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 15 de junho de 2025

Por que o conteúdo é vital no marketing digital em Rio Preto?

Por que o conteúdo é vital no marketing digital em Rio Preto?

by SET - Agência de Publicidade Rio Preto, Criação de Sites Rio Preto e Marketing Digital Rio Preto / segunda-feira, 09 novembro 2020 / Published in Marketing em Rio Preto, Marketing médico em Rio Preto, Marketing político em Rio Preto, Marketing rural em Rio Preto

O conteúdo é rei e isso é um fato.

Nesta postagem, discutiremos a importância do conteúdo de alta qualidade para o seu site e para as campanhas de marketing digital em São José do Rio Preto.

A importância do conteúdo para as marcas:

  • As marcas usam o conteúdo para melhorar o alcance e o engajamento.
  • Você pode apresentar informações sobre sua marca usando diferentes plataformas de conteúdo.
  • Alguns tipos de conteúdo incluem boletins informativos por e-mail, postagens em blogs, infográficos e vídeos.
  • As postagens no blog fornecem uma excelente oportunidade para otimização de palavras-chave e construção de links.
  • O e-mail continua sendo uma das formas mais populares de se comunicar com o público.
  • O vídeo continua sendo um dos tipos de conteúdo mais comuns hoje.
  • Seu conteúdo deve atender às necessidades de um público específico.
  • Em janeiro de 1996, Bill Gates publicou um ensaio intitulado Content is King no site da Microsoft. O artigo sugeria que o conteúdo se tornaria um fator essencial para o sucesso do marketing digital.

    “O conteúdo é onde eu espero que muito do dinheiro real seja ganho na Internet, assim como aconteceu na TV.”

    Avançamos para o presente e sim, ele estava certo!

    Já se passaram mais de 24 anos desde o artigo “Content is King”, e essas palavras são mais válidas do que nunca. Na verdade, o conteúdo é mais relevante agora do que era em 1996. Mas por quê?

    Por que o conteúdo é rei?

    O conteúdo é rei hoje pelo mesmo motivo de 24 anos atrás; o engajamento. As marcas oferecem vários tipos de conteúdos, como lazer, divertido ou informativo, para chamar a atenção de um público específico. Como boletins informativos por e-mail, postagens de blog, infográficos ou vídeo. O objetivo é engajar seu público-alvo, construir fidelidade e ganhar mais clientes.

    Quase metade da população global tem acesso à internet.

    De acordo com o Statista, a população global é de pouco mais de 4 bilhões. Isso inclui 3,7 bilhões de usuários de internet móvel e mais de 3 bilhões de usuários de redes sociais. Os profissionais de marketing podem alcançar rapidamente essas pessoas usando o conteúdo certo.

    No entanto, isso começa com a busca da plataforma certa para publicar seu conteúdo.

    O que é uma plataforma de conteúdo?

    Harvard Business Review descreve uma plataforma de conteúdo como um método padronizado de apresentação de informações. Quer sejam mecanismos de pesquisa, páginas de mídia social ou sites de revisão, uma plataforma de conteúdo garante que informações específicas estejam prontamente disponíveis para o público-alvo. Por exemplo, você pode publicar seus vídeos em sites de streaming como o YouTube. Da mesma forma, as marcas podem postar conteúdo em sites de redes sociais como no Facebook ou LinkedIn.

    Aqui está uma análise das plataformas com base no tipo de conteúdo.

    1 – Plataformas de compartilhamento de imagens.

    As marcas podem compartilhar infográficos e outros tipos de fotos de marca em várias plataformas de compartilhamento de imagens.

    O conteúdo visual como imagens, diagramas, gráficos, infográficos, gifs e memes podem facilmente atrair a atenção das pessoas. Ao compartilhar imagens e outros conteúdos visuais relacionados às suas marcas e produtos em diferentes plataformas de compartilhamento de imagens, as empresas podem alcançar rapidamente mais público.

    Algumas das plataformas mais populares para compartilhar conteúdo de imagens são Instagram e Pinterest.

    2 – Plataforma de compartilhamento de vídeo.

