O ano mais estranho de nossas vidas está chegando ao fim e é hora de começar a pensar sobre as tendências para 2021 do marketing digital em Rio Preto.
Os profissionais de marketing digital em Rio Preto estão vivendo em uma época em que as mudanças são constantes e tivemos que nos adaptar a elas de maneira rápida e eficaz. O que pensávamos que ia acontecer não aconteceu, ou metade, e o que não era esperado veio com anos de antecedência: como a grande digitalização da sociedade.
Vamos saber quais são as tendências de marketing digital que estão por vir e quais serão essas notícias revolucionárias. Você quer conhecê-las? Bem, continue lendo!
Tendências de marketing para 2021: estratégia.
1 – Os 5As do marketing.
Você se lembra dos famosos 4Ps do marketing mix? Mudeis esse conceito para refletir que a prioridade dos profissionais de marketing não é mais vender, mas ajudar os usuários a resolver suas preocupações. Em minha opinião, esses serão os 5 grandes conceitos de marketing em 2021:
2 – A narrativa.
As marcas não procuram mais apenas contar histórias, mas envolver os usuários e viver sua própria experiência.
As estratégias de Storydoing partem de saber o que queremos contar, o que queremos provocar e o que queremos alcançar. Um exemplo de estrela seria a Red Bull, que já em 2012 conseguiu colocar todo o planeta em atenção com o salto da estratosfera.
3 – A fragmentação da televisão OTT.
Os aplicativos de serviços OTT estão passando por um fenômeno semelhante ao experimentado pelos canais de televisão anos atrás: eles se multiplicam e competem entre si.
Roku, Amazon Fire TV, Apple TV, Samsung Tizen… temos cada vez mais opções, cada uma com sua própria aplicação e plataforma. E como mais da metade dos telespectadores contrata apenas uma, a competição pelo mercado será cada vez maior.
4 – O crescimento dos eSports.
O setor de esporte eletrônico está crescendo a ponto de superar os esportes tradicionais, e a expectativa é que em 2021 gere até 180,1 bilhões de dólares de lucros.
Ao mesmo tempo, os eSports estão se tornando um canal de publicidade altamente demandado e cada vez mais marcas os incluem em suas estratégias.
5 – O T-commerce.
Após a revolução do streaming, a nova tendência do marketing digital é comprar pela televisão o t-commerce. Existem diferentes formatos, como telas de compra secundárias que o visualizador pode acessar com um clique do controle remoto ou códigos QR para digitalizar com o celular.
Na verdade, os primeiros experimentos com T-commerce datam de vários anos, mas acredito que agora a tecnologia e os hábitos de consumo estão maduros para que essa tendência de marketing se torne realidade.
6 – Eventos virtuais e treinamento em vídeo.
O coronavírus significou uma aceleração da transformação digital que não tínhamos antes de 2020, e uma das consequências tem sido a profusão de eventos digitais. Muitos deles se concentraram no treinamento para capturar e amadurecer leads em potencial.
Passar dos eventos físicos para os digitais não é tão fácil, pois ainda há um longo caminho a percorrer a nível técnico e também faz com que se perca essa categoria de “ocasião especial”. A solução não é tentar copiar seus eventos face a face, mas criar uma experiência diferente.
7 – Jornadas automatizadas do cliente, com base em IA e aprendizado de máquina.
Ferramentas do tipo plataforma de dados do cliente (customer data platform) nos permitem criar e gerenciar jornadas de clientes altamente personalizadas, com e-mails ativados com base no comportamento e hábitos do consumidor. Assim, podemos criar mensagens altamente eficazes que levam em consideração todos os aspectos relevantes para cada cliente.
Além disso, devemos ir além que a personalização se baseia em colocar apenas o nome do destinatário no início do email. Já existem ferramentas que aplicam inteligência artificial e aprendizado de máquina às jornada do cliente e até personalizam o conteúdo do próprio e-mail com base em diferentes tipos de dados: ambientais, comportamentais, de interesse ou outros.
8 – Publicidade programática em wearables, TV e rádio.
A publicidade programática é outra tendência de marketing online que vem ganhando força nos últimos anos e abrindo novos canais:
9 – Inteligência artificial e realidade aumentada no comércio eletrônico.
A inteligência artificial e a realidade aumentada se combinam para dar forma a uma das maiores tendências de marketing 2021. Graças a elas, será possível customizar o processo de compra online, garantir uma boa experiência do usuário e transformar as entregas.
10 – Identificação biométrica.
A identificação biométrica por meio de reconhecimento facial, íris, impressão digital ou outras características físicas, vem melhorando a facilidade e segurança, um componente fundamental para a expansão dos meios de pagamentos eletrônicos.
Na verdade, de acordo com um estudo realizado pela Visa, 90% dos brasileiros preferem usar uma identificação biométrica para fazer seus pagamentos pela Internet.
11 – Processamento de linguagem natural baseado em big data (NLP).
O Processamento de Linguagem Natural (PNL) é a última tendência em marketing e big data. Sua função é ajudar os sistemas de big data a entender melhor as informações obtidas e permitir conversas e interações mais naturais entre o software e os usuários. Um exemplo são os assistentes virtuais inteligentes de voz.
Tendências de marketing para 2021: o que há de novo no Google.
12 – Rastreamento HTTP2.
Desde meados de novembro de 2020, o GoogleBot começou a rastrear por HTTP/2 em alguns sites e vai expandir esse tipo de rastreamento nos próximos meses. No momento, esta mudança não implicará em nenhuma modificação nos resultados, apenas na eficiência do rastreador web.
