
Os pacientes da área de saúde têm mais opções do que nunca, é por isso que é tão importante ter um plano de marketing digital para a área da saúde em São José do Rio Preto
Com tantas informações disponíveis online, esses pacientes não sentem mais a necessidade de visitar o hospital mais próximo ou um consultório médico mais próximo de sua localidade. É por isso que é tão importante ter um plano de marketing de saúde planejado e orçado para alcançar os pacientes novos e recorrentes em sua área no melhor momento.
Mesmo que você esteja satisfeito com o volume atual de pacientes, o marketing da saúde é essencial, e não pode acontecer sem uma estratégia planejada de marketing médico para manter sua marca de saúde na vanguarda das mentes das pessoas. Pense em todos os motivos pelos quais alguém pode decidir mudar de provedor de saúde: mudanças no tipo de seguro saúde, relocação, insatisfação com o tempo de espera ou apenas uma experiência negativa. Não há garantia de que você manterá seus volumes de pacientes para sempre.
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Planejando suas estratégias de marketing de saúde.
Os médicos dizem aos pacientes o tempo todo que 1 grama de prevenção é melhor do que um 1kg de cura. É melhor ter uma estratégia de marketing médico em Rio Preto em vigor agora do que esperar até descobrir que seu banco de dados de CRM de marketing de paciente está quase vazio.
O marketing de saúde é uma estratégia para médicos, hospitais, redes de saúde, profissionais de saúde, cuidadores, provedores de saúde e executivos de marketing de saúde. Mudanças rápidas nos mercados do setor de saúde exigem agilidade e foco. Você pode ter que contratar ajuda externa e planejar um orçamento maior do que no passado. Mas, no final, vale a pena ter paz de espírito, e ver o volume de pacientes crescer mais rápido! Para ajudá-lo, fornecemos nossos 15 principais itens a serem incluídos em qualquer estratégia de marketing de saúde bem planejada.
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1 – Use uma marca de saúde consistente.
Você pode ter certeza de que sua experiência o diferencia de outros profissionais de saúde, consultórios médicos ou hospitais. Mas vamos ser sinceros, para um paciente, um jaleco branco é igual ao outro.
Você precisa descobrir do que se trata sua marca. O que é único na sua rede de saúde, hospital ou prática médica? É a maneira como você trata os pacientes? Seu consultório familiar? Um ambiente mais saldável? Há pelo menos uma coisa que torna suas equipes médicas únicas e é isso que ajuda os pacientes a se lembrarem do nome de sua instituição de saúde.
Pode levar algum tempo para descobrir o que funciona para sua marca. Mas, eventualmente, sua estratégia de marketing de saúde funcionará perfeitamente porque você aprende a melhor forma de representar sua marca com quaisquer materiais de marketing.
2 – Avalie a experiência online do paciente.
Uma década atrás, simplesmente ter um site era suficiente para impressionar os pacientes em potencial e ajudá-los a encontrar a identidade de sua marca na área de saúde. Mas agora, um site é a nova porta de entrada da área de saúde. É a primeira coisa que os pacientes veem com frequência e, se não for otimizada para a experiência do usuário, também pode ser a última vez que uma pessoa considera seu hospital ou práticas de saúde.
Coloque-se no lugar do paciente. Se alguém acessasse qualquer página do seu site, saberia a localização do seu consultório, ou os vários locais dos seus consultórios médicos e serviços primários em cerca de 5 a 10 segundos? Eles conseguiriam entrar em contato com a pessoa certa rapidamente? As imagens e palavras representam o paciente médio da sua clínica de saúde ou prática?
A experiência do usuário é uma consideração importante no design de um site. Mas, às vezes, os designers estão tão focados em fazer o site ter uma boa aparência que se esquecem de se concentrar na experiência do paciente. Frequentemente, descobrimos que os sites precisam ser totalmente refeitos. No entanto, pode ajudar fazer pequenas alterações, como posicionar o formulário “Fale Conosco” mais acima na página.
3 – Crie um site de saúde responsivo.
Um site responsivo é aquele que se ajusta automaticamente ao tamanho de uma tela, de forma que a experiência é a mesma, seja o site acessado em um computador, tablet, smartphone ou qualquer dispositivo móvel. É norma, o Google irá indexar primeiro para dispositivos móveis todos os sites, incluindo sites de saúde, mas mais do que isso, é algo que os mecanismos de pesquisa procuram ao rastrear qualquer site médico para determinar como e onde você vai classificar.
O Google se preocupa com a experiência do usuário e priorizará os concorrentes que possuem um site otimizado para usuários móveis. Em geral, os sites responsivos funcionam melhor para a experiência de saúde digital móvel. Mas mesmo se você atualmente tem um site responsivo, deve verificar se o conteúdo e as imagens continuam a carregar de forma adequada em dispositivos móveis.