    Com mais de 163 milhões de usuários ativos por mês, o YouTube continua sendo a plataforma de compartilhamento de vídeo mais popular. Como tal, é a plataforma ideal para marcas que buscam envolver clientes em potencial.

    Além do YouTube, outras plataformas de compartilhamento de vídeo incluem Vimeo, Snapchat e TikTok, entre outras.

    3 – Plataformas de conteúdo Wiki.

    A primeira coisa que vem à mente aqui é a Wikipédia, e isso não é surpreendente.

    A enciclopédia online gratuita é frequentemente referida como a mãe de todas as plataformas de conteúdo. Além disso, a Wikipédia recebe muita atenção dos motores de busca como Google e Bing.

    No entanto, a palavra Wiki se refere a sites ou bancos de dados desenvolvidos de forma colaborativa por uma comunidade de usuários. Como resultado, qualquer usuário terá o privilégio de escrever e editar o conteúdo.

    Você pode usar wikis para compartilhar informações sobre sua empresa ou as pessoas por trás do sucesso de sua organização. Isso pode ajudar a melhorar a visibilidade online de sua empresa ou marca.

    Além da Wikipédia, outros Wikis disponíveis online são Wikitravel, WikiHow, Wikcionário e WikiBooks.

    4 – Sites de hospedagem de podcasts.

    A frase “Content is King” vai além dos materiais visuais. As empresas agora podem criar e compartilhar podcasts para informar e entreter um público específico.

    Começa com o upload de seus arquivos de áudio em plataformas de podcasts como BuzzSprout, Podbean, ou Transistor.fm. Depois disso, você pode promover conteúdo no Google Podcast, Spotify, a Apple Podcast ou SoundCloud.

    5 – Plataformas de mídia social.

    Plataformas de mídia social, como Facebook e Twitter, tratam da falta de atenção do usuário.

    Por exemplo, as marcas que usam o Twitter devem resumir seu conteúdo dentro de um limite de 280 caracteres. Da mesma forma, o Facebook permite que seus usuários percorram o conteúdo local de maneira conveniente.

    Com a mídia social, você pode criar uma comunidade onde se envolver com seus seguidores usando diferentes tipos de conteúdo. Pode ser uma pesquisa rápida sobre um novo produto ou uma postagem anunciando um próximo evento que você está prestes a organizar.

    Quais são os tipos de conteúdo?

    Os profissionais de marketing digital em Rio Preto usam vários tipos de conteúdo para aumentar o alcance e o engajamento. Destes incluem:

  • Postagens no blog.
  • Whitepapers.
  • E-books.
  • Boletim informativo por e-mail.
  • Infográficos.
  • Vídeos.
  • Estudos de caso.
  • Memes.
  • Resenhas de livros.
  • Podcasts.
  • Pesquisas.
  • Dados.
  • No entanto, para esta postagem, vamos nos concentrar em alguns dos tipos de conteúdo mais compartilhados.

    1 – Conteúdo do site.

    Postagens e artigos em blogs podem ser a forma de conteúdo mais dominante na web. De acordo com a HubSpot, as empresas que usam blogs no marketing de conteúdo têm 13 vezes mais probabilidade de aumentar o ROI.

    Isso porque um conteúdo bem escrito pode direcionar muito tráfego orgânico para seu site. Ao mesmo tempo, também fornece uma maneira conveniente de informar clientes em potencial sobre seus produtos, serviços e marca.

    Por exemplo, as marcas usam palavras-chave de cauda longa para comparar as consultas populares na Pesquisa Google. E com a ajuda de ferramentas de otimização avançadas como INK, eles podem responder rapidamente a perguntas que são relevantes para seu público.

    Além disso, as postagens do blog fornecem uma excelente oportunidade para otimização para mecanismos de busca e criação de links. Isso, por sua vez, pode ajudar a melhorar o SEO e o tráfego orgânico do seu site.

    2 – Whitepapers e E-books.

    O objetivo deste tipo de conteúdo é fornecer informações valiosas sobre tópicos específicos do setor. As marcas usam Whitepapers e E-books para informar o público sobre seus produtos.