13 – Queda dos cookies de terceiros.
No início de 2020, o Google anunciou que o Chrome não oferecerá mais suporte a cookies de terceiros nos próximos anos (2022); O Firefox e o Safari já começaram a bloqueá-los em 2019.
Os cookies são usados há décadas como método de rastreamento por anunciantes e plataformas de publicidade. Agora, o objetivo é introduzir novas tecnologias equivalentes para continuar segmentando e direcionando suas campanhas sem ameaçar a privacidade do usuário.
14 – Campanhas de vídeo para plataformas de streaming no Google Ads.
O vídeo sob demanda tem sido uma das grandes tendências do marketing digital de 2021. Para responder a esta realidade, o Google Ads implementou uma nova secção de TV na sua plataforma de publicidade, onde os anunciantes podem gerir campanhas de vídeo para plataformas de streaming.
15 – Campanhas inteligentes do Shopping.
O Google também fez uma revisão de suas campanhas do Shopping; A nova atualização combina campanhas padrão do Shopping com remarketing de display para simplificar o gerenciamento, maximizar o valor da conversão e expandir a cobertura.
16 – Google Analytics 4.
É hora de dizer adeus ao Google Analytics como o conhecíamos e dar as boas-vindas ao Google Analytics 4. A nova versão busca analisar o comportamento dos usuários independentemente das plataformas digitais que utilizam e, entre muitas outras novidades, substitui sessões por eventos como unidade de medida. A grande novidade será a propriedade App + Web, focada em entender melhor o ciclo de vida do cliente.
17 – Shoploop.
Shoploop é uma nova plataforma do Google que combina vídeos no estilo TikTok com comércio eletrônico. Assim, os usuários podem ver demonstrações de produtos em vídeo de até 90 segundos que são reproduzidos em loop e adquiri-los facilmente no próprio aplicativo Shoploop. Por enquanto, concentra-se exclusivamente nos setores de beleza e cosméticos.
18 – Construtor de vídeo do YouTube.
Criar vídeos para campanhas de publicidade digital ainda é um processo caro e caro para muitas marcas. Para facilitar isso, em abril deste ano o Google lançou o YouTube Video Builder, uma ferramenta que torna a criação de vídeos o mais fácil possível, mesmo para usuários sem nenhuma experiência anterior podem criar vídeos com facilidade no Video Builder.
Tendências de marketing para 2021: mídia social.
19 – Limitar o número de anúncios nos anúncios do Facebook.
Menos é mais… Ou pelo menos é o que parecem pensar os responsáveis pelo Facebook, que implementaram uma limitação no número de anúncios ativos que uma página pode ter. O objetivo é melhorar o desempenho do anúncio, tendo mais informações sobre o desempenho de cada anúncio.
20 – Publicidade de autoatendimento no TikTok.
O TikTok foi a grande tendência do marketing digital em 2020 e parece que se repetirá em 2021. Sua última grande novidade foi a incorporação de uma plataforma de publicidade de autoatendimento. É claro que os anúncios no TikTok devem seguir o estilo que tornou essa rede famosa.
21 – Anúncios no Spotify Ad Studio.
Quem disse que os podcasts só podem incluir anúncios de áudio? Spotify Ad Studio, a nova solução de publicidade do Spotify, permite incluir anúncios em vídeo em uma variedade de formatos, tanto horizontais quanto verticais. Mais uma oportunidade de se conectar com os usuários desta rede.
22 – LinkedIn Stories e Twitter Fleets.
As histórias mudaram para sempre a forma como criamos e consumimos conteúdo nas redes sociais. Agora, o LinkedIn se junta a essa tendência de marketing com seu próprio LinkedIn Stories, que funcionam de forma semelhante ao Instagram. Seu objetivo é potencializar o relacionamento social no LinkedIn e dar mais destaque à criatividade.
O Twitter também aderiu a essa tendência com seu Twitter Fleets, conteúdos em imagens, vídeos ou escritos que são voláteis e duram apenas 24 horas.
23 – Compras no WhatsApp.
O aplicativo de mensagens do Facebook foi o último a incorporar uma opção de compra no aplicativo com as lojas no WhatsApp e os pagamentos pelo WhatsApp, integrada com a solução Facebook Shops. Mais uma ferramenta para se tornar um aplicativo essencial para o setor de comércio eletrônico.
Tendências de marketing para 2021: marketing de conteúdo.
24 – Conteúdo interativo.
Questionários, pesquisas, jogos, vídeos, ebooks interativos… A nova tendência do marketing de conteúdo não concebe o público como algo passivo, mas busca fisgá-lo e fazê-lo interagir com ele. Desta forma, podemos captar a sua atenção e fazer com que se lembre de nós.
25 – Páginas de pilar e grupos de tópicos.
A última tendência do marketing digital de 2021 diz respeito à forma como estruturamos e planejamos nossos sites. À medida que a pesquisa se torna mais e mais semântica, começamos a organizar o conteúdo em torno de grandes tópicos e não de palavras-chave específicas.
Com esta nova estrutura, criamos “página pilarr” que reúnem todas as informações essenciais sobre um tópico de interesse e, por sua vez, apontam para “topic clusters” ou coleções de páginas que expandem as informações sobre cada subtópico.
Conclusão.
Agora que você já sabe as 25 tendências para 2021 do marketing digital em São José do Rio Preto, é hora de implementar elas na estratégia de marketing para o seu negócio. Precisa de ajudar para implementar elas? Adicione meu WhatsApp: (17) 99112-1157 e vamos analisar juntos como elas podem auxiliar o seu negócio a ser o campeão de vendas em 2021.