otimizar seu marketing imobiliário com as mídias sociais em 2020.