    Esses tipos de conteúdo geralmente têm entre 3.000 e 5.000 palavras e costumam ser baixados como PDFs. Por esse motivo, leva mais tempo para desenvolver Whitepapers e E-books do que uma postagem de blog comum.

    No entanto, as estatísticas sugerem que eles são eficazes em chamar a atenção e estabelecer experiência em um área. É por isso que 79% dos compradores B2B compartilham Whitepapers com seus colegas.

    3 – Boletim informativo por e-mail.

    As empresas que apresentam novos produtos, serviços ou promoções de maneira consistente precisam de uma maneira rápida de compartilhar essas atualizações com seu público. É aí que entra o boletim informativo por email.

    O e-mail continua sendo uma das formas mais populares de se comunicar com o público. E isso não é surpreendente. De acordo com o Statista, cerca de 90% dos adultos nos Estados Unidos usam e-mail.

    O marketing por email envolve o envio de uma série de emails para seus assinantes e a coleta de dados em troca. Essas informações não apenas irão acelerar o processo de compra, mas também podem melhorar a criação de seu conteúdo.

    Considere a criação de um sistema de e-mail baseado em gatilhos que irá compor um e-mail semi-pessoal com base no comportamento do usuário.

    4 – Infográficos.

    Em uma época de capacidade de atenção cada vez mais curta, os infográficos são uma excelente forma de fornecer informações.

    Isso porque esse tipo de conteúdo é visual, e os visuais são conhecidos por melhorar o aprendizado e a retenção em 400%. Na verdade, os infográficos têm mais impacto no aprendizado do que qualquer outro tipo de conteúdo.

    Portanto, se a sua postagem depende muito de fatos e números, você pode querer transformar o artigo em conteúdo visual. Felizmente, várias ferramentas, como PiktoChart e Canva, podem ajudar com isso.

    5 – Vídeos.

    Os vídeos se tornaram um dos conteúdos mais populares devido à quantidade de pessoas com acesso a smartphones.

    Segundo relatos, mais de 75 milhões de pessoas nos Brasil assistem atualmente a um vídeo online todos os dias. Além disso, a Cisco prevê que o vídeo representará 82% do tráfego da Internet em 2025.

    Essa previsão de concretizará, considerando o número de plataformas de vídeo que estão disponíveis hoje. Além do YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e Snapchat várias outras oferecem opções de upload de vídeo.

    Há também o Vídeo ao Vivo, que permite às marcas interagirem com seu público em tempo real. De acordo com o Facebook, as pessoas se engajam em transmissões ao vivo três vezes mais do que outros conteúdos.

    6 – Estudos de caso.

    As marcas usam estudos de caso para tornar as questões mais relacionáveis. Isso porque eles usam exemplos arquetípicos para ilustrar desafios comuns que seu público pode estar enfrentando.

    Um estudo de caso atraente geralmente começa com um resumo de um problema específico que os consumidores podem estar enfrentando. Depois disso, ele aborda a solução, fornecendo exemplos acionáveis ​​que os leitores podem imitar.

    No final, o estudo de caso fornece um resumo dos resultados que seu cliente alcançou usando seu produto ou serviço. Normalmente, segue-se um apelo à ação forte.

    Como disse anteriormente, esses 6 tipos de conteúdo são alguns dos mais populares na web. No entanto, práticas específicas são necessárias para criar conteúdo de alto nível que envolva e incentive o compartilhamento.

    Como você cria conteúdo?

    A criação de um ótimo conteúdo começa com o conhecimento do seu público-alvo. Depois disso, você deve criar um esboço que atenderá às necessidades específicas do público. Em seguida, escolha um tópico forte que desperte o interesse dos leitores.

    Outras técnicas eficazes de criação de conteúdo incluem:

  • Entendendo seu tópico.
  • Otimizando seu conteúdo usando ferramentas como INK ou KWFinder.
  • Tornar o conteúdo útil e envolvente.
  • Provando informações precisas.
  • Essas técnicas são essenciais, quer você esteja criando uma postagem de blog ou conteúdo de vídeo. No entanto, se você não tiver certeza de como proceder com o conteúdo escrito, considere fazer um curso de redação de conteúdo online.

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