4 – Teste as velocidades do site.
Os profissionais de marketing de saúde que estudam os comportamentos dos usuários (pacientes em potencial) online provaram que os pacientes hoje estão menos dispostos a suportar tempos de carregamento lentos. Leva apenas 5 segundos para perder um paciente em potencial que decide navegar em outro lugar graças ao seu site lento.
Na verdade, é outro problema de experiência do usuário (ou experiência do paciente) que pode fazer com que seu site médico ou de saúde caia nos resultados do mecanismo de pesquisa. Se o tempo de carregamento for lento, converse com seu desenvolvedor da web sobre maneiras de acelerá-lo. E, outra dica de marketing de saúde para lembrar, verifique as velocidades do site de seus concorrentes, dentro da sua área ou dentro de seu nicho de serviços médicos.
5 – Otimize os resultados do mecanismo de pesquisa para pacientes em potencial.
A otimização para mecanismos de busca SEO é uma ferramenta poderosa para colocar seus consultórios médicos ou rede de hospitais no topo dos mecanismos de pesquisa. No entanto, é muito mais complexo do que a maioria dos profissionais de marketing imagina. Você não pode simplesmente usar o termo “cardiologista” 100 vezes em seu site e esperar chegar ao 1º lugar no Google entre os médicos que prestam serviços de cardiologia na sua área.
Uma grande parte do SEO envolve o uso de frases e palavras-chave ideais para que o Google possa entender os sites de sua instituição de saúde e ter certeza de que você classifica os termos de pesquisa relacionados à saúde adequados, relevantes e pertinentes (por exemplo, condições médicas e tratamento profissional de saúde de qualquer tipo). Mas também significa usar esses termos naturalmente em todo o conteúdo, já que o Google se preocupa em primeiro lugar com a legibilidade. E este é apenas o começo das práticas recomendadas de marketing de saúde para SEO, que também incluem:
6 – Utilizar PPC e exibir anúncios para marketing de saúde.
A otimização do mecanismo de pesquisa SEO é a estratégia de marketing orgânica para dar maior visibilidade online a uma prática de saúde, hospitais ou redes de hospitais(ou sistemas hospitalares). No entanto, mesmo que o seu site seja classificado como o número 1 para um termo de pesquisa como “médico em São José do Rio Preto”, ainda existem 3 ou 4 anúncios pagos acima dessa pesquisa número 1 que as pessoas verão primeiro.
Esses são anúncios Pay-Per-Click (PPC), anúncios pagos que são direcionados para aparecerem primeiro para um conjunto de termos de pesquisa. Com a publicidade paga por clique (também conhecida como PPC ou pesquisa paga), você pode gerenciar seu orçamento e decidir quanto deseja gastar para manter seu site visível no topo dos mecanismos de pesquisa. Seu retorno sobre o investimento é claro e definido com anúncios PPC e anúncios gráficos que aparecem na barra lateral ou no topo de outros sites.
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7 – Aproveite as redes sociais (da maneira certa).
Muitos hospitais e clínicas de saúde dependem de mídia social orgânica para grande parte de suas estratégias de marketing digital para médicos em Rio Preto. Mídia social orgânica significa postar fotos, atualizações, eventos e muito mais diretamente no Facebook, Instagram ou YouTube, e é uma estratégia válida para construir sua marca e deixar os pacientes saberem o que há de novo.
No entanto, não deve ser sua única estratégia social. A publicidade paga nas redes sociais é a melhor maneira de alcançar as pessoas certas que podem estar procurando seus serviços, mesmo se você ainda não estiver conectado. Vamos enfrentá-lo: poucas pessoas compartilham postagens de organizações de saúde locais online, a menos que já estejam engajadas com aquele grupo, ou melhor ainda, sejam empregados por ele.
A mídia social paga envolve mais do que apenas pressionar o botão “Impulsionar” que aparece quando você posta em sua página de negócios. Como o PPC ou a publicidade nas redes sociais, envolve a formulação de estratégias e orçamentos para atingir o público que você deseja.
8 – Peça avaliações dos pacientes.
Normalmente, os pacientes só deixam avaliações quando estão motivados para isso ou se tiveram uma experiência acima da média (ou extremamente ruim). Quando você não pede avaliações de seus serviços de saúde, você perde a oportunidade de apresentar feedback positivo de pacientes que ficaram satisfeitos com a visita ao consultório.
Recomendamos análises automatizadas como parte da estratégia de marketing de saúde de hospitais e clínicas médicas. Os pacientes usam um computador ou tablet no consultório para avaliar a qualidade do serviço que receberam em uma escala de 1 a 10. Pontuações altas automatizam um e-mail de acompanhamento pedindo ao paciente para deixar uma avaliação em seu site. Esses comentários positivos aparecem diretamente no seu site e podem neutralizar quaisquer comentários negativos deixados em outro lugar online.
Pontuações ruins permitem que as médicos tenham a chance de pedir ao paciente para reconsiderar e, com sorte, estender a mão e resolver o problema.
9 – Acompanhe o feedback do paciente em seus esforços de marketing.
Você não pode evitar quando os pacientes têm uma opinião ruim sobre sua prática e deixam comentários em sites externos, como o Google Meu Negócio. O que você pode fazer, no entanto, é acompanhar o feedback do paciente e mostrar que está trabalhando no problema. Sites como o Google Meu Negócio permitem que você responda diretamente aos comentários dos pacientes. Com o acompanhamento correto, os pacientes podem ser motivados a atualizar sua revisão para que outras pessoas saibam que o problema foi resolvido em tempo hábil.
O gerenciamento de reputação deve fazer parte de qualquer estratégia de marketing de saúde, mas isso não significa que você deva ficar na defensiva quanto a avaliações negativas. Significa atualizar processos e equipamentos e garantir a melhor experiência possível para o paciente, avançando com base no feedback anterior do paciente.
10 – Analise as opções de mídia tradicional.
Muitos hospitais, grupos de saúde e clínicas têm medo de investir em oportunidades de mídia externa: fontes de publicidade tradicionais como rádio, televisão, outdoors e jornais. Esses são um grande investimento, e você deve ter cuidado onde gasta seu dinheiro para ver os melhores resultados tangíveis.
Ter compradores de mídia de saúde confiáveis para tomar essas decisões por você é a melhor maneira de garantir que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas certas no momento certo. Um outdoor no meio do nada faz pouco para atrair os pacientes, mas um anúncio de televisão veiculado em um canal com dados demográficos que representam o paciente médio pode fazer maravilhas pelo seu ROI.
11 – Inclua médicos parceiros em seus planos de marketing.
Como a sua prática alcança os potenciais médicos parceiros? Se você não está usando uma parceria médica, não está obtendo o que precisa.
As parcerias médicas são algumas de suas melhores estratégias de marketing orgânico para atrair novos pacientes. O seu profissional de markerting deve visitar hospitais, profissionais de saúde licenciados e consultórios médicos todos os dias, agendar almoços com bases de referência em potencial e manter contato com fontes em potencial.
12 – Verifique com seus pacientes atuais.
Embora possa não se comparar à publicidade digital, as referências boca a boca devem sempre fazer parte de sua estratégia geral de marketing de saúde.
Acompanhe os pacientes após uma consulta ou procedimento para ver como eles estão. Pergunte sobre as famílias dos seus pacientes ou envie cartões de aniversário com um toque personalizado. Envie lembretes por e-mail para consultas de acompanhamento (presencial ou via telemedicina) e faça o que puder para manter um relacionamento. Os pacientes sempre apreciarão que você dedicou seu tempo e podem recomendar o seu consultório médico para seus amigos e familiares.
13 – Torne-se uma autoridade em seu campo específico de medicina.
Os pacientes em potencial se lembram de você quando você se estabelece como uma autoridade em sua especialidade médica. Sua estratégia de RP (relações públicas) deve envolver buscar o meio de comunicação apropriado quando você tiver algo para compartilhar, é publicidade gratuita para sua marca de saúde!
Mantenha-se atualizado com o seu nicho específico do setor de saúde por meio de grupos do LinkedIn e outros fóruns online. Submeta matérias de saúde a imprensa e considere a contratação de ajuda externa para aumentar a sua visibilidade.
14 – Monitore sua estratégia de marketing.
Você deve monitorar continuamente como sua estratégia de marketing médico compensa em termos de ROI. A cada ano, seu orçamento de marketing de saúde deve se ajustar em termos do que você deseja focar neste ano, com base em um estudo cuidadoso de suas métricas (análise de desempenho) até agora. Existem muitas maneiras de fazer esse tipo de rastreamento de marketing do paciente:
Use um acompanhamento de chamadas provenientes de anúncios para ver como a publicidade paga está valendo a pena e para monitorar sua recepção.
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15 – Audite a resposta de sua recepção às suas iniciativas de marketing de saúde.
Você pode ter a melhor estratégia de marketing de saúde para qualquer pessoa em sua área, mas se sua equipe de recepção não puder atender as chamadas adequadamente, você perderá dinheiro e oportunidades. Uma auditoria na recepção de seus pacientes de saúde, ou em seus call centers, pode revelar qualquer um dos seguintes problemas:
Acreditamos firmemente que nenhuma estratégia de marketing de saúde estará completa se você não reservar um tempo para treinar a equipe de atendimento de forma adequada! A estratégia vem junto com facilidade porque você aprende a melhor forma de representar sua marca com qualquer material de marketing.